Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02851
Acrónimo :
02851
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Demografia

Departamento / Department


Departamento de Métodos de Pesquisa Social

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular (UC) visa fornecer conhecimento sobre o objeto da Demografia, os principais conceitos da ciência demográfica, as fontes de informação e os instrumentos fundamentais da análise demográfica. Procura-se assegurar a aquisição de conhecimentos em articulação com o plano de estudos da licenciatura, numa perspetiva de trabalho interdisciplinar, promovendo e reforçando competências de natureza conceptual, metodológica e operatória, mas também de análise crítica das dinâmicas e estruturas populacionais, das causas e implicações sociais amplas que lhes estão associadas. Os/As futuros/as profissionais poderão adquirir ferramentas essenciais para analisar e responder às necessidades das comunidades em que atuam. A integração de conteúdos a partir de conhecimento de políticas públicas e intervenções específicas também promove o uso de conhecimento demográfico de forma crítica e reflexiva.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do percurso na unidade curricular, cada estudante deverá ser capaz de: Conhecer o objeto da demografia e contributos teóricos centrais para a afirmação da ciência demográfica (OA1) Identificar as principais fontes de dados e informação demográfica (OA2) Definir, demonstrar e aplicar os principais conceitos e instrumentos da análise demográfica (OA3) Analisar a estrutura e dinâmica das populações e as tendências e padrões demográficos em diferentes contextos (OA4) Analisar diferentes fenómenos demográficos (OA5) Interpretar e comunicar resultados de análise demográfica e o seu enquadramento no estudo de fenómenos sociais amplos (OA6) Articular e aplicar, de forma crítica e reflexiva, os conhecimentos adquiridos à área de estudo central do curso, numa lógica de articulação interdisciplinar (OA7)

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Objeto e Contributos da Demografia CP2. Observação Demográfica, Fontes de Informação e Qualidade dos Dados: Recenseamentos: princípios e contributo para a análise do estado da população; Estatísticas do movimento: princípios, relevância e contributo para a análise do movimento da população; Qualidade dos dados. CP3. Representação da informação Demográfica: O diagrama de Lexis. CP4. Conceitos Demográficos Coorte, geração e idade; Análise longitudinal e análise transversal; O princípio da coorte fictícia; Calendário e intensidade. CP5. Estruturas Demográficas: Pirâmides Etárias; Relações e proporções; Tendências de envelhecimento populacional. CP6. O movimento da população Medidas do movimento; Crescimento total, natural e migratório. CP7. Análise de Fenómenos Demográficos Fecundidade: Medidas da fecundidade; Indicadores de Intensidade e calendário; Mortalidade: Medidas da mortalidade; Indicadores de calendário. CP8. Demografia, contexto societal e intervenção social

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O objeto da Demografia e os contributos teóricos centrais (OA1) são considerados em CP1, que cobre a definição, a importância e as principais teorias da ciência demográfica. A identificação das principais fontes de dados e informação demográfica (OA2) é contemplada em CP2, que inclui tipos de observação, fontes e qualidade dos dados. A definição, demonstração e aplicação dos principais conceitos e instrumentos da análise demográfica (OA3) são abordadas nos CP3 a CP7, sendo os conceitos de base apresentados em CP4. A análise da estrutura e dinâmica das populações (OA4) e dos diferentes fenómenos demográficos (OA5) articula-se com os conteúdos previstos em CP5 a CP7, sobre pirâmides etárias, tendências de envelhecimento, medidas do movimento, quocientes e taxas específicas. A interpretação de resultados de análise demográfica (OA6) surge nos CP3 a CP7. A aplicação crítica e reflexiva dos conhecimentos adquiridos (OA7) é trabalhada no CP8, promovendo uma abordagem interdisciplinar.

