Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Demografia
Departamento / Department
Departamento de Métodos de Pesquisa Social
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular tem por objetivo inicial fornecer aos alunos conhecimentos sobre o objeto da Demografia, as suas fontes e os principais conceitos e instrumentos de análise demográfica. Sendo uma cadeira com uma forte componente metodológica e teórico-prática, pretende-se que a inter-relação e operacionalização dos conhecimentos adquiridos aconteça ao longo do semestre, de forma intercalada com a aquisição de conteúdos, permitindo um contacto direto com as fontes de informação, os instrumentos de análise e uma leitura crítica e contextualizada dos resultados obtidos e analisados. Outro objetivo desta unidade curricular, no que diz respeito à sua componente prática, prende-se com a articulação do trabalho a desenvolver com o do plano de estudos da licenciatura em que se enquadra.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem estão focados no conhecimento do objeto da demografia (OA1), das principais fontes de dados demográficos (OA2), na definição, demonstração e aplicação dos principais conceitos e instrumentos da análise demográfica (OA3), no desenvolvimento da capacidade de analisar a estrutura e dinâmica das populações (OA4) e de diferentes fenómenos demográficos (OA5). Pretende-se, ainda, estimular a capacidade de articulação e aplicação dos conhecimentos adquiridos à área de estudo central do curso, numa lógica de articulação interdisciplinar (OA6).
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Objeto e contributos da Demografia. 2. Fontes demográficas: 2.1. Os recenseamentos e o estado da população; 2.2. Estatísticas do movimento; 2.3. Qualidade dos dados 3. Observação dos fenómenos demográficos: 3.1. Tipos de observação; 3.2. O diagrama de Lexis 4. Análise longitudinal e análise transversal: 4.1. Calendário e intensidade; 4.2. O princípio da coorte fictícia 5. Estruturas Demográficas: 5.1. Pirâmide etária; 5.2. Relações e proporções s; 5.3. Envelhecimento populacional 6. O movimento da população: 6.1. Medidas do movimento; 6.2. Crescimento natural e balança migratória 7. Quocientes e taxas específicas: definição, cálculo e utilização 8. Mortalidade: 8.1. Componentes e medidas; 8.2. Tábua de mortalidade; 8.3. Calendário 9. Fecundidade: 9.1. Medidas da fecundidade; 9.2. Intensidade e calendário; 9.3. Fecundidade e reprodução
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A coerência entre os objetivos de aprendizagem (OA) desta unidade curricular e os conteúdos programáticos desenvolve-se da seguinte forma: OA1 - Ponto 1 OA2 - Ponto 2 OA3 - Pontos 3, 4 e 7 OA4 - Pontos 5 e 6 OA5 - Pontos 8 a 10 OA6 - Pontos 2 a 10
Avaliação / Assessment
O aluno pode optar entre duas formas de avaliação: a) Avaliação periódica: os alunos serão avaliados com base em um teste (60% da nota final) e em trabalhos desenvolvidos (em grupo e/ou individualmente) com apresentação oral (40% da nota final). b) Avaliação por exame final: o exame vale 100% da nota da unidade curricular.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A unidade curricular (UC) é lecionada com base em aulas teórico-práticas, com conteúdos teóricos e metodológicos cuja aplicação é ensaiada em aulas com uma forte componente prática. Prevê-se um acompanhamento tutorial para resolução de dúvidas e acompanhamento dos trabalhos a desenvolver no âmbito da avaliação. Procura-se uma articulação dos conteúdos e práticas pedagógicas da UC com os conhecimentos e o trabalho desenvolvido pelos alunos na área do curso que frequentam.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A coerência entre os objetivos de aprendizagem (OA) e as metodologias de ensino desenvolve-se da seguinte forma: - As aulas com um maior pendor expositivo permitem uma introdução aos conteúdos teóricos e metodológicos centrados nos OA1, OA2 e OA3. - As aulas e o acompanhamento tutorial centrados na operacionalização, aplicação e articulação de conceitos, instrumentos e metodologias centram-se nos OA4 a OA10.
Observações / Observations
Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Nazareth, J. Manuel (2004). Demografia. A Ciência da População. Lisboa: Presença Bandeira, M. Leston, Pintassilgo, Sónia C. (2018), Introdução à Demografia. Trabalhos práticos, Lisboa, Escolar Editora Bandeira, Mário Leston (2004). Demografia: objecto, teorias, métodos. Lisboa: Escolar Editora Bandeira, Mário Leston (1996). Demografia e Modernidade. Família e Transição Demográfica em Portugal. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
World Health Organization (2002), Active Ageing: a policy framework, Genebra, WHO Preston, Samuel H., Heuveline, P. e Guillot, M. (2001). Demography: Measuring and Modeling Population Processes. Oxford: Blackwell.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16