Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02828
Acrónimo :
02828
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
20.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências Sociais

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


não tem

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC pretende dotar os alunos de uma perspectiva abrangente sobre as finalidades, formas e limites da investigação científica em ciências sociais, em particular aplicadas ao estudo do ambiente e da sustentabilidade. Pretende acompanhar a escolha de um tema, um problema e um método para a elaboração da dissertação, bem como ajudar os alunos a decidir qual a UC de métodos mais especializada a escolher no 1º semestre do 2º ano.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno que complete com sucesso esta UC: - Conhecerá os principais requisitos para a elaboração de uma dissertação de 2º ciclo - Compreenderá a natureza da actividade científica e os vários tipos de investigação existentes nas ciências sociais - Conhecerá os principais métodos de recolha e análise de dados utilizados na investigação quantitativa e na qualitativa e as potencialidades e limites de cada uma destas - Terá capacidade de usar teorias e modelos e de elaborar argumentos fundamentados na análise de fenómenos ligados ao ambiente e à sustentabilidade - Terá capacidade de iniciar a elaboração do seu trabalho de investigação de forma autónoma

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução: o que é uma dissertação de mestrado 2. Tipos de investigação em ciências sociais 3. Metodologias qualitativas e quantitativas. Principais características, procedimentos e tipos de conclusão que permitem. Exemplos de pesquisa. 4. Apresentação das principais etapas da pesquisa científica e dos seus requisitos teóricos, metodológicos e técnicos. Tipos de recolha e análise dados. Exemplos de pesquisa. 5. Requisitos da escrita académica e da redacção da dissertação 6. Elaboração, apresentação e discussão nas aulas dos Pré-projectos de dissertação

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O programa engloba os temas cujo conhecimento e compreensão é um dos objectivos da UC, nomeadamente conhecimentos acerca do processo de elaboração do conhecimento científico em ciências sociais, elaboração teórica e pesquisa empírica (primeiros objectivos da Unidade Curricular). Em cada ponto do programa são fornecidos exemplos concretos de aplicação. Sendo um Mestrado com contribuições de várias ciências sociais, serão convidados colegas para ilustrar os vários tipos de investigação. Ao longo da UC os alunso serão envolvidos no debate sobre tipos de metodologias e de métodos de recolha e análise de dados, com exemplos práticos das suas pesquisas sobre ambiente e sustentabilidade (últimos objectivos da UC).

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica composta por: Trabalho de grupo (30%): Análise de artigo empírico - ficha de leitura e apresentação oral. Trabalho individual (70%): pré-projeto de dissertação (com tema, problema e metodologia) a apresentar nas aulas e por escrito. Nota mínima de 8 valores em cada elemento da avaliação. Esta UC não tem exame dada a sua natureza. Nesta UC não existe 2ª época.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem combina aulas expositivas, com a identificação de problemas de investigação e a análise crítica de artigos científicos exemplificativos. Os estudantes aplicam os conhecimentos adquiridos na apresentação e discussão em aula dos temas e problemas escolhidos para o seus projectos de dissertação; haverá assim uma reflexão conjunta sobre a correspondência entre estes e as diferentes metodologias de recolha e análise de dados abordadas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias adoptadas promovem o envolvimento activo dos alunos na concepção e avaliação de um projecto de pesquisa, desde a definição do problema à escolha do método a aplicar. Ao longo da UC são promovidas as competências de investigação pretendidas: conhecimento e compreensão da natureza da actividade científica; conhecimento e compreensão da forma como se desenvolve a investigação e a concepção de artigos científicos; capacidade de formular hipóteses ou teorias explicativas para fenómenos e comportamentos de variáveis relevantes; capacidade de utilizar dados empíricos para testar a validade de hipóteses ou teorias; capacidade de estudo e de pesquisa pessoal com autonomia. A apresentação e discussão nas últimas aulas dos pré-projectos de tese garante o desenvolvimento da capacidade de elaborar argumentos fundamentados teórica, lógica e factualmente e de os comunicar a outrem.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Silva, A. A. & Pinto, J. M. (Eds.). (2014). Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Afrontamento. [S.112 Met 16ªed.] Quivy, R. e Van Campenhoudt, L. (2008), Manual de investigação em ciências sociais, Lisboa, Gradiva (2ª edição original: 1995). Punch, F. Keith. (2008). Developing effective research proposals. Sage Publications. [PS.112 PUN*Dev] Gilbert, N. (Ed.) (2011). Researching social life. London, UK: SAGE. [S.112 Res] Bryman, A. (2008). Social research methods. Oxford : Oxford University Press. [S.113 BRY*Soc] Bauer, M.W., & Gaskell, G. (Eds.) (2004). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Brasil: Editora Vozes. Bibliografia Básica

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Moreira, J. M. (2004). Questionários: Teoria e Prática. Coimbra: Almedina. Krueger, R., & Casey, M.A. (2000). Focus groups: a practical guide for applied research. Thousand Oaks. Gauthier, Benoit (2003), Investigação social - da problemática à análise de dados, Loures , Ed. Lusociência. Foody, W. (1996). Como perguntar: teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários. Oeiras: Celta. Flick, U. (2014). An introduction to qualitative research. London: Sage. Eco, H. (1977/2015). Como se faz uma tese em ciências sociais e humanas. Editorial Presença.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16