Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estatística e Análise de Dados
Departamento / Department
Departamento de Métodos de Pesquisa Social
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica
Objetivos Gerais / Objectives
No final desta Unidade Curricular, os alunos devem compreender os conceitos relacionados com a análise de dados na investigação em Ciências Sociais. Dá-se um particular destaque à apresentação e ao desenvolvimento de um conjunto de procedimentos, no domínio da Estatística Descritiva dos métodos e técnicas que permitem análise de um conjunto diversificado de dados estatísticos. Um outro objetivo é que os alunos saibam usar um programa informático, que lhes permita utilizar os métodos e técnicas de análise estatística de forma adequada.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O estudante deve ser capaz de: O1. Definir, explicar e aplicar os princípios da estatística descritiva. O2. Calcular, justificar o uso e compreender uma variedade de indicadores estatísticos e formas de representação gráfica. O3. Desenvolver capacidade crítica para selecionar e interpretar métodos estatísticos apropriados. O4. Manusear o software EXCEL para a criação de gráficos e o cálculo de indicadores estatísticos. O5. Expor e debater as conclusões obtidas a partir de uma análise de dados.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Conceitos Básicos de Estatística CP2. Análise de Variáveis Quantitativos a) Univariada - indicadores, tabelas e gráficos b) Bivariada - indicadores, tabelas, gráficos e correlação CP3. Análise de Variáveis Nominais a) Univariada - indicadores, tabelas e gráficos b) Bivariada - indicadores, tabelas, gráficos e medidas de associação CP4. Análise de Variáveis Ordinais a) Univariada - indicadores, tabelas e gráficos b) Bivariada - indicadores, tabelas, gráficos e medidas de associação e correlação CP5. Construção de gráficos e cálculo de indicadores estatísticos em EXCEL
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O primeiro OA - definir, explicar e aplicar os princípios da estatística descritiva (OA1) está associado aos primeiros 4 pontos do programa: conceitos básicos (CP1) e análises de variáveis quantitativas (CP2), nominais (CP3) e ordinais (CP4). Os objetivos seguintes - Calcular, justificar o uso e compreender indicadores estatísticos e formas de representação gráfica (OA2) e desenvolver capacidade crítica para selecionar e interpretar métodos estatísticos apropriados (OA3), assim como o último objetivo de aprendizagem - expor e debater as conclusões obtidas a partir de uma análise de dados (OA5) são atingidos nos primeiros quatro pontos do programa: conceitos básicos (PC1) e às análises de variáveis quantitativas (CP2), nominais (CP3) e ordinais (CP4). O último OA - manusear o EXCEL para a criação de gráficos e o cálculo de indicadores estatísticos (OA4) – atingido a partir o ponto do programa: Construção de gráficos e cálculo de indicadores estatísticos em EXCEL(P5).
Avaliação / Assessment
A avaliação da UC considera duas modalidades previstas no Regulamento Geral de Avaliação do Conhecimento e Competências (RGACC): 1.Avaliação ao longo do semestre: um teste escrito (70%) e um teste de Excel (30%). Os dois testes são individuais e para o aluno continuar em avaliação ao longo do semestre não poderá ter nota inferior a 7 valores em nenhum destes testes. 2. Avaliação por exame: Exame individual com uma componente escrita e outra de Excel (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As abordagens de ensino e as práticas educativas desta disciplina estão em consonância com o Modelo Pedagógico do ISCTE. Dá-se destaque à interligação entre o conhecimento teórico com a prática, bem como a utilização de programas de computador para análise estatística. As atividades pedagógicas são desenvolvidas a partir de: sessões prático-teóricas em sala de aula e laboratório (ME1), o ensino dos conteúdos programáticos é realizado através da exploração de casos de pesquisa reais (ME2) e são elaborados materiais didáticos específicos para esta licenciatura (ME3).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As aulas teórico-práticas, sessões laboratoriais e a orientação tutorial, que devem ser acompanhados pelo trabalho autónomo desenvolvido pelos alunos, são particularmente adequados ao cumprimento dos objetivos desta unidade curricular. Pretende-se proporcionar aos alunos instrumentos de análise de dados inferencial, familiarizar os alunos na construção e interpretação de relatórios de análise de dados, disponibilizar o conhecimento de um programa facilmente acessível que possibilite a análise estatística (Excel) e treinar o uso desta ferramenta.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Material didático de apoio (textos teórico/práticos), disponível no Moodle - Carvalho, Adelaide (2015), Exercícios de Excel para Estatística, Lisboa, FCA. - Carvalho, Adelaide (2017), Gráficos com Excel - 95 Exercícios, Lisboa, FCA.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-25