Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02848
Acrónimo :
02848
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos de Pesquisa Social

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular visa capacitar os alunos na aplicação de técnicas de análise de dados estatísticos no âmbito das ciências sociais. Pretende-se que os alunos adquiram uma compreensão dos conceitos básicos de estatística descritiva e saibam aplicá-los de forma prática através de software especializado, nomeadamente do EXCEL. Os alunos deverão ser capazes de realizar análises de dados quantitativos, tanto univariadas, utilizando indicadores, tabelas e gráficos, quanto bivariadas. Além disso, serão abordadas análises de variáveis nominais e ordinais, tanto univariadas quanto bivariadas, incluindo o uso de medidas de associação e correlação. Os alunos também aprenderão a construir e manipular bases de dados. Por fim, desenvolverão a capacidade de interpretar criticamente os resultados obtidos, considerando as implicações e limitações das análises realizadas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno deverá: OA1. Definir, explicar e utilizar os conceitos de estatística descritiva. OA2. Saber calcular, justificar a utilização e interpretar um conjunto de indicadores estatísticos e representações gráficas. OA3. Desenvolver as capacidades de avaliação crítica para a escolha e interpretação das técnicas estatísticas. OA4. Utilizar o programa EXCEL para a análise de estatística descritiva. OA5. Apresentar e discutir os resultados de uma análise de dados.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Conceitos Básicos de Estatística CP2. Análise de Variáveis Quantitativas a) Univariada - indicadores, tabelas e gráficos b) Bivariada - indicadores, tabelas, gráficos e correlação CP3. Análise de Variáveis Nominais a) Univariada - indicadores, tabelas e gráficos b) Bivariada - indicadores, tabelas, gráficos e medidas de associação CP4. Análise de Variáveis Ordinais a) Univariada - indicadores, tabelas e gráficos b) Bivariada - indicadores, tabelas, gráficos e medidas de associação e correlação CP5. Execução de análises estatísticas com recurso ao Excel

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem são integralmente suportados pelo conteúdo programático. OA1, que envolve a definição, explicação e utilização de conceitos de estatística descritiva, está correlacionado com P1 a P4, cobrindo desde conceitos básicos até análises de variáveis quantitativas, nominais e ordinais. OA2, que requer o cálculo, justificação e interpretação de indicadores e gráficos, também se relaciona com P1 a P4, assegurando uma compreensão abrangente dessas técnicas. OA3, focado na avaliação crítica das técnicas estatísticas, é suportado por P1 a P4, proporcionando uma base sólida para a escolha e interpretação crítica das metodologias. OA4, que visa a utilização prática do EXCEL, é abrangido por P1 a P5, integrando a teoria com a prática em EXCEL. Finalmente, OA5, que envolve a apresentação e discussão dos resultados, está relacionado com P1 a P4, garantindo que os alunos possam comunicar eficazmente suas análises e interpretações estatísticas.

Avaliação / Assessment


A avaliação da UC considera duas modalidades previstas no Regulamento Geral de Avaliação do Conhecimento e Competências (RGACC): 1.Avaliação ao longo do semestre: um teste escrito (70%) e um teste de Excel (30%). Os dois testes são individuais e para o aluno continuar em avaliação ao longo do semestre não poderá ter nota inferior a 7 valores em nenhum destes testes. 2. Avaliação por exame: Exame individual com uma componente escrita e outra de Excel (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias e práticas pedagógicas desta Unidade Curricular estão alinhadas com o Modelo Pedagógico do Iscte, que favorece uma abordagem centrada no estudante, incentivando o desenvolvimento de competências transversais específicas por meio de uma aprendizagem ativa e participativa. Este modelo valoriza a integração entre conhecimento teórico e prático, o uso de software informático para a análise estatística. A unidade curricular visa capacitar os alunos na aplicação de técnicas de análise de dados estatísticos no âmbito das ciências sociais. Neste sentido serão desenvolvidas atividades de ensino-aprendizagem envolvendo: ME1: Sessões teórico-práticas, em sala de aula e em laboratório, e orientação tutorial. ME2: O ensino dos diferentes pontos do programa é realizado a partir da apresentação de situações reais de investigação. ME3: A disponibilização de materiais didáticos, especificamente desenhados para esta unidade curricular, constitui um meio privilegiado de transmissão da informação e aplicação de conhecimentos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas teórico-práticas, sessões laboratoriais e a orientação tutorial, que devem ser acompanhados pelo trabalho autónomo desenvolvido pelos alunos, são particularmente adequados ao cumprimento dos objetivos desta unidade curricular. Pretende-se proporcionar aos alunos instrumentos de análise de dados inferencial, familiarizar os alunos na construção e interpretação de relatórios de análise de dados, disponibilizar o conhecimento de um programa facilmente acessível que possibilite a análise estatística (Excel) e treinar o uso desta ferramenta.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Material didático de apoio (textos teórico/práticos), disponível no Moodle - Carvalho, Adelaide (2015), Exercícios de Excel para Estatística, Lisboa, FCA. - Carvalho, Adelaide (2017), Gráficos com Excel - 95 Exercícios, Lisboa, FCA.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-14