Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02846
Acrónimo :
02846
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
20.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Sem pré-requisitos

Objetivos Gerais / Objectives


- Introdução aos domínios e campos do Serviço Social; - Conceção dos diferentes contextos e espaços de intervenção do Serviço Social; - Promoção do contato inicial com a realidade social e exercício profissional do assistente social.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


- Identificar os campos e domínios específicos de intervenção dos Assistentes Sociais: públicos, privados, de solidariedade social e liberal. - Aprofundar os contextos do exercício profissional e explorar novos campos de intervenção do Serviço Social na sociedade contemporânea. - Compreender a técnica de observação aplicada ao Serviço Social e analisar o contexto organizacional e territorial do assistente social. - Planificar o estudo e estratégias de análise, intervenção e avaliação nos domínios e campos profissionais do Serviço Social.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I - Configuração dos Domínios e Campos do Serviço Social: 1.Introdução;2.Definição do objeto e objetivo do Serviço Social;3.Jurisdição profissional da Intervenção do Assistente Social;4.Definição dos níveis e unidades de intervenção;5-Enquadramento da ação face à equipa, à instituição e população abrangida II ? Campos de Intervenção em Serviço Social: 1.- Intervenção individual - eco-bio-psicoterapeuta - Intervenção coletiva ? Grupos e famílias - Intervenção comunitária ? Desenvolvimento Social e Humano e Desenvolvimento sustentavel das comunidades 2. Crianças/jovens, NEE, Séniores, Género, Dependências, Processos de exclusão, Interculturaldade III Compreensão e leitura do Serviço Social na Instituição: 1.Caracterização e análise institucional;2.Definição do objeto e objetivos de observação e análise;4.Sujeitos de atenção e intervenção do Serviço Social;4.Relatório Final.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A definição dos conteúdos teve por base os objetivos da Unidade Curricular, iniciando-se pela caracterização organizacional/institucional; Contextualização/estudo dos componentes que caracterizam a unidade de intervenção de estágio/observação; terminando com a identificação dos sujeitos de atenção/intervenção do Serviço Social.

Avaliação / Assessment


- Assiduidade e participação nas dinâmicas em sala de aula - 10% - Apresentação Oral Leis Orgânicas (grupo): 10%; - Apresentação oral do processo com o tutor (estudantes 3º ano) - 20%. - Relatório Individual de Análise e caracterização institucional estabelecendo a relação Dominios e campos de serviço social : 60% - Exame 1ª época - 100% - Exame 2ª época (só com autorização do Coordenador da UC) - Se o docente entender necessário o discente pode ter que fazer defesa oral do seu trabalho.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


- Exposição dos conteúdos do programa. - Leitura, exposição e comentário de artigos ou casos práticos seleccionados pelo professor e pelos alunos. - Análise e debate reflexivo sobre temas de Serviço Social estabelecendo a relação Domínios e Campos. - Supervisão pedagógica (grupo e individual); - Técnicas ativas (métodos ativos de comunicação, brainstorming, role-playing e outras). - Trabalho conjunto com tutores estudantes de 3º ano.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino baseada no modelo de supervisão pedagógica integra fundamentalmente sessões grupais e individuais, promovendo espaços de aprendizagem ativa através da qual o aluno desenvolve competências nos domínios de conhecimento teórico-metodológico, da técnica da Observação e do instrumento de caracterização, orientados pelos objetivos de aprendizagem definidos para Unidade Curricular.

Observações / Observations


Esta Unidade Curricular estrutura-se da seguinte forma: - 6 semanas laboratoriais na universidade (formação); - 2 Semanas de prática/observação em unidades de Serviço Social com estudantes tutores - Últimas 4 semanas laboratoriais de reflexão e aprendizagem estabelecendo a relação Teoria e Prática.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bouffant, le Chantal et Guélamine, Faíza, (2005). Guide de l?assistante sociale. Institutions, Pratiques professionnelles, Status et formation. Ed. DUNOD. 2ª Edição, Paris. Caparrós, Maria José Escartín (1998). Manual de Trabajo Social (modelos de práctica profesional). Colecção Amalgama. Espanha. Ed. Agua Clara. Faleiros, Vicente (1997). Estratégias em Serviço Social. São Paulo. Editora Cortez. Ferreira, Jorge M. L. (1996) «Violência na Criança» - Revista da Sociedade Médico - Legal de Portugal. Ferreira, Jorge M. L. (1999) «Intervenção Social e Judicial no Problema - Criança Maltratada» - Revista Intervenção Social n.º 17/18 do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa. Ferreira, Jorge M. L. (2001) «Serviço Social e Toxicodependência» Revista Toxicodependências vol.7, nº2. Ed. Ministério da Saúde - Serviço Prevenção e Tratamento da Toxicodependência.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Ferreira, Jorge M. L. (2005) «Questionar as Práticas Sociais junto da Criança / Jovem da Reflexão a uma Proposta de Intervenção do Serviço Social». Lisboa. Revista Intervenção Social nº30 publicada pela CESDET. Ferreira, Jorge M. L. (2010) «Sistema de protecção à infância em Portugal Uma área de intervenção e estudo do Serviço Social» Revista Katálysis. Serviço Social e Pobreza. Volume 13, nº 2 Julho /Dezembro 2010. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis Brasil. Editora UFSC. Ferreira, Jorge M. L. (2000) «O Percurso de Reinserção Social - construção/desconstrução da cidadania» Mercado Social de Emprego, Encontro Nacional de Interlucutores 2000. Lisboa. Ed. Departamento de perspectiva e planeamento, IEFP Hepworth, Dean H. e als.(2006). Direct Social Work Practice, Theory and Skills. Eighth Edition.USA. Ed. BROOKS/COLE. Howe, David. (1996). An introduction to Social Work theory. University Press. Cambridge. ISBN: 1857421388. Saleebey, Dennis. (2006). Strengths Perspectives in Social Work Practice, u/e. Boston (www. Ablongman.com). Ed. Pearson. Weisshaupt, Jean Robert (Org.) (1988). As funções sócio institucionais do Serviço Social. S. Paulo. Ed. Cortez Links IPSS: https://files.dre.pt/1s/1983/02/04600/06430656.pdf (atenção às modificações posteriores) SCML: https://backoffice.scml.pt/wp-content/uploads/2021/01/Decreto-Lei-n.o-2352008.pdf Fundações: https://files.dre.pt/1s/2021/08/16500/0000200030.pdf Associações mutualistas: https://www.mutualismo.pt/anexos/comunicacao/NovoCodigoAssociacoesMutualistas.pdf ONG-A : https://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=755&tabela=leis&so_miolo= ONG-D: https://files.dre.pt/1s/1998/10/237a00/53085310.pdf ONGPD: https://files.dre.pt/1s/2013/07/14500/0448904493.pdf

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16