Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
N.a.
Objetivos Gerais / Objectives
Apresentar os principais modelos teóricos da Economia da saúde que permitam reflectir sobre políticas económicas da saúde.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do semestre o aluno deve ter desenvolvido as seguintes competências: Compreender os aspectos cruciais do funcionamento da economia da saúde com base nos conceitos leccionados: OA1 - Distinguir a procura e oferta de cuidados de saúde de outros bens e serviços; OA2 - Mobilizar conhecimentos teóricos na análise das politicas de saúde, do sistema de saúde e das reformas no sector.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1 Introdução 2 Procura e Oferta 3 Análise Custo - Beneficio e Análise Custo-Eficácia 4 Financiamento do sistema saúde 5 O papel do Governo e Bens Públicos 6 História, Demografia, e desenvolvimento da medicina moderna 7 Comparação internacional dos sectores da saúde
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP7 OA2 - CP5, CP6, CP7
Avaliação / Assessment
O aluno pode optar por uma das seguintes formas de avaliação: Avaliação ao longo do semestre: -Teste escrito (80%) e participação (20%.).* -A aprovação obtida com nota final >= 10. -A nota final superior a 17 valores terá de ter defesa oral. *A assiduidade não pode ser inferior a 80% Exame final: -Prova escrita no final do semestre (100%); Nota Final = [0 , 20], sendo a aprovação obtida com nota final >= 10
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) serão utilizadas: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Activas, com a participação nas aulas. 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem (OA), pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. MEA1 OA1 MEA2 OA1, OA2 MEA3 OA1, OA2 MEA4 OA1 Durante as aulas teóricas os alunos serão expostos aos conhecimentos teóricos, assim contribuindo para os OA1 e OA2. Através da participação nas aulas teórico-práticas cada aluno irá desenvolver as suas capacidades próprias, de modelização e análise de problemas concretos, de forma a cumprir os OA2.
Observações / Observations
Espera-se que os estudantes participem ativamente durante o semestre. Isto implica estudar as matérias, participar nas aulas e submeter-se ao regime de avaliação da disciplina. A página da plataforma moodle é usada como repositório de todo o material referente à UC. A página é frequentemente atualizada, bem como o espaço para notícias que permite que os alunos conheçam a informação relevante respeitante à UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Getzen, Thomas E., Health Economics and Financing, Wiley , 6th Edition, 2022
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Guinness, L and Wiseman, V, Introduction to Health Economics, Open University Press, 2011. - McPake, B., Kumaranayake, L. and Normand, C., Health Economics, An International Perspective, London: Routledge, 2005
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-12