Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02843
Acrónimo :
02843
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
21.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
22.0h/sem
Trabalho Autónomo :
128.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos de Pesquisa Social

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Dotar os estudantes de literacia gráfica e estatística; escolher as formas gráficas mais indicadas a objetivos e meios de comunicação, articulando um discurso visual que permita responder a questões concretas. Desenvolver as competências gráficas e estatísticas com recurso ao software IBM SPSS Statistics.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Obter e organizar informação que melhor se adequa aos objetivos da comunicação visual. OA2. Distinguir diferentes tipos de indicadores estatísticos e compreender quando e como devem ser utilizados. OA3. Aplicar as variáveis visuais segundo as suas propriedades, em função da natureza da informação quantitativa ou qualitativa. OA4. Utilizar os modelos gráficos mais adequados e maximizar o seu poder de comunicação. OA5. Analisar criticamente expressões gráficas de conteúdos informativos numa variedade de contextos disciplinares. OA6. Construir uma história gráfica (ou em alternativa, um poster científico, um abstract ou lead gráfico, uma banda desenhada informativa, uma explicação visual ou uma infografia), desde a fase da recolha, tratamento e seleção da informação pertinente até à fase da representação, comunicação e construção da narrativa visual.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Conteúdos programáticos (CP) articulados com os objetivos de aprendizagem. I.Literacia gráfica e estatística: aprender uma nova linguagem CP1. Indicadores estatísticos CP2. Semiótica de comunicação e perceção CP3. Pictografia II.Representações gráficas: transformar o trivial em invulgar CP4. Gráficos comunicacionais CP5. Gráficos mistos ou de duplo-uso CP6. Gráficos exploratórios CP7. Criação de uma história gráfica

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para esta UC são concretizados em conteúdos programáticos (CP) conforme as ligações seguintes: OA1: CP2 OA2: CP1 OA3: CP3, 4, 5, 6 OA4: CP4, 5, 6 OA5: CP1, 3, 4, 5, 6 OA6: CP7

Avaliação / Assessment


Avaliação durante o semestre: Exercício individual: Elaboração de um relatório com representações visuais adequadas aos dados e objetivos de trabalho - 100% Nota mínima final igual ou superior a 10. Avaliação por exame: Exame individual (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A concretização dos objetivos da unidade curricular faz-se por meio de aulas teórico-práticas e trabalho pessoal dos estudantes. Este trabalho pessoal consiste num conjunto de atividades, incluindo, para cada estudante: a) frequência das aulas e participação efetiva nelas; b) realização de exercícios práticos, utilizando software específico.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino-aprendizagem (ME) inclui três componentes: ME1: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. ME2: Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento de exercícios com recurso a meios digitais. ME3: Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no planeamento das aulas. As metodologias de ensino estão em articulação com os objetivos de aprendizagem (OA) da UC da seguinte forma: ME1- OA1, 2, 3, 4 ME2- OA2, 3, 4, 5, ME3- OA1, 2, 3, 4, 5, 6

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Alexandrino da Silva, A. (2006). Gráficos e mapas - representação de informação estatística. Lisboa: Lidel edições técnicas. Beniger, J., & Robyn, D.L. (1978). Quantitative graphics in statistics: A brief history, The American Statistician, 32 (1), 1-11. Cairo, A. (2013). The Functional Art: An introduction to information graphics and visualization. New Riders. Cairo, A. (2019). How Charts Lie. Getting smarter about visual information. New York: W.W. Norton & Company, Inc. Cleveland, W.S., & McGill, R. (1984a). Graphical perception: Theory, Experimentation, and application to the development of graphical methods, Journal of the American Statistical Association, 82, 419-423. Laureano, R. e Botelho, M. C. (2017) SPSS - O Meu Manual de Consulta Rápida, 3ª ed.,Lisboa, Edições Sílabo. Tufte, E. (1983). The Visual Display of Quantitative Information. Edition, Cheshire, CT: Graphics Press. USA. Ware, C. (2012), Information Visualization, Perception for design, Morgan Kaufmann.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Alexandrino da Silva, A. (2009). Gráficos: às vezes é difícil fazer pior. In Maria de Fátima Salgueiro, Diana A. Mendes, Luís F. Martins (Eds.) Temas em Métodos quantitativos - Vol. 6 (ISCTE, Edições Sílabo). Alexandrino da Silva, A. (2006). Pictogramas estatísticos antes de 1935 (data de criação do INE) com Olga Mendes, Poster, Jornadas de classificação e análise de dados (JOCLAD-06 Lisboa - Universidade Lusíada). Disponível em http://graficosemapas.wordpress.com/o-autor/visualizacao-de-dados/postersartigos/ Cleveland, W.S. (1987b). Research in statistical graphics, Journal of the American Statistical Association, 82, 419-423. Dias, M.H. (1991). Leitura e comparação de mapas temáticos em geografia. Lisboa: Centro de Estudos Geográficos - Universidade de Lisboa. Few, S. (2012). Show Me the Numbers: Designing Tables and Graphs to Enlighten, Analytics Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-25