Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02852
Acrónimo :
02852
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular visa dar a conhecer as diferentes perspetivas teóricas ao nível da etiologia e sistemas de classificação em Psicopatologia, bem como apresentar uma introdução a diferentes tipos de perturbações psicopatológicas relevantes para a intervenção em serviço social.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O/A estudante que complete com sucesso esta unidade curricular deverá ser capaz de: OA1. Saber definir psicopatologia de várias perspetivas e enquadrar o conceito num contexto histórico e cultural. OA2. Caracterizar e distinguir diferentes modelos etiológicos e abordagens teóricas em psicopatologia. OA3. Identificar diferentes sistemas de classificação em psicopatologia. OA4. Identificar as principais psicopatologias em adultos e em crianças e adolescentes.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução à psicopatologia 1.1. Evolução do conceito de psicopatologia 1.2. Dimensão sociocultural na compreensão da psicopatologia 1.3. Fatores de vulnerabilidade, fatores de stress; fatores protetores e resiliência 2. Teorias e modelos etiológicos em psicopatologia 2.1. Abordagem biomédica 2.2. Abordagem psicodinâmica 2.3. Abordagem fenomenológico existencial 2.3. Abordagem comportamental-cognitiva 2.4. Abordagem ecológica ou sistémica 3. Sistemas de classificação e diagnóstico 3.1. Objetivos, vantagens e limitações 3.2. Sistema de classificação da APA (DSM-5) e WHO (ICD-11) 4. Reconhecer e distinguir psicopatologias em crianças, adolescentes e adultos 4.1. Perturbação de externalização na infância e adolescência 4.2. Perturbação de internalização na infância e adolescência 4.3. Perturbações do humor 4.4. Perturbações da ansiedade 4.5. Perturbações psicóticas 4.6. Demências 4.7. Outras perturbações do adulto

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA 1: Em CP 1 os alunos refletem criticamente sobre a evolução do conceito de psicopatologia, numa perspetiva histórica a cultural, contrastando diferentes perspetivas, seus pontos fortes, comunalidades e críticas a cada uma delas. Têm também oportunidade de conhecer diferentes fatores de vulnerabilidade e de proteção associados à psicopatologia em geral. OA 2: O CP 2 permite aos alunos contrastar diferentes teorias modelos etiológicos da psicopatologia (e.g., abordagem psicodinâmica, abordagem fenomenológico existencial), e refletir criticamente sobre as mesmas a partir da apresentação de casos práticos. OA 3: Em CP 3 os alunos tomam contacto com diferentes sistemas de classificação nosológicos usados na atualidade, refletindo acerca dos seus objetivos, vantagens e limitações. OA 4: O CP 4 possibilita aos alunos aprofundar conhecimentos acerca das características clínicas das principais psicopatologias, ao longo do ciclo vital, a partir da discussão de casos práticos.

Avaliação / Assessment


O/as aluno/as podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre inclui a realização de: (1) dois testes individuais escritos (70%); (2) um trabalho de grupo escrito (30%). Ficam aprovados os alunos que tenham nota mínima em cada elemento de avaliação de pelo menos 7.5 valores, e média final igual ou superior a 9.5 valores. A avaliação por exame realiza-se por exame individual escrito (100%). Ficam aprovados os estudantes obtenham uma classificação final de pelo menos 9.5 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC consistirá em aulas de carácter teórico-prático, onde se pretende apresentar os quadros teóricos de referência com participação dos alunos e reflexão dialogada sobre as temáticas, o visionamento de vídeos. A estratégia pedagógica procurará estimular o pensamento crítico sobre os temas abordados e o desenvolvimento de competências básicas de aplicação dos conhecimentos a casos práticos apresentados em texto e/ou em vídeo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Cada metodologia de ensino está intimamente relacionada com os objetivos de aprendizagem: i) Metodologia Expositiva (apresentação de quadros teóricos de referência e princípios): Todos ii) Metodologia participativa (exercícios de pequeno e grande grupo em aula, discussão de casos e videos): OA1, 3 e 4 iii) Metodologia activa (realização de trabalhos de grupo): OA3 e 4 iv) Auto-estudo (trabalho autónomo): Todos Para além das horas de contacto e horário de atendimento semanal, o auto-estudo inclui pesquisa e leitura da bibliografia para trabalho de grupo, elaboração do relatório escrito, e estudo para os testes individuais.

Observações / Observations


Não aplicável

Bibliografia Principal / Main Bibliography


American Psychiatric Association (2022). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, DSM-5-TR (5th ed, Text Revision). American Psychiatric Association Publishing. Andrasik, F. (Ed.) (2005). Comprehensive handbook of personality and psychopathology, Adult psychopathology (Vol. 2). Wiley. Blackwell., Maddux, J.E. & Winstead, B. (2019). Psychopathology: Foundations for a contemporary understanding. Routledge. Beidel, D.C. & Frueh, B.C. (2018). Adult Psychopathology and diagnosis (8th ed.) Wiley Correia, D. T. (2013). Manual de Psicopatologia (2ª ed.). Lidel. Davey, G (2021). Psychopathology: Research, Assessment and treatment in clinical psychology. BPS. Mash, E., & Barkley, R., (Ed.) (2014). Child psychopathology (3rd ed). Guildford Press. Maddux, J.E. & Winstead, B. (2012). Psychopathology: Foundations for a contemporary understanding (3ª ed.). Routledge.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Adams, H., & Sutker, P. (Ed.) (2001). Comprehensive handbook of psychopathology (3rd ed). Springer. Correia, D. T. (2013). Manual de Psicopatologia. Lidel. Craighead, W. E., Miklowitz, D. J., Craighead, L. W. (2017). Psychopathology: History, diagnosis, and empirical foundations (3 rd ed.). John Wiley & Sons. Dilys, D. & Bhugra, D. (2004). Models of Psychopathology. Open University Press. Figueira, M.L., Sampaio, D., & Afonso, P. (Eds.) (2014). Manual de psiquiatria clínica. Lidel. Kendall, P. C. & Cormer, J.S. (2010). Childhood Disorders (2nd ed). Psychology Press. Monteiro, P. (2014). Psicologia e Psiquiatria da Infância e Adolescência. Lidel. Pio Abreu, J.L. (2001). Como tornar-se doente mental. Editora Quarteto. Pio Abreu, J.L. (2015). Introdução à Psicopatologia Compreensiva. FCG. Pires, C.M.L. (2003). Manual de Psicopatologia: uma abordagem biopsicossocial. Editorial Diferença.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-25