Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02850
Acrónimo :
02850
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
264.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
12.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
300.0h/sem
Trabalho Autónomo :
0.0
Horas de Trabalho Total :
300.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Aprovação no Laboratório em domínios e campos do Serviço Social

Objetivos Gerais / Objectives


-Elaboração de um diagnóstico social; -Compreender e analisar a intervenção em Serviço Social fundamentado nas suas dimensões ética, teórica, técnica e instrumental.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


-Identificar e definir conceptualmente o campo de ação do estágio; - Realizar um diagnóstico social sobre a realidade do local de estágio; - Experienciar valores e princípios éticos e deontológicos do assistente social no exercício da profissão.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.Dimensão teórico-metodológica no estudo, diagnóstico e planeamento da intervenção: 1.1 Definição de um quadro conceptual de referência de leitura e análise dos problemas sociais; 1.2 Elaboração de um diagnóstico social: técnicas e instrumentos de suporte técnico-científico; 2. Dimensão da prática profissional no local de estágio: 2.1 Abordagem experiencial de aprendizagem em exercício: O conhecimento ao serviço da prática; 2.2 Descrição, análise e interpretação da atividade profissional aplicada aos diferentes campos de atuação da profissão e área de conhecimento. 2.3 Complexidade, Reflexividade e pensamento crítico sustentado na análise de resultados da prática profissional.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem têm subjacentes a consolidação de competências que exigem metodologias mais participativas por parte do estudante, desenvolvendo uma postura analítica e crítica no sentido do exercício profissional e da compreensão da profissão. -O programa organiza-se em 2 partes articuladas entre si: uma decore em sala de aula com o professor da UC e uma outra decorre no local de trabalho do assistente social (Estágio) com a supervisão técnica do profissional. - Todo o programa promove um compromisso de aprendizagem entre teoria e prática sem fazer uma separação entre ambas de forma a desenvolver competências de aprendizagem sustentadas numa prática informada no conhecimento.

Avaliação / Assessment


Avaliação ocorre numa única vez em 1ª ou 2ª época e inclui: - Presença no seminário: 80% do total das sessões; - Presença nas sessões de tutoria: 80% do total das sessões Avaliação: Caracterização do local de estágio (10%) Caracterização dos sujeitos de atenção e intervenção (10%) Caracterização do Serviço Social na organização (10%) Relatório de estágio (45%) Avaliação do orientador de estágio (25%) Nota: Esta UC não dá acesso à avaliação por exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem assenta num modelo colaborativo de aprendizagem em que o aluno apresenta as suas experiências do local de estágio, a nível do acompanhamento do exercício profissional e do treino de intervenção nas atividades técnicas promovidas na equipa. A exposição de conteúdo está sempre relacionada com apresentações dos estudantes, exemplos, exercícios e debate/ reflexão procurando um significado conjunto e a co construção de conhecimento

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem têm subjacentes a consolidação de competências que exigem metodologias mais participativas por parte do estudante, desenvolvendo uma postura analítica e crítica no sentido do exercício profissional e da compreensão da profissão

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Beckett, Chris (2010), Assessment and intervention in social work, London, Sage publ. D'Almeida, José Luís de e Paula Sousa (2016) Avaliação Diagnóstica na Prática do Serviço Social, Ed Psicosoma Fialho, Joaquim et al (2016) Diagnóstico social- teoria, metodologia e casos práticos, Ed. Sílabo Milner, J. (2015) Assessment in social Work, Palgrave ed Parker, Jonathan (2014) Social Work Practice, Sage Publ. Serrano, Gloria (2008) Elaboração de Projectos Sociais, Porto, Porto Editora

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Garcia, Tomás Fernandez (2009) Trabajo Social casos, Madrid, Alianza ed. Garcia, Tomás Fernández e Peláez, António Lopez (2008) Trabajo social comunitario, Madrid, Alianza ed. Guerra, Isabel - Fundamentos para uma Sociologia da Acção Schiefer, Ulrich et al (2006) MAPA , Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos, Estoril, Principia Editora

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16