Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02849
Acrónimo :
02849
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo fundamental desta UC é promover a aquisição de conhecimentos gerais sobre diferentes abordagens e teorias da personalidade assente numa perspectiva crítica, comparativa e interdisciplinar. Para além de uma breve introdução à conceção científica da personalidade e às diferentes metodologias de investigação neste domínio, e da análise dos determinantes da personalidade, pretende-se igualmente que os estudantes possam refletir sobre de forma crítica sobre as diferentes teorias que estudam a personalidade. Finalmente espera-se que os alunos possam ver a pertinência do estudo destes conteúdos em áreas de Serviço Social.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Compreender a pluralidade de definições de personalidade. OA2. Reconhecer as características de uma teoria científica da personalidade. OA3. Identificar metodologias e questões de avaliação. OA4. Contrastar as principais abordagens e teorias científicas no estudo da personalidade relativamente a: objetivos, conceitos, pressupostos e métodos. OA5. Explicar a complexa interação pessoa-ambiente social na predição do comportamento. OA6. Compreender a importância do estudo da personalidade numa perspetiva interdisciplinar e no âmbito do Serviço Social.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Introdução ao estudo da Personalidade: - Definições de personalidade: Pluralidade conceptual e aspetos comuns. - Objetivos comuns nas teorias e abordagens da personalidade. - Determinantes da personalidade. - O estudo científico da personalidade: metodologias e questões de avaliação. CP2. Principais abordagens e teorias da personalidade: Pressupostos, metodologias, avaliação, limitações e complementaridades: - Teorias psicodinâmicas da personalidade. - Teorias humanistas da personalidade. - Teorias comportamentais da personalidade. - Teorias biológicas da personalidade. CP3. Importância do estudo da personalidade em áreas de Serviço Social.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP). As relações seguintes demonstram essa coerência: OA1, OA2 e OA3: CP1; OA4 e OA5: CP2; OA6: CP3.

Avaliação / Assessment


O processo de avaliação comporta dois possíveis regimes de avaliação: periódica ou exame. Periódica: realização de um trabalho de grupo sobre um tópico na área da Psicologia da Personalidade (com um peso de 40%) e frequência (com um peso de 60%). A realização da UC neste regime implica a obtenção de uma nota de pelo menos 9,5 em cada componente da avaliação periódica. Exame escrito: 100%. Aprovação: mínimo 9.5 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Aulas de contato teórico-práticas: 1.1. Expositivas: apresentação de teorias e resultados da investigação. 1.2. Participativas: análise e debate de resultados da investigação e documentários. 1.3. Ativas: participação nos fóruns de discussão. 2. Orientação tutorial. 3. Auto-estudo e trabalho autónomo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


1. Aulas de contato teórico-práticas: 1.1. Expositivas (apresentação de teorias, conceitos, resultados da investigação, documentários) - Transversal a todos os OA. 1.2. Participativas (análise, discussão de resultados de investigação, realização de exercícios para verificar a compreensão dos estudantes sobre o conteúdo da aprendizagem) - Transversal a todos os OA. 1.3. Ativas (fóruns de discussão) - Transversal a todos os AO, com especial foco em OA5 e OA6. Estes métodos pretendem (i) promover o pensamento crítico e fundamentado sobre modelos teóricos e resultados da investigação no estudo da Personalidade; (ii) interligar o domínio teórico e a investigação a aplicações práticas (e.g., implicações do estudo da personalidade na área de Serviço Social); (iii) enriquecer as aulas com contributos pessoais dos estudantes. As metodologias participativas e ativas visam consolidar os conhecimentos necessários para a conclusão com sucesso da UC, promover a reflexão crítica e a discussão de ideias. 2. A orientação tutorial visa o acompanhamento e esclarecimento de dúvidas dos estudantes; poderá aplicar-se a qualquer conteúdo programático sobre qualquer OA. 3. O trabalho autónomo é necessário a todos os OA e será monitorizado pelo próprio estudante. Será recomendada a leitura de artigos/capítulos específicos (alguns dos quais são colocados no repositório de conteúdos no Fénix) (32 horas); a reflexão crítica sobre questões colocadas nas aulas, ou decorrentes das leituras adicionais, e participação nos fóruns de discussão no e-learning) (8 horas); a realização de exercícios de preparação para as aulas (20 horas); e a preparação para os testes (50 horas).

Observações / Observations


Horário de atendimento dos docentes: Quinta-feira (15h30), presencial ou zoom, sob marcação. A OT a agendar pelo docente com os estudantes, sempre que possível às quintas-feiras à tarde (mas considerando as disponibilidades de horário dos estudantes) visa o esclarecimento de dúvidas para os testes e dos conteúdos das aulas (em grupo). No caso dos alunos com NEE, o processo de avaliação será devidamente ajustado em função das recomendações proposta pelo CP, caso a caso.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Corr, P., & Matthews, G. (Eds.). (2020). The Cambridge Handbook of Personality Psychology (2nd ed., Cambridge Handbooks in Psychology). Cambridge: Cambridge University Press. doi:10.1017/9781108264822 Mischel, W., Shoda, Y., & Ayduk, O. (2007). Introduction to Personality: Toward an Integrative Science of the Person (8th ed.). USA: Wiley. Feist, J., Feist, G. J., & Roberts, T. A. (2013). Theories of personality (8th edition). New York: McGraw-Hill.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Sowers, K. M., & Dulmus, C. N. (2008). Comprehensive handbook of social work and social welfare: Human behavior in the social environment. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc. Roberts, B. W., & Mroczek, D. (2008). Personality trait change in adulthood. Current Directions in Psychological Science, 17(1), 31-35. doi:10.1111/j.1467-8721.2008.00543.x Mischel, W. (2004). Toward an integrative science of the person. Annual Review of Psychology, 55, 1-22. doi:10.1146/annurev.psych.55.042902.130709 McAdams, D.P. & Olson, B. D. (2010). Personality development continuity and change over the life. Annual Review of Psychology, 61,517-542. doi:10.1146/annurev.psych.093008.100507 Larsen R. J. & Buss, D. M. (2013). Personality psychology: Domains of knowledge about human nature (5th Ed.). New York: McGraw-Hill. Himelick, A. J., & Walsh, J. (2002). Nursing home residents with borderline personality traits: clinical social work interventions. Journal of Gerontological Social Work, 37 (1), 49-63. doi: 10.1300/J083v37n01_04 Heine, J.E. & Buchtel, E.E. (2009) Personality: The universal and the culturally specific. Annual Review of Psychology, 60, 369-94. doi:10.1146/annurev.psych.60.110707.163655 Hansenne, M. (2004). Psicologia da personalidade. Lisboa: Climepsi. Fleck-Henderson, A. (1989). Personality theory and clinical social-work-practice. Clinical Social Work Journal, 17(2), 128-137. Caspi, A., Roberts, & B. W., Shiner, R. L. (2005). Personality and development: Stability and change. Annual Review Psychology, 56, 453-84.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16