Avaliação / Assessment


O sistema de avaliação da UC de Demografia contempla duas modalidades: 1. Avaliação ao longo do semestre Teste: são avaliados conhecimentos sobre os conteúdos abordados ao longo do semestre num teste individual, a agendar para o período das avaliações de 1ª época, e a classificação obtida representa 50% da nota final. Trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre (em grupo e/ou individualmente): Trabalhos práticos realizados em contexto de aula, ao longo do semestre, para consolidação dos conteúdos abordado; e um trabalho temático final escrito, com apresentação oral, desenvolvido ao longo do semestre, com acompanhamento tutorial. No conjunto, a componente de trabalhos representa 50% da nota final. 2. Avaliação por Exame Exame Final: Representa 100% da nota final para os estudantes que optarem por esta modalidade ou que não atingirem os critérios mínimos na avaliação ao longo do semestre. O exame final cobrirá todos os conteúdos programáticos lecionados ao longo do semestre. Nota: Para a avaliação ao longo do semestre não se prevê a obrigatoriedade de assiduidade mínima.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino utilizadas na unidade curricular de Demografia estão alinhadas com o Modelo Pedagógico do Iscte, que valoriza a diversidade e a integração de diferentes abordagens pedagógicas para promover uma aprendizagem efetiva e significativa. O método expositivo é utilizado para a transmissão de conteúdos teóricos, através de uma apresentação estruturada de conceitos, teorias e métodos de análise demográfica, com vista a proporcionar uma base sólida de conhecimentos teórico-metodológicos a cada estudante. O método demonstrativo implica a demonstração de métodos de análise demográfica, através da operacionalização e aplicação dos conceitos abordados. O método participativo incentiva a participação ativa de cada estudante através de perguntas e respostas, participação por iniciativa dos/as estudantes, debate em aula e discussões em grupo, com respeito pelas características individuais. Prevê-se a discussão a discussão de textos e a análise de tendências demográficas e integração de diferentes formas e fontes de informação, promovendo a aquisição de novo conhecimento, mas também o desenvolvimento de pensamento crítico, capacidade de argumentação e comunicação oral dos estudantes. Prevê-se, ainda, a realização de aulas práticas (que consistem na resolução de exercícios práticos apresentados num enunciado pela docente) para aplicação de ferramentas de análise demográfica e operacionalização de conceitos, com vista à consolidação da aprendizagem através da experimentação, de forma acompanhada e supervisionada, numa abordagem também formativa. O método ativo (colaborativo) implica o envolvimento de cada estudante em atividades práticas que exigem colaboração e trabalho em grupo, como a resolução de trabalhos práticos propostos em aula, a realização de um trabalho ao longo do semestre e a participação no contexto de sala de aula. O trabalho colaborativo é incentivado para promover a troca de conhecimentos e a construção conjunta do saber. Procura-se, desta forma, promover uma aprendizagem ativa, a cooperação entre pares e o desenvolvimento de competências interpessoais e de trabalho em equipa. Não obstante o reconhecimento da importância do trabalho colaborativo, haverá espaço para o desenvolvimento de trabalho individual, se essa for a opção do/a estudante. O trabalho autónomo previsto no âmbito da unidade curricular é fundamental para o aprofundamento dos conteúdos abordados, a consolidação pela prática, a identificação de questões a esclarecer e debater em contexto de aula, de orientação tutorial ou de trabalho de grupo, possibilitando a consolidação de conhecimentos adquiridos e o desenvolvimento de competências de natureza reflexiva e argumentativa.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Sendo uma cadeira com uma forte componente metodológica e teórico-prática, pretende-se que a inter-relação e operacionalização dos conhecimentos adquiridos aconteça ao longo do semestre, de forma intercalada com a aquisição de conteúdos, permitindo um contacto direto com as fontes de informação, os instrumentos de análise e uma leitura crítica e contextualizada dos resultados obtidos e analisados. Nesse sentido, a coerência entre os objetivos de aprendizagem (OA) e as metodologias de ensino desenvolve-se da seguinte forma: As aulas com um maior pendor expositivo permitem uma introdução aos conteúdos teóricos e metodológicos centrados, sobretudo, nos OA1 e OA2, mas percorrem todos os objetivos de aprendizagem. As aulas e o acompanhamento de cada estudante, com recurso a metodologias demonstrativas, participativas e ativas, e o acompanhamento tutorial centrados na operacionalização, aplicação e articulação de conceitos, instrumentos e metodologias, mas também na reflexão crítica, debate e trabalho colaborativo centram-se nos OA3 a OA7. As metodologias de ensino e os métodos de avaliação estão estruturados de forma a garantir que os objetivos de aprendizagem sejam atingidos e mensuráveis. O trabalho desenvolvido em grupo, numa abordagem ativa e colaborativa incentiva o debate e a reflexão sobre temas demográficos atuais, promovendo a aquisição de conhecimento fundamental, bem como revisão de literatura em torno de temas atuais e de interesse para o grupo ou estudante e o desenvolvimento de competências de comunicação e trabalho em equipa. A realização de teste individual permite avaliar a compreensão dos conceitos fundamentais e a capacidade de aplicação dos métodos de análise demográfica. Os trabalhos práticos permitem avaliar as competências dos/as estudantes na realização de análises demográficas utilizando conceitos, instrumentos metodológicos e fontes de informação adequadas, promovendo a aplicação prática e a resolução de exercícios concretos. O trabalho temático final avalia a capacidade de as/os estudantes aplicarem, de forma integrada, todos os conhecimentos adquiridos em todo o percurso programático previsto, desde as formulações teóricas e conceptuais em torno da ciência demográfica até à pesquisa autónoma e análise e reflexão em torno de tendências reveladas pelos fenómenos demográficos em diferentes contextos. O exame final avalia, de forma abrangente, o conhecimento adquirido ao longo do semestre, garantindo que os estudantes dominam todos os conceitos e métodos lecionados.

Observações / Observations


Na elaboração dos diferentes trabalhos, o uso de ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT, deve ser devidamente referenciado, incluindo a prompt utilizada para a geração de conteúdos.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Nazareth, J. Manuel (2004). Demografia. A Ciência da População. Lisboa: Presença Bandeira, M. Leston, Pintassilgo, Sónia C. (2018), Introdução à Demografia. Trabalhos práticos, Lisboa, Escolar Editora Bandeira, Mário Leston (2004). Demografia: objecto, teorias, métodos. Lisboa: Escolar Editora Bandeira, Mário Leston (1996). Demografia e Modernidade. Família e Transição Demográfica em Portugal. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda. United Nations (2023). Demographic Yearbook 2022. Department of Economic and Social Affairs. New York: United Nations

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


World Health Organization (2002), Active Ageing: a policy framework, Genebra, WHO Preston, Samuel H., Heuveline, P. e Guillot, M. (2001). Demography: Measuring and Modeling Population Processes. Oxford: Blackwell.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-31