Planeamento

Aulas

Plano de aulas 2025/2026

Semana

Aulas TP

Conteúdo Programático

Semana 1

Aulas 1 e 2

Apresentação da UC.

 

CP 1.

1.1.             Definições de personalidade: Pluralidade conceptual e aspetos comuns

1.2.             Objetivos comuns nas teorias e abordagens da personalidade

1.2.1.       O que é uma teoria da personalidade

1.2.2. Diferenciação entre teorias científicas, pseudocientíficas e implícitas da personalidade

1.2.3. Objetivos comuns nas teorias e abordagens da personalidade

 

1.3.             Determinantes da personalidade

 

1.4.             Desenvolvimento da personalidade: estabilidade e mudança

Semana 2

Aulas 3 e 4

CP3. Principais abordagens e teorias da personalidade: pressupostos, metodologias, avaliação, limitações e complementaridades

 

- Como nasce o interesse pelo estudo da personalidade

 

- Teorias psicodinâmicas da personalidade (Freud)

 

Semana 3

Aulas 5 e 6

CP3. Principais abordagens e teorias da personalidade: pressupostos, metodologias, avaliação, limitações e complementaridades

 

- Teorias psicodinâmicas da personalidade (Freud)

 

CP 2.

Métodos e instrumentos de avaliação da personalidade

Semana 4

Aulas 7 e 8

CP3. Principais abordagens e teorias da personalidade: pressupostos, metodologias, avaliação, limitações e complementaridades

 

- Teorias psicodinâmicas da personalidade: pós-freudeanos (Carl Jung)

  

CP 2.

Métodos e instrumentos de avaliação da personalidade

Semana 5

Aulas 9 e 10

CP3. Principais abordagens e teorias da personalidade: pressupostos, metodologias, avaliação, limitações e complementaridades

 

- Teorias psicodinâmicas da personalidade: pós-freudeanos (Alfred Adler)

 

CP 2.

Métodos e instrumentos de avaliação da personalidade

Semana 6

Aulas 11 e 12

CP3. Principais abordagens e teorias da personalidade: pressupostos, metodologias, avaliação, limitações e complementaridades

 

- Teorias psicodinâmicas da personalidade: pós-freudeanos

   - Anna Freud

   - Melanie Klein

   - críticas e limitações

 

CP 2.

Métodos e instrumentos de avaliação da personalidade

Semana 7

Aulas 13 e 14

CP3. Principais abordagens e teorias da personalidade: pressupostos, metodologias, avaliação, limitações e complementaridades

 

- Abordagens comportamentais (Skinner)

 

- Teorias existenciais e humanistas da personalidade

   - A ruptura da fenomenologia, do existencialismo e do

     humanismo

   - Fundamentos filosóficos (cf. Etelvina Nunes): Husserl,

      Heidegger e Kierkegaard:

      - Fenomenologia

      - O ser e o tempo

      - Liberdade Vs. Responsabilidade

      - Poder – ser, Não – ser, e Autenticidade

      - Ser humano como subjetividade e ser para a morte

Semana 8

Aulas 15 e 16

CP3. Principais abordagens e teorias da personalidade: pressupostos, metodologias, avaliação, limitações e complementaridades

 

- Teorias existenciais e humanistas da personalidade (Ludwig Binswanger)

 

CP 2.

Métodos e instrumentos de avaliação da personalidade

Semana 9

Aulas 17 e 18

CP3. Principais abordagens e teorias da personalidade: pressupostos, metodologias, avaliação, limitações e complementaridades

 

- Teorias existenciais e humanistas da personalidade (Viktor Frankl)

 

CP 2.

Métodos e instrumentos de avaliação da personalidade

Semana 10

Aulas 19 e 20

CP3. Principais abordagens e teorias da personalidade: pressupostos, metodologias, avaliação, limitações e complementaridades

 

- Teorias existenciais e humanistas da personalidade (Carl Rogers)

 

CP 2.

Métodos e instrumentos de avaliação da personalidade

Semana 11

Aulas 21 e 22

CP3. Principais abordagens e teorias da personalidade: pressupostos, metodologias, avaliação, limitações e complementaridades

 

- Teorias sociocognitivas e construtivistas da personalidade (Bandura, etc.)

 

CP 2.

Métodos e instrumentos de avaliação da personalidade

Semana 12

Aulas 23 e 24

CP3. Principais abordagens e teorias da personalidade: pressupostos, metodologias, avaliação, limitações e complementaridades

 

- Teorias que enfatizam a estrutura da personalidade: teorias dos traços e perspetiva fatorial

   - críticas à teoria do Big Five e ao Hexaco

 

CP 2.

Métodos e instrumentos de avaliação da personalidade

 

Integração:

CP4. Importância do estudo da personalidade em áreas de Serviço Social.

 

- Para quê saber todas estas teorias da personalidade?

- Semelhanças e diferenças entre as teorias, a partir da sua conceptualização do que é o a natureza do ser humano:

    - liberdade Vs. determinismo

    - biologia (nature) Vs. meio (nurture)

    - unicidade Vs. universalidade

    - equilíbro (homeostase) Vs. crescimento (florescer)

    - otimismo Vs. pessimismo (a vida e o ser humano são fundamentalmente bons ou maus?)

- Para que serve a um assistente social o estudo da personalidade?