Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02850
Acrónimo :
02850
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
264.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
12.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
300.0h/sem
Trabalho Autónomo :
0.0
Horas de Trabalho Total :
300.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Objetivos Gerais / Objectives


- Conhecer e desenvolver o diagnóstico social; - Compreender e experienciar a intervenção em Serviço Social fundamentada nas suas dimensões ética, teórica, técnica e instrumental.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


- Conceptualizar o campo de ação da prática do assistente social; - Realizar um diagnóstico social sobre a realidade do local de estágio; - Aplicar valores e princípios éticos e deontológicos no exercício da profissão do assistente social.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.Dimensão prática, fundamentada num quadro teórico-metodológico, no estudo, diagnóstico e planeamento da intervenção; 2. Elaboração de um diagnóstico social: técnicas e instrumentos de suporte técnico-científico; 3. Abordagem experiencial de aprendizagem em exercício: O conhecimento ao serviço da prática; Descrição, análise e interpretação da atividade profissional aplicada aos diferentes campos de atuação da profissão e área de conhecimento. 4. Dilemas éticos no exercício profissional. 5. Complexidade, reflexividade e pensamento crítico sustentado na análise de resultados da prática profissional.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem têm subjacentes a consolidação de competências que exigem metodologias mais participativas por parte do estudante, desenvolvendo uma postura analítica e crítica no sentido do exercício profissional e da compreensão da profissão. -O programa organiza-se em 2 partes articuladas entre si: uma decore em sala de aula com o professor da UC e uma outra decorre no local de trabalho do assistente social (Estágio) com a supervisão técnica do profissional. - Todo o programa promove um compromisso de aprendizagem entre teoria e prática sem fazer uma separação entre ambas de forma a desenvolver competências de aprendizagem sustentadas numa prática informada no conhecimento.

Avaliação / Assessment


A Avaliação ocorre ao longo do semestre: - Presença no seminário: 80% do total das sessões; - Presença nas sessões de tutoria: 80% do total das sessões; - Instrumentos de Avaliação: a) Caracterização do local de estágio (10%) b) Caracterização dos sujeitos de atenção e intervenção (10%) c) Caracterização do Serviço Social na organização (10%) d) Relatório de estágio (45%) e) Avaliação do supervisor de estágio (25%) Nota: Esta UC não dá acesso à avaliação por exame. A avaliação à UC realiza-se apenas em 2ª época.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem assenta num modelo colaborativo de aprendizagem em que o aluno apresenta as suas experiências do local de estágio, a nível do acompanhamento do exercício profissional e do treino de intervenção nas atividades técnicas promovidas na equipa. A exposição de conteúdo está sempre relacionada com apresentações dos estudantes, exemplos, exercícios e debate/ reflexão procurando um significado conjunto e a co construção de conhecimento

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem têm subjacentes a consolidação de competências que exigem metodologias mais participativas por parte do estudante, desenvolvendo uma postura analítica e crítica no sentido do exercício profissional e da compreensão da profissão

Observações / Observations


Esta Unidade de Estágio Serviço Social I tem continuidade com a UC Estágio Serviço Social II que decorre no mesmo local institucional salvo exceções devidamente justificadas.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Thompson, S. & Thompson, N. (2023) The Critically Reflective Practioner. London: Bloomsbury Publishing Thompson, N. (2023) The Social Worker’s Practice Manual (Yhe Neil Thompson Practice Collection).London: Jessica Kingsley Publishers Beesley, P. ( 2020) Making the most of your Social Work Placement, Sage. Publ. Ferreira, J et al (2020) Guidelines. Internship procedures for the social work university courses in Albania, https://play.google.com/store/books/details?id=WsQWEAAAQBAJ Poulin, J.; Selina, M. & Witt, H. (2023) The Social Work Field Placement: a competency-based approach; Springer Publishing

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Beckett, Chris (2010), Assessment and intervention in social work, London, Sage publ. D'Almeida, José Luís de e Paula Sousa (2016) Avaliação Diagnóstica na Prática do Serviço Social, Ed Psicosoma Fialho, Joaquim et al (2016) Diagnóstico social- teoria, metodologia e casos práticos, Ed. Sílabo Milner, J. (2015) Assessment in Social Work, Palgrave ed Parker, Jonathan (2014) Social Work Practice, Sage Publ. Serrano, Gloria (2008) Elaboração de Projectos Sociais, Porto, Porto Editora Garcia, Tomás Fernandez (2009) Trabajo Social casos, Madrid, Alianza ed. Garcia, Tomás Fernández e Peláez, António Lopez (2008) Trabajo social comunitario, Madrid, Alianza ed. Guerra, Isabel - Fundamentos para uma Sociologia da Acção Schiefer, Ulrich et al (2006) MAPA , Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos, Estoril, Principia Editora

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-23