Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02824
Acrónimo :
02824
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
100.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
8.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
108.0h/sem
Trabalho Autónomo :
42.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2015/2016

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Estar inscrito no programa Doutoral em Serviço Social

Objetivos Gerais / Objectives


- Promover oportunidades de pesquisa em serviço social integrada em centros e Unidades de investigação; - Desenvolver uma cultura de pesquisa em serviço social através de experiências de investigação e investigadores no domínio nuclear da formação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


- Dominar estratégias de desenho de projetos de investigação; - Aplicar métodos e técnicas de investigação científica em Serviço Social; - Elaborar projetos de investigação em Serviço Social baseados na transdisciplinaridade e no trabalho de equipa de investigação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.Integração em equipas de investigação do CIES‐IUL ou de outros centros/unidades de pesquisa em Serviço Social no âmbito da investigação do doutorando; 2. Experienciação do exercício de pesquisa avançada em Serviço Social tutorizada por centros/unidades de pesquisa nacional e ou internacional; 3. Acesso a software de pesquisa e a dados empíricos produzidos pelo centro/unidade de investigação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os Conteúdos programáticos procuram preparar os estudantes para um processo de pesquisa e em serviço social suportada em saberes teóricos e em métodos e técnicas de pesquisa. Em resposta aos objetivos, desenvolvemos uma experiência de investigação integrada em centro/unidade de pesquisa da área de conhecimentos, não só sobre a própria pesquisa mas também sobre o contexto da atividade do investigador, através do enquadramento institucional e científico.

Avaliação / Assessment


Elaboração de um relatório que refira as atividades científicas desenvolvidas, as aprendizagens efetuadas, bem como a sua apreciação sobre as mais-valias para o avanço do seu projeto de tese doutoral.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Exercício de pesquisa de campo com suporte de um centro/unidade de investigação e supervisão científica de um tutor e da equipa de investigadores. Acesso a software e base de dados bem como a instrumentos de recolha e tratamento de dados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino é caracterizada por um trabalho de campo, integrado numa unidade e equipa de investigação, promovendo um método participado de pesquisa, expresso nos objetivos da Unidade Curricular. Alia o conhecimento teórico e cientifico dos conteúdos programáticos a uma dimensão participativa do estudante com vista á compreensão e assimilação dos métodos e técnicas de investigação e a sua pertinência quando aplicados à elaboração do seu projeto de tese.

Observações / Observations


O Estágio de pesquisa avançada em serviço social pode ser realizado no quadro da cooperação com outras entidades, em termos a definir em documento próprio. A duração mínima dos estágios é de um mês e a máxima é de três meses. O estagiário de pesquisa avançada em serviço social terá como supervisor o coordenador do centro ou unidade de pesquisa ou do projeto de investigação em que esteja inserido ou outro investigador ou assistente de investigação por ele indicado. O tempo de pesquisa do estagiário deve ser combinado com o supervisor e deve ter no mínimo quatro horas semanais e não deve exceder as 20 horas semanais. O estágio de pesquisa avançada em serviço social é obrigatoriamente formalizado em documento escrito onde se fixam os termos da sua realização, nomeadamente a duração e orientação científica, os benefícios e plano de trabalho do estagiário, o tempo semanal de pesquisa no centro/unidade em que vai inserir‐se, bem como outras especificações que se considerem pertinentes.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2023-09-22