Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02848
Acrónimo :
02848
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos de Pesquisa Social

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


No final desta Unidade Curricular, os alunos devem compreender os conceitos relacionados com a análise de dados na investigação em Ciências Sociais. Dá-se um particular destaque à apresentação e ao desenvolvimento de um conjunto de procedimentos, no domínio da Estatística Descritiva dos métodos e técnicas que permitem análise de um conjunto diversificado de dados estatísticos. Um outro objetivo é que os alunos saibam usar um programa estatístico, que lhes permita utilizar os métodos e técnicas de análise estatística de forma adequada.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta unidade curricular os alunos devem: 1. Compreender os conceitos básicos de estatística descritiva e a importância dos conhecimentos estatísticos na pesquisa em Ciências Sociais. 2. Saber utilizar e interpretar um conjunto de instrumentos estatísticos no domínio da estatística descritiva. 3. Desenvolver as capacidades de avaliação critica, escolha e interpretação dos diversos indicadores e técnicas. 4.Utilizar o EXCEL para a execução de análises estatísticas. 5. Saber apresentar e discutir os resultados de uma análise de dados.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Conceitos Básicos da Estatística Objeto da estatística, etapas do método estatístico, população e amostra, definição e classificação de variáveis 2. Análise de Variáveis Qualitativas - Indicadores estatísticos: proporções, percentagens, permilagens, rácios, taxas - Gráficos: sectorial, de barras 3. Análise de Variáveis Quantitativas 3.1 ? Medidas de localização - Tendência central: Média, Mediana e Moda - Tendência não-central (quantis) 3.2 - Medidas de dispersão - Amplitude do intervalo de variação (AIV) e amplitude interquartis (AIQ) - Variância, Desvio Padrão e o Coeficiente de variação 3.3 - Medidas de assimetria 3.4 -Gráficos: perfil de médias, gráfico de extemos e quartis 4. Medidas de associação e correlação 5. Análise de dados com EXCEL - Análise de variáveis qualitativas: tabelas de frequências e de contingência; gráficos - Análise de variáveis quantitativas: tabelas de medidas; gráficos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos lecionados nesta UC correspondem ao objetivo de ensinar os alunos a aplicar métodos e técnicas de estatística descritiva com o auxílio de software, o que decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1, OA2 e OA3: P1 a P4 OA4: P5

Avaliação / Assessment


A avaliação periódica resulta da ponderação de duas componentes, ambas individuais: - Prova individual de EXCEL, com um peso de 40% na nota final; - Prova individual, com um peso de 60% na nota final. A avaliação em exame inclui duas componentes, ambas individuais: - Prova individual de EXCEL, com um peso de 40% na nota final; - Prova individual, com um peso de 60% na nota final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Actividades de ensino-aprendizagem envolvendo sessões teórico-práticas, sessões laboratoriais e orientação tutorial. Destaque para o trabalho individual e de grupo. A exposição dos diferentes pontos do programa é acompanhada da apresentação de situações reais de investigação. A utilização do e-Learning, é um meio de aprendizagem pois permite maior interacção e participação por parte dos alunos. A sua utilização permite o acesso a todos os materiais necessários ao acompanhamento das aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos lecionados nesta UC correspondem ao objetivo de ensinar os alunos a aplicar métodos e técnicas de estatística descritiva com o auxílio de software estatístico, o que decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita OA1, OA2 e OA3: P1 a P4 OA4: P5

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Material didáctico preparado pela equipa e disponível no elearning - Material didático de apoio (textos teórico/práticos), disponível no repositório do fenix - Barroso, M., E. Sampaio e M. Ramos (2003), Exercícios de Estatística Descritiva para as Ciências Sociais, Lisboa, Sílabo - Carvalho, Adelaide (2015), Exercícios de Excel para Estatística, Lisboa, FCA. - Carvalho, Adelaide (2017), Gráficos com Excel - 95 Exercícios, Lisboa, FCA.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


ALEA/INE: http://alea-estp.ine.pt/ Pordata: http://www.pordata.pt/ EUROSTAT: http://epp.eurostat.ec.europa.eu/ European Social Survey: http://www.europeansocialsurvey.org/

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16