Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Métodos de Pesquisa Social
Departamento / Department
Departamento de Métodos de Pesquisa Social
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
não
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular visa desenvolver nos alunos a capacidade de compreender a especificidade das abordagens qualitativas e os diferentes contextos de aplicação. Pretende-se ainda que os alunos adquiram competências práticas de aplicação de algumas destas técnicas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1- Compreender e identificar os limites e potencialidades de uma variedade de métodos de pesquisa qualitativa. OA2- Identificar diferentes estratégias de recolha e diferentes métodos de tratamento de dados qualitativos. OA3 - Planear e executar entrevistas e análise de conteúdo.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1- Características das metodologias qualitativas na investigação científica CP2- Os métodos qualitativos de recolha de dados: entrevistas individuais e de grupo, grupos focais, análise documental CP3- Os métodos qualitativos de análise de dados CP4- Qualidade e reporte dos estudos qualitativos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1: CP1 OA2: CP2 e CP3 OA3: CP2, CP3 e CP4
Avaliação / Assessment
Avaliação Periódica: - Trabalho de Grupo: 40%. - Frequência individual: 60%. Para aprovação os alunos devem ter nota mínima de 8 valores na frequência. Avaliação Final: - Exame: 100%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Durante o semestre o aluno deverá desenvolver competências sendo utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Participativas: análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos práticos; 3. Activas: realização de trabalhos individuais e de grupo; 4. Auto-estudo: relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem estarão articuladas com os objectivos de aprendizagem (OA) da seguinte forma: 1. Abordagem expositiva com a apresentação dos diferentes quadros teóricos: OA1 e OA2. 2. Abordagem participativa com a análise e discussão de casos práticos: OA1, OA2 e OA3. 3. Abordagem activa com a realização de um trabalho de grupo: OA2 e OA3. 4. Auto-estudo relacionado com o trabalho autónomo do aluno. Implica estudo para a frequência bem como pesquisa para o trabalho de grupo: OA1, OA2 e OA3.
Observações / Observations
Os alunos podem solicitar apoio da docente para esclarecer dúvidas e estas deverão ocorrer na quinta-feira à hora de almoço ou ao final da tarde, mas exigem a marcação prévia.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Saunders, M., Lewis, P. & Thornill, A. (2019). Research methods for business students. Upper Saddle River: Prentice Hall. Rousseau, D. & Barends, E. (2011). Becoming an evidence -based HR practitioner. Human Resource Management Journal, 21 (3), 221-235. Lincoln,Y.S., & Guba, E.G. (1985). Naturalistic Inquiry. Newbury Park: Sage. Flick, U. (2018). Designing qualitative research. Sage. Flick, U. (2018). An introduction to qualitative research. sage. Flick, U. (2005). Métodos Qualitativos na Investigação Científica. Lisboa: Monitor. Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2021). Projeto de pesquisa-: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Penso Editora. Cassell, C., Cunliffe, A. L., & Grandy, G. (Eds.). (2018). The SAGE handbook of qualitative business and management research methods. Sage. Bauer, M.W., & Gaskell, G. (Eds) (2000). Qualitative researching with text, image and sound. London: Sage. Anderson, V. (2009/2019). Research Methods in Human Resource Management. London: CIPD.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Vala, J. (1986). Análise de conteúdo. In Silva, A. A. & Pinto, J. M. (Eds.). Metodologia das Ciências Sociais (pp. 101-128). Porto: Afrontamento. Leedy, P. D., & Ormrod, J. E. (2020). Practical research: Planning and design. Pearson. One Lake Street, Upper Saddle River, New Jersey 07458. Krippendorff, K. (2011). Computing Krippendorff's Alpha-Reliability. Retrieved from https://repository.upenn.edu/asc_papers/43 Krippendorff, K. (2004/2018). Content analysis: an introduction to its methodology. Thousand Oaks: Sage. Ghiglione, R. & Matalon, B. (1992). O Inquérito. Teoria e Prática. Oeiras: Celta Editora. Denzin, N.K., & Lincoln, Y.S. (2006). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens (2ª ed.). Porto Alegre: Artmed Cassell, C., & Symon, G. (Eds). (2004). Essential Guide to Qualitative Methods in Organizational Research: a Practical Guide. London: Sage
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16