Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum.
Objetivos Gerais / Objectives
A unidade curricular visa dar a conhecer as diferentes perspectivas teóricas ao nível da etiologia e sistemas de classificação em Psicopatologia, bem como apresentar uma introdução aos principais diferentes tipos de perturbações psicopatológicas relevantes para a intervenção em serviço social.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
A unidade curricular de Abordagens à psicopatologia visa dar a conhecer as diferentes abordagens teóricas ao nível da psicopatologia geral, bem como familiarizar os alunos com as principais categorias diagnósticas. O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1. Saber definir psicopatologia de várias perspetivas e enquadrar o conceito num contexto histórico e cultural. OA2. Reconhecer os principais sistemas de classificação em psicopatologia. OA