Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Serviço Social
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Estudantes inscritos no curso Doutoral em Serviço Social.
Objetivos Gerais / Objectives
Explorar e reflectir acerca do processo de desenvolvimento do Desenho de Pesquisa; Partilhar e debater fundamentos epistemológicos e conceptuais e opções metodológicas incluídas no processo de elaboração das Teses de Doutoramento.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Conhecer experiências relevantes nacionais e internacionais relacionadas com a pesquisa em Serviço Social; Adquirir competências instrumentais relacionadas com a aplicação de métodos e técnicas de investigação em Serviço Social; Contribuir para a produção de conhecimento em Serviço Social.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Organização de sessões para apresentação de pesquisas exemplares e para apresentação e discussão dos projectos de pesquisa dos doutorandos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos sustentam o desenvolvimento de conhecimentos que garantem atingir os objectivos definidos. - Os Objectivos orientam a definição dos conteúdos, iniciando por uma contextualização do objecto de estudo da U.C., evoluindo para uma complexificação ao iniciar um processo reflexivo entre teoria e prática fundada no enfoque científico da área de estudo num âmbito de análise de interdisciplinaridade das ciências sociais. O Programa termina com os modelos que suportam a prática profissional.
Avaliação / Assessment
A avaliação desta UC consiste na elaboração do projeto de tese - 100%. O projeto deverá ter no máximo 15 páginas e a sua entrega ao professor é 30 dias após a última aula. Avaliação do projeto em sessão pública e tem efeitos de transição de ano.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino-aprendizagem é de natureza participativa e organizativa de sessões de pesquisa nos domínios específicos dos interesses de investigação manifestados pelos doutorandos. O seminário integra participantes nacionais e internacionais no domínio do Serviço Social e das Ciências Sociais, promovendo um debate aberto e interdisciplinar na construção do projecto de tese.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia de ensino caracterizada por uma metodologia mista (exposição e debate), promovendo um método reflexivo, expresso nos objectivos da Unidade Curricular aliando o tratamento teórico dos conteúdos programáticos associados a uma dimensão participativa do estudante com vista à compreensão e assimilação dos conteúdos teóricos e a sua pertinência quando aplicados no exercício profissional
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
A bibliografia básica é variável e depende da problemática de estudo da cada doutorando, sendo complementada com referências bibliográficas básicas desta UC.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Turner, Jonathan (2005) A new approach for theoretically integrating micro and macro analysis, in Craig Calhoun, C. Rojek, B. Turner (Ed.) , The Sage Handbook of Sociology, London, Sage Publications, pp. 405-422. Smelser, Neil Comparative Methods in the Social Sciences, Englewood Cliffs NJ, Prentice-Hall Shaw, Ian; Gould Nick (2001) Qualitative Research in Social Work, 2nd edition London, Sage Publications. Rodrigues, Maria Lúcia (1998) Cultivando a pesquisa reflexões sobre a investigação em ciências sociais e humanas, UNESP, S Paulo, 1998 Nunes, A. Sedas, (1977) Questões Preliminares sobre as Ciências Sociais, Lisboa, Edições Presença. Kaufmann, Jean-Claude, (1996), L'entretien compréhensif, Paris, Nathan Costa, António Firmino da (1986), Pesquisa de terreno em sociologia in, J.Madureira Pinto e A. S. Silva (orgs.), Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Edições Afrontamento. Carvalho, Helena (2004), Análise Multivariada de Dados Qualitativos, Lisboa, Sílabo. Burgess, Robert, (2001) A pesquisa de terreno, Oeiras, Celta Editora Bryman Alan (2007) Barriers to integrating quantitative and qualitative research? Journal of Mixed Methods Research, 1, pp.8-22 Bryman, Alan (2006) Integrating quantitative and qualitative research: how is it done Qualitative Research, 6 pp.97-113 http://eprints.ncrm.ac.uk/89/1/MethodsReviewPaperNCRM-005.pdf Brannen, Julia (2005) Mixed Methods research: a discussion paper, Economic & Social Research Council, National Centre for Research Methods. URL: Brannen, Julia (1995) Mixing Methods: Qualitative and Quantitative Research, London, Ashgate. Bourdieu, Pierre, (2001) ?Compreender, in Pierre Bourdieu, Petropolis, Editora Vozes, 2001,pp. 693-713. Blanchet, A. et. al., (1985) L'entretien dans les Sciences Sociales, Paris, Dunod. Berthaux, Daniel, Oral History Approaches to an International Social Movement?, in Oyen, Else,(1990), Comparative Methodology. Theory and practise in international social research,London, Sage Publications, Sage Studies in International Sociology. Baptista, Myriam Veras (1992) A produção do conhecimento social contemporâneo e a sua ênfase no Serviço Social, S Paulo, Brasil Silva, Augusto Santos e J. Madureira Pinto, (1986) (Org), Metodologia das Ciências Sociais,Porto, Edições Afrontamento. A Pluralist Perspective, Cambridge, Cambridge University Press Schmitter, Philippe C. (2008). The design of social & political research?, in Della Porta,Donatella e Michael Keating (eds.) Approaches and Methodologies in the Social Sciences. Quivy, R. e L. Champenhoud, (2003), Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa,Gradiva. Vázquez-Aguado, O., Fernández-Borrero, M. A., Álvarez-Pérez, P., Harris, V. W. (2015). Spanish-Moroccan Families in a Context of Family Diversity in Spain. Challenges for the Construction of Interculturalism. Journal of Spatial and Organizational Dynamics, Vol. 3, pp. 22-35, ISSN: 2183-1912 Harris, V. W., Bedard, K., Moen D., Álvarez-Pérez, P. (2015). The Role of Friendship, Trust, and Love in Happy German Marriages. Marriage & Family Review, ISSN: 0149-4929 Álvarez-Pérez, P., Vázquez-Aguado, O., Fernández-Borrero, M. A. (2015). Unrecognized rights, nonexistent laws. The invisibility of foreign teenage mothers: a challenge for social work in Spain. ARBOR, 191-771, ISSN: 0210-1963 Oyen, Else, (1990), Comparative Methodology. Theory and practise in international social research, London, Sage Publications, Sage Studies in International Sociology. Ghiglione, Rodolphe e Benjamin Matalon (1992) O Inquérito. Teoria e Prática, Oeiras, Celta Editora. Gauthier, Benoît (2003), Investigação Social da problemática à colheita de dados, Loures, Ed.Lusociência. Jorge M. L. Ferreira, y Esther Raya Díez "El objeto de estudio en trabajo social: dimensión científica" in Métodos y técnicas de investigación en trabajo social. Caparrós, Neus Civera y Raya Díez Esther (coord). ed. ciclo grupo 5 S.L.U., 2015,Espanha (Espanhol) Baptista, Myriam V. (2001) A investigação em serviço social Ed. Veras, Lisboa/S. Paulo,Cpihts. Bachelard, Gaston, (1984) O Racionalismo Aplicado?, em A Epistemologia, Lisboa, Edições 70. Babbie, Earl (1989) The practise of Social Research, Belmont, California Wadsworth Publishing Company. Sociais da Sociologia em João Ferreira de Almeida (coord.), Introdução à Sociologia, Lisboa,Universidade Aberta, pp. 13-33; pp. 193-213; pp. 212-222. Almeida, João Ferreira de, Fernando Luís Machado, Luís Capucha e Anália Cardoso Torres(1994), Ciências Sociais e Sociologia, Metodologia da pesquisa empírica?, Contributos Almeida, João Ferreira e Pinto, José Madureira, Condições e Problemas Genéricos da Pesquisa Empírica em A Investigação nas Ciências Sociais, Lisboa, Ed. Presença, 1976 (1ªEdição). pp. 61-114.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16