Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Serviço Social
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
.
Objetivos Gerais / Objectives
- Estabelecer a relação entre Serviço Social e Sociedade Civil; - Desenvolver uma análise reflexiva sobre as questões sociais da sociedade contemporânea e os pressupostos do Serviço Social; - Promover uma leitura critica sobre as metamorfoses da Sociedade contemporânea no quadro dos fundamentos e matrizes teóricas do Serviço Social.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
- Contextualizar e analisar as competências científicas do Serviço Social na ativação da sociedade civil; - Realizar uma análise reflexiva sobre a complexidade do modelo social no quadro da matriz teórica do Serviço Social e seus impactos na sociedade civil; - Identificar e aplicar metodologias de ativação da sociedade civil em Serviço Social; - Inovar práticas do Serviço Social de natureza comunitária e territorializada.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Dimensões concetuais de Serviço Social e Sociedade Civil no quadro da globalização; 2. Estado e sociedade civil no pensamento de Marx; 3. Sociedade civil e Gramsci: desafios teóricos e práticos do Serviço Social; 3. Serviço Social e Sociedade do Risco; 4. O desafio do neoliberalismo para o Serviço Social internacional e impactos na sociedade civil; 5.Participação e controle social; 6. Serviço Social, Estado virtual e 3º setor; 7. Comunidades e vulnerabilidades; 8. Parcerias e rede social; 9. Empowerment e uso dos Direitos Sociais; 10. Ativação: métodos e modelos. Relação entre políticas públicas/sociais e participação ativa dos cidadãos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os Conteúdos programáticos procuram preparar os estudantes para um processo de pesquisa e uma intervenção em serviço social suportada em saberes teóricos e na investigação. Em resposta aos objetivos, desenvolvemos um pensamento reflexivo e crítico, não só sobre a própria pesquisa mas também sobre a realidade social, através dos referenciais teórico-metodológicos e métodos e técnicas de investigação.
Avaliação / Assessment
A avaliação da Unidade Curricular consiste na realização de um paper escrito individual sobre um tema do programa (num máximo de 8 páginas). O trabalho deverá ser suportado num referencial teórico e de pesquisa de campo.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
- Exposição teórica da matéria em momentos relevantes do programa. - Análise e interpretação de documentos pelos alunos. - Pesquisa de informação por parte das/os estudantes.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia de ensino é caracterizada por exposição e debate, promovendo um método reflexivo, expresso nos objetivos da Unidade Curricular aliando o tratamento teórico dos conteúdos programáticos associados a uma dimensão participativa do estudante com vista á compreensão e assimilação dos conteúdos teóricos e a sua pertinência quando aplicados no exercício da investigação.
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Creativity. Abingdon: Routledge. Lawler, J. and A. Bilson (2010) Social Work Management and Leadership: Managing Complexity and Hyslop, I. (2012) ‘Social Work as a Practice of Freedom’, Journal of Social Work 12: 404–22. Cowden, S. and G. Singh (2007) ‘The “User”: Friend, Foe or Fetish? A Critical Exploration of User Involvement in Health and Social Care’, Critical Social Policy 27(1): 5–23. Cohen, B.J. (2011) ‘Design-based Practice: A New Perspective for Social Work’, Social Work 56(4): 337–46. Brown, W. (2003) ‘Neo-liberalism and the End of Liberal Democracy Theory and Event 7,1’, availableonline at: http://muse.jhu.edu/journals/theory and_event/v007/7.1brown.html (accessed 20 February 2012). Bobbio, Norberto. (2002). Ensaios sobre Gramsci e o conceito de sociedade civil. 2. ed. São Paulo: Paz eTerra. Matthies, Ailla-leena and Uggerhoj, Lars (2014) .Partication, marginalization and Welfare Services. Concepts, Politics and practices acrossEuropean Countries.. Ed. Ashgate.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Wilkinson, R. and K. Pickett (2010) The Spirit Level: Why Equality is Better for Everyone. London: Penguin Singh, G., L. Hawkins and G. Whymark (2007) ‘An Integrated Model of Collaborative Knowledge Building’, Interdisciplinary Journal of Knowledge and Learning Objects 3: 85–105. Netto, J. Paulo. (1999). Capitalismo monopolista e serviço social. S. Paulo. Editora: Cortez. Lombard, A. (2008) ‘The Impact of Social Transformation on the Non-government Welfare Sector and the Social Work Profession’, International Journal of Social Welfare 17: 124–31. Mouro, Helena (2009) Modernização do Serviço Social. Da Sociedade Industrial à Sociedade do Risco. Coimbra. Edit.Almedina. Profissional. S. Paulo. Edit. Cortez. Iamamoto, M. V.( 1998) O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação Hojer, D. and T. Forkby (2010) ‘Care for Sale: The Influence of New Public Management in Child Protection in Sweden’, British Journal of Social Work 41: 93–110 Ferguson, I. and M. Lavalette (2006) ‘Globalisation and global justice: Towards a social work of resistance, International Social Work 49(3): 309–318 Connell, R., B. Fawcett and G. Meagher (2009) ‘Neoliberalism, New Public Management and the Human Service Professions: Introduction to the Special Issue’, Journal of Sociology 45(4): 331–8. Buci-glucksmann, Christine.(1979. Gramsci y el Estado (hacia una teoria meterialista de la filosofia). 4. ed. México: Siglo XXI. Beresford, P. and S. Croft (2004) ‘Service Users and Practitioners Reunited: The Key Component for Social Work Reform’, British Journal of Social Work 34(1): 53–68. Bordin, L. (1987).O marxismo e a teologia da libertação. Rio de Janeiro: Dois Pontos, 1987. Bosi, Alfredo. (1975). O trabalho dos intelectuais segundo Gramsci. Debate e Crítica. São Paulo, n. 6. Beck, Ulrich (2008) La Sociedad Del Riesgo Mundial. En busca de la seguridad perdida.Barcelona. Editora: Paidós. Avritzer, L. (Org.). (1994). Sociedade civil e democratização. Belo Horizonte: Del Rey. ______. (1986). As antinomias de Gramsci. São Paulo: Joruês. Anderson, Perry. (1997). Las antinomias de Antonio Gramsci. Cuadernos Políticos, México: Era, n. 13, jul./set.. Aggio, Alberto (Org.). (1998).Gramsci: a vitalidade de um pensamento. São Paulo: Unesp.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-09-05