Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02832
Acrónimo :
02832
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
10.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Métodos de Pesquisa Social

Departamento / Department


Departamento de Métodos de Pesquisa Social

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


não

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular visa desenvolver nos alunos a capacidade de compreender a especificidade das abordagens qualitativas e os diferentes contextos de aplicação. Pretende-se ainda que os alunos adquiram competências práticas de aplicação de algumas destas técnicas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1- Compreender e identificar os limites e potencialidades de uma variedade de métodos de pesquisa qualitativa. OA2- Identificar diferentes estratégias de recolha e diferentes métodos de tratamento de dados qualitativos. OA3 - Planear, executar e reportar entrevistas e análise de conteúdo.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1- Características das metodologias qualitativas na investigação científica CP2- Os métodos qualitativos de recolha de dados: entrevistas individuais e de grupo, grupos focais, análise documental CP3- Os métodos qualitativos de análise de dados CP4- Qualidade e reporte dos estudos qualitativos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O conteúdo programático 1 relaciona-se com o OA1 na medida em que aborda as características gerais da metodologia qualitativa, as suas aplicações e limites. Os conteúdos programáticos 2 e 3 dão resposta ao OA2 uma vez que se focam nas especificidades dos diferentes métodos de recolha e de análise de dados, permitindo adquirir conhecimentos acerca da escolha do método de recolha de dados mais adequado, e praticar tanto os métodos de recolha como de análise. Por último, o conteúdo programático 4 relaciona-se também com o OA3, focando-se em questões de reporte de resultados e garantia de qualidade dos estudos.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: - Trabalho de Grupo: 40%. - Teste individual: 60%. Para aprovação os alunos devem ter nota mínima de 8 valores no teste.. Avaliação por exame: - Exame: 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Durante o semestre o aluno deverá desenvolver competências sendo utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Participativas: análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos práticos; 3. Activas: realização de trabalhos individuais e de grupo; 4. Auto-estudo: relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem estarão articuladas com os objectivos de aprendizagem (OA) da seguinte forma: A abordagem expositiva com a apresentação dos diferentes quadros teóricos permite adquirir conhecimento conceptual sobre os limites e potencialidades de uma variedade de métodos de pesquisa qualitativa (OA1) e as diferentes estratégias de recolha e diferentes métodos de tratamento de dados qualitativos (OA2). A abordagem participativa com a análise e discussão de casos práticos alinha-se com todos os OA, na medida em que os exercícios, role-plays e análise de casos têm como objetivo o treino de competências de recolha e análise de dados qualitativos, dentro do quadro epistemológico de referencia. A realização de um trabalho de grupo, enquanto metodologia ativa, foca-se na aplicação dos conhecimentos adquiridos relativamente aos OA2 e OA3. Finalmente, o auto-estudo (trabalho autónomo) implica estudo para a frequência bem como pesquisa para o trabalho de grupo os conteúdos dos três OAs.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Saunders, M., Lewis, P. & Thornill, A. (2019). Research methods for business students. Upper Saddle River: Prentice Hall. Rousseau, D. & Barends, E. (2011). Becoming an evidence -based HR practitioner. Human Resource Management Journal, 21 (3), 221-235. Lincoln,Y.S., & Guba, E.G. (1985). Naturalistic Inquiry. Newbury Park: Sage. Flick, U. (2018). Designing qualitative research. Sage. Flick, U. (2018). An introduction to qualitative research. sage. Flick, U. (2005). Métodos Qualitativos na Investigação Científica. Lisboa: Monitor. Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2021). Projeto de pesquisa-: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Penso Editora. Cassell, C., Cunliffe, A. L., & Grandy, G. (Eds.). (2018). The SAGE handbook of qualitative business and management research methods. Sage. Bauer, M.W., & Gaskell, G. (Eds) (2000). Qualitative researching with text, image and sound. London: Sage. Anderson, V. (2009/2019). Research Methods in Human Resource Management. London: CIPD.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Vala, J. (1986). Análise de conteúdo. In Silva, A. A. & Pinto, J. M. (Eds.). Metodologia das Ciências Sociais (pp. 101-128). Porto: Afrontamento. Leedy, P. D., & Ormrod, J. E. (2020). Practical research: Planning and design. Pearson. One Lake Street, Upper Saddle River, New Jersey 07458. Krippendorff, K. (2011). Computing Krippendorff's Alpha-Reliability. Retrieved from https://repository.upenn.edu/asc_papers/43 Krippendorff, K. (2004/2018). Content analysis: an introduction to its methodology. Thousand Oaks: Sage. Ghiglione, R. & Matalon, B. (1992). O Inquérito. Teoria e Prática. Oeiras: Celta Editora. Denzin, N.K., & Lincoln, Y.S. (2006). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens (2ª ed.). Porto Alegre: Artmed Cassell, C., & Symon, G. (Eds). (2004). Essential Guide to Qualitative Methods in Organizational Research: a Practical Guide. London: Sage

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-20