Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Serviço Social
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Sem pré-requisitos
Objetivos Gerais / Objectives
- Compreender abordagens aos domínios e campos do Serviço Social; - Conceptualizar diferentes contextos e espaços de intervenção do Serviço Social; - Promover do contacto inicial com a realidade social e exercício profissional do assistente social.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
- Identificar os campos e domínios específicos de intervenção dos Assistentes Sociais no setor público, privado, e de solidariedade social. - Aprofundar os contextos do exercício profissional e explorar novos campos de intervenção do Serviço Social na sociedade contemporânea. - Compreender a técnica de observação aplicada ao Serviço Social e analisar o contexto organizacional e territorial do assistente social. - Planificar o estudo e estratégias de análise, intervenção e avaliação nos domínios e campos profissionais do Serviço Social.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
I - Configuração dos Domínios e Campos do Serviço Social: 1. Introdução; 2. Definição do objeto e objetivo do Serviço Social; 3. Jurisdição profissional da Intervenção do Assistente Social; 4. Definição dos níveis e unidades de intervenção; 5. Enquadramento da ação face à equipa, à instituição e população abrangida. II - Campos de Intervenção em Serviço Social: 1. Intervenção individual - eco-bio-psicossocial; Intervenção coletiva - Grupos e famílias; Intervenção comunitária - Desenvolvimento Social e Humano e Desenvolvimento sustentável das comunidades. 2. Organização vs. Instituição: conceitos e enquadramento. III - Compreensão e leitura do Serviço Social na Instituição: 1. Caracterização e análise institucional; 2. Definição do objeto e objetivos de observação e análise; 3. Tipologias de observação da intervenção do Serviço Social (participante, não participante, diretiva e não diretiva); 4. Relatório de observação;
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A definição dos conteúdos programáticos tem por base os objetivos e de aprendizagem da Unidade Curricular. Inicia-se o programa com a abordagem e configuração dos Domínios e Campos do Serviço Social, bem como os contextos do exercício profissional, incluindo novos campos de intervenção do Serviço Social na sociedade contemporânea. A contextualização/estudo dos elementos que caracterizam a atuação territorial e institucional dos assistentes sociais, são acompanhadas pela aplicação da técnica de observação, terminando com a identificação dos sujeitos de atenção/intervenção do Serviço Social e a produção de um relatório de observação.
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: - Assiduidade e participação nas dinâmicas em sala de aula - 10% - Apresentação Oral Leis Orgânicas (grupo) - 10%; - Recolha de informação com o tutor e preparação de apresentação oral - 30%. - Relatório Individual de Análise e caracterização institucional estabelecendo a relação domínios e campos de serviço social - 50% Avaliação por Exame: Exame - 100%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
- Exposição dos conteúdos do programa. - Leitura, exposição e comentário de artigos ou casos práticos selecionados pelo professor e pelos alunos. - Análise e debate reflexivo sobre temas de Serviço Social estabelecendo a relação Domínios e Campos. - Mentoria pedagógica (grupo e individual); - Técnicas ativas (métodos ativos de comunicação, brainstorming, role-playing e outras). - Trabalho conjunto com tutores estudantes de 3º ano.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia de ensino baseada no modelo de supervisão pedagógica integra fundamentalmente sessões grupais e individuais, promovendo espaços de aprendizagem ativa através da qual o estudante desenvolve competências nos domínios: de conhecimento teórico-metodológico; da técnica da observação; e do instrumento de caracterização institucional, orientados pelos objetivos de aprendizagem definidos para Unidade Curricular.
Observações / Observations
Esta Unidade Curricular estrutura-se da seguinte forma: - 6 semanas laboratoriais na universidade (formação); - 2 Semanas de prática/observação em unidades de Serviço Social com estudantes tutores ou oficinas de aplicação prática. - Últimas 4 semanas laboratoriais de reflexão e aprendizagem estabelecendo a relação Teoria e Prática.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Blanco, M., Ferreira, J. M. L., & Arias Astray, A. (2023). Parenting coordination, a new role for social workers. Journal of Social Work, 23(1), 143-159. https://doi.org/10.1177/14680173221101241 Casquilho-Martins, I., Belchior-Rocha, H., & Moro, S. (2022). Unfolding Social Work Research to Address the COVID-19 Impact: A Text Mining literature Analysis. The British Journal of Social Work, 52(7), 4358–4377. https://doi.org/10.1093/bjsw/bcac025 Ferreira, J. M. L. (2001). Serviço Social e Toxicodependência. Revista Toxicodependências 7(2). Ed. Ministério da Saúde - Serviço Prevenção e Tratamento da Toxicodependência. López Peláez, A. (Coord) (2015). Social Work Challenges in the XXI Century: perspectives from the USA. Navarra/Spain. Ruxa A.C., Ferreira, J., & Eiras, M. (2014). Entre gestão de risco e gestão da qualidade nas CPCJ. TMQ – Techniques Methodologies and Quality.15, 2-28. Zastrow, C. H. (2010). The practice of social work. A comprehensive worktext (9th ed.) Ed Cengage Learning.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Caparrós, M. J. E. (1998). Manual de Trabajo Social (modelos de práctica profesional). Ed. Água Clara. Faleiros, V. P. (1997). Estratégias em Serviço Social. Editora Cortez. Ferreira, J. M. L. (1996). Violência na Criança. Revista da Sociedade Médico - Legal de Portugal. Ferreira, J. M. L. (1999). Intervenção Social e Judicial no Problema - Criança Maltratada- Revista Intervenção Social 17/18. Ferreira, J. M. L. (2004). Questionar as práticas sociais junto da criança/jovem: da reflexão a uma proposta de intervenção do Serviço Social. Intervenção Social, (30), 57–95. Obtido de https://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/is/article/view/1427 Ferreira, J. M. L. (2010). Sistema de protecção à infância em Portugal Uma área de intervenção e estudo do Serviço Social. Revista Katálysis, 13(2). Hepworth, D. H., Rooney, R., Rooney, G. D., & Strom-Gottfried, K. (2017). Direct social work pratice : theory and skills (10th ed). Cengage Learning. Howe, D. (1996). An introduction to Social Work theory. University Press. Saleebey, D. (2006). Strengths Perspectives in Social Work Practice. Ed. Pearson. Weisshaupt, J. R. (Org.) (1988). As funções sócio institucionais do Serviço Social. Ed. Cortez.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-23