Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02837
Acrónimo :
02837
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.a.

Objetivos Gerais / Objectives


Apresentar os principais modelos teóricos da Economia da saúde que permitam reflectir sobre políticas económicas da saúde.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do semestre o aluno deve ter desenvolvido as seguintes competências: Compreender os aspectos cruciais do funcionamento da economia da saúde com base nos conceitos leccionados: OA1 - Distinguir a procura e oferta de cuidados de saúde de outros bens e serviços; OA2 - Mobilizar conhecimentos teóricos na análise das politicas de saúde, do sistema de saúde e das reformas no sector.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1 Introdução 2 Procura e Oferta 3 Análise Custo - Beneficio e Análise Custo-Eficácia 4 Financiamento do sistema saúde 5 O papel do Governo e Bens Públicos 6 História, Demografia, e desenvolvimento da medicina moderna 7 Comparação internacional dos sectores da saúde

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP7 OA2 - CP5, CP6, CP7

Avaliação / Assessment


A avaliação desta UC é realizada do seguinte modo: -avaliação periódica: teste escrito (80%) e participação (20%.).* ou - avaliação por exame: Prova escrita no final do semestre (100%) *A assiduidade não pode ser inferior a 80%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) serão utilizadas: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Activas, com a participação nas aulas. 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem (OA), pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. MEA1 OA1 MEA2 OA1, OA2 MEA3 OA1, OA2 MEA4 OA1 Durante as aulas teóricas os alunos serão expostos aos conhecimentos teóricos, assim contribuindo para os OA1 e OA2. Através da participação nas aulas teórico-práticas cada aluno irá desenvolver as suas capacidades próprias, de modelização e análise de problemas concretos, de forma a cumprir os OA2.

Observações / Observations


De acordo com o despacho 31/2020 da reitora e devidamente informada e acordada com os alunos e coordenador de Ano, a avaliação de conhecimentos durante o virus corona é feita do seguinte modo: Avaliação contínua: teste 90% e participação na aulas por Zoom (10%) Avaliação única: exame presencial 100%

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Getzen, Thomas E., Health Economics and Financing, Wiley , 6th Edition, 2022

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Guinness, L and Wiseman, V, Introduction to Health Economics, Open University Press, 2011. - McPake, B., Kumaranayake, L. and Normand, C., Health Economics, An International Perspective, London: Routledge, 2005

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16