Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologia, Produção e Operações
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, desenvolvam competências que lhes permitam, no plano conceptual, compreender os conceitos relacionados com a Gestão do Transporte, planeamento do transporte, e escolha do modo e do operador de transporte, no plano das práticas, sejam capazes de utilizar métodos e técnicas de análise que lhes permitam operacionalizar esses conceitos de forma adequada.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Compreender os conceitos básicos da Gestão do Transporte de Mercadorias inerente aos fluxos domésticos e externos particularmente os associados ao comércio internacional. 2. Identificar as características dos vários modos de transporte e as decisões a tomar pela empresa neste âmbito. 3. Descrever as tipologias de contratação internacional no mercado dos transportes e relacionar com as decisões no âmbito da gestão das operações globais. 4. Compreender a gestão do serviço de transporte numa óptica da rede de valor da empresa.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1) Introdução O serviço de transporte na rede de abastecimento; Negócios internacionais; Fluxos de exportação e importação; A estrutura da indústria 2) O transporte de mercadorias Infra-estruturas; Modos de transporte e o transporte Intermodal ? escolha do modo e do operador; Planeamento e custos; A logística urbana. 3) O Transporte internacional Mercados e contractos internacionais; Incoterms, risco e documentação; O transporte europeu e o transcontinental; As operações globais e o desenho da rede. 4) A gestão do serviço de transporte Serviço e valor na relação fornecedor - cliente; A gestão da qualidade e da produtividade; Inovação e sustentabilidade; Outsourcing e a gestão da rede de valor; Desafios futuros.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta ?demonstração de coerência? decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1: 1) Teorias, princípios e conceitos fundamentais da Gestão de Transportes de Mercadorias. OA2: 2) Princípios na decisão em gestão de transportes. OA3: 3) Teorias, princípios e conceitos fundamentais do transporte nos negócios internacionais. OA4: 4) Conceitos fundamentais do papel do transporte nas operações globais. OA5: 5) A gestão do serviço enquanto motor da rede de valor da empresa.
Avaliação / Assessment
No decurso da UC recorrer-se-á a: 1) Metodologias expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência. 2) Metodologias participativas com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura. 3) Metodologias activas com realização de trabalhos individuais e de grupo. 4) Auto-estudo. | A) Contínua: 1. Participação nas aulas (10%) 2. a)Trabalho grupos -mini-projecto inicial (20%) b) Trabalho grupos - casos de estudo (20%) 3. Frequência individual final sem consulta (50%) Aprovação é obtida com a média ponderada das três componentes com valor igual ou superior a 10 em 20 e um mínimo de 8 valores em cada componente B) Exame final: individual sem consulta (100%). Aprovação com valor igual ou superior a 10 em 20.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. 1) Metodologias expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência --- transversal a todos os OAs 2) Metodologias participativas com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura --- OA2; OA3; OA4; e OA5. 3) Metodologias activas com realização de trabalhos grupo --- transversal aos OA2; OA3; OA4 e OA5. 4) Auto-estudo --- transversal a todos os OAs
Observações / Observations
- O horário de dúvidas é segundas-feiras 12:00 - 13:00 horas no gabinete (D414) por marcação (email). - Em avaliação contínua é exigido 80% de presenças em aula. - Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. - Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário
Bibliografia Principal / Main Bibliography
David, A. Pierre, Stewart, Richard D., 2010. International Logistics: Management of International Trade Operations, Cengage Learning (3rd edition), US.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Rushton, Alan; Croucher, Phil and Peter Baker, 2010. The Handbook of Logistics and Distribution Management, The Chartered Institute of Logistics and Transports (4th edition), UKLogística e Gestão da Cadeia de Abastecimento, 2010, Obra colectivo, Edições Sílabo.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16