Planeamento
Aulas
Plano de aulas 2025/2026
Semana Aulas TP |
Conteúdo
Programático |
Semana 1 Aulas 1 e 2 |
Apresentação da UC.
CP 1. 1.1.
Definições de personalidade: Pluralidade conceptual e aspetos
comuns 1.2.
Objetivos comuns nas teorias e abordagens da personalidade 1.2.1. O que é uma teoria da personalidade 1.2.2. Diferenciação entre
teorias científicas, pseudocientíficas e implícitas da personalidade 1.2.3. Objetivos comuns nas
teorias e abordagens da personalidade
1.3.
Determinantes da personalidade
1.4.
Desenvolvimento da personalidade: estabilidade e mudança |
Semana 2 Aulas 3 e 4 |
CP3. Principais abordagens e
teorias da personalidade: pressupostos, metodologias, avaliação, limitações e
complementaridades
- Como nasce o interesse pelo
estudo da personalidade
- Teorias psicodinâmicas da
personalidade (Freud)
|
Semana 3 Aulas 5 e 6 |
CP3. Principais abordagens e
teorias da personalidade: pressupostos, metodologias, avaliação, limitações e
complementaridades
- Teorias psicodinâmicas da
personalidade (Freud)
CP 2. Métodos e instrumentos de
avaliação da personalidade |
Semana 4 Aulas 7 e 8 |
- Teorias psicodinâmicas da personalidade: pós-freudeanos (Carl Jung) CP 2. Métodos e instrumentos de
avaliação da personalidade |
Semana 5 Aulas 9 e 10 |
CP3. Principais abordagens e
teorias da personalidade: pressupostos, metodologias, avaliação, limitações e
complementaridades
- Teorias psicodinâmicas da
personalidade: pós-freudeanos (Alfred Adler)
CP 2. Métodos e instrumentos de
avaliação da personalidade |
Semana 6 Aulas 11 e 12 |
CP3. Principais abordagens e
teorias da personalidade: pressupostos, metodologias, avaliação, limitações e
complementaridades
- Teorias psicodinâmicas da
personalidade: pós-freudeanos - Anna Freud - Melanie Klein - críticas e limitações
CP 2. Métodos e instrumentos de
avaliação da personalidade |
Semana 7 Aulas 13 e 14 |
CP3. Principais abordagens e
teorias da personalidade: pressupostos, metodologias, avaliação, limitações e
complementaridades
- Abordagens comportamentais
(Skinner)
- Teorias existenciais e
humanistas da personalidade - A ruptura da fenomenologia, do
existencialismo e do humanismo - Fundamentos filosóficos (cf. Etelvina
Nunes): Husserl, Heidegger e Kierkegaard: - Fenomenologia - O ser e o tempo - Liberdade Vs. Responsabilidade - Poder – ser, Não – ser, e
Autenticidade - Ser humano como subjetividade e ser
para a morte |
Semana 8 Aulas 15 e 16 |
CP3. Principais abordagens e
teorias da personalidade: pressupostos, metodologias, avaliação, limitações e
complementaridades
- Teorias existenciais e
humanistas da personalidade (Ludwig Binswanger)
CP 2. Métodos e instrumentos de
avaliação da personalidade |
Semana 9 Aulas 17 e 18 |
CP3. Principais abordagens e
teorias da personalidade: pressupostos, metodologias, avaliação, limitações e
complementaridades
- Teorias existenciais e
humanistas da personalidade (Viktor Frankl)
CP 2. Métodos e instrumentos de
avaliação da personalidade |
Semana 10 Aulas 19 e 20 |
CP3. Principais abordagens e
teorias da personalidade: pressupostos, metodologias, avaliação, limitações e
complementaridades
- Teorias existenciais e
humanistas da personalidade (Carl Rogers)
CP 2. Métodos e instrumentos de
avaliação da personalidade |
Semana 11 Aulas 21 e 22 |
CP3. Principais abordagens e
teorias da personalidade: pressupostos, metodologias, avaliação, limitações e
complementaridades
- Teorias sociocognitivas e
construtivistas da personalidade (Bandura, etc.)
CP 2. Métodos e instrumentos de
avaliação da personalidade |
Semana 12 Aulas 23 e 24 |
CP3. Principais abordagens e
teorias da personalidade: pressupostos, metodologias, avaliação, limitações e
complementaridades
- Teorias que enfatizam a
estrutura da personalidade: teorias dos traços e perspetiva fatorial - críticas à teoria do Big Five e ao
Hexaco
CP 2. Métodos e instrumentos de
avaliação da personalidade
Integração: CP4. Importância do estudo da
personalidade em áreas de Serviço Social.
- Para quê saber todas estas
teorias da personalidade? - Semelhanças e diferenças
entre as teorias, a partir da sua conceptualização do que é o a natureza do
ser humano: - liberdade Vs. determinismo - biologia (nature) Vs. meio (nurture) - unicidade Vs. universalidade - equilíbro (homeostase) Vs. crescimento
(florescer) - otimismo Vs. pessimismo (a vida e o ser
humano são fundamentalmente bons ou maus?) - Para que serve a um
assistente social o estudo da personalidade? |