Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Recursos Humanos
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Sem pré-requisitos
Objetivos Gerais / Objectives
Esta Unidade Curricular visa oferecer uma visão integrada dos desafios que a modernidade coloca na formulação de Políticas de Recursos Humanos. Nesse sentido, a Unidade Curricular incide sobre as tendências observadas, as dinâmicas conducentes às tensões e dilemas, e as novas fronteiras e tipologias organizacionais, a diversificação societal, internacionalização e mutações sociodemográficas. Pretende-se assim que a contemporaneidade da Gestão de Recursos Humanos seja compreendida na sua expressão ao nível das políticas e práticas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta UC, cada estudante deverá ser capaz de: OA1 - Explicar a natureza contemporânea da GRH e a sua expressão em políticas e práticas OA2 - Defender com base no conhecimento da GRH a sua importância estratégica na criação de valor OA3 - Integrar os desafios colocados pela modernidade à GRH
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Tendências na GRH CP2. Uma visão integrada de RH CP2.1 Gestão estratégica de RH CP2.2 Gestão de RH estratégicos CP3. Desafios da modernidade CP3.1 GRH e as novas formas organizacionais CP3.2. Gestão da diversidade CP3.3. Equilíbrios trabalho / não trabalho CP3.4. GRH e tecnologia
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos estão vinculados aos objetivos de aprendizagem de tal forma que: 1) o primeiro conteúdo programático facilita a explicação da contemporaneidade da GRH e das suas políticas (OA1), 2) o segundo conteúdo programático faculta os argumentos para defender a importância estratégica da GRH na criação de valor (OA2), e 3) o terceiro conteúdo programático faculta a integração de vários desafios que a modernidade coloca à GRH (OA3).
Avaliação / Assessment
A avaliação ao longo do semestre tem duas componentes: 1) trabalho de grupo com relatório escrito e debate em turma (50%) e 2) estudo de caso escrito individual (50%). A avaliação ao longo do semestre implica uma presença não inferior a 2/3 do número de aulas. A aprovação implica um mínimo de 8 valores em ambos os instrumentos de avaliação e uma média final não inferior a 10. A avaliação final é realizada por meio de um único instrumento: exame escrito individual (100%). A aprovação na UC é concedida com pelo menos 10 valores neste instrumento.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
- Metodologia expositiva (e.g. apresentação de conceitos, modelos teóricos de referência). - Metodologia participativa (e.g. exercícios de grupo ou individuais em aula, discussão de casos). - Metodologia Ativa (e.g. realização de trabalhos de grupo e individuais). - Estudo autónomo (e.g. pesquisa e leitura da bibliografia para os exercícios / participação em aula, escrita relativamente a exercícios individuais, pesquisa para o trabalho de grupo, elaboração do relatório escrito e apresentação oral).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Cada metodologia de ensino está relacionada com os objetivos de aprendizagem: - Metodologia expositiva (e.g. apresentação de conceitos, modelos teóricos de referência): todos os objetivos. - Metodologia participativa (e.g. exercícios de grupo ou individuais em aula, discussão de casos): todos os objetivos. - Metodologia Ativa (e.g. realização de trabalhos de grupo e individuais): todos os objetivos. - Estudo autónomo (e.g. pesquisa e leitura da bibliografia para os exercícios/participação em aula, escrita relativamente a exercícios individuais, pesquisa para o trabalho de grupo e estudo de caso, elaboração do relatório escrito e apresentação oral): todos os objetivos.
Observações / Observations
Nada a observar.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Armstrong, M. & Taylor S. (2020). Armstrong’s Handbook of Human Resource Management Practice (15ª ed.). Kogan Page. Beardwell, J. & Thompson, A. (2017). Human Resource Management: A Contemporary Approach (8ª ed.). Harlow: Pearson. Pereira, V., Hadjielias, E., Christofi, M., & Vrontis, D. (2023). A systematic literature review on the impact of artificial intelligence on workplace outcomes: A multi-process perspective. Human Resource Management Review, 33(1), 100857. Triana, M. D. C., Gu, P., Chapa, O., Richard, O., & Colella, A. (2021). Sixty years of discrimination and diversity research in human resource management: A review with suggestions for future research directions. Human Resource Management, 60(1), 145-204. Zhou, Y., Cheng, Y., Zou, Y., & Liu, G. (2021). e-HRM: A meta-analysis of the antecedents, consequences, and cross-national moderators. Human Resource Management Review, 100862.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
É identificada bibliografia complementar para cada conteúdo programático no plano de aulas disponibilizado no início das aulas. / A specific set of complementary references will be identified in the class plan made available at the beginning of the classes.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-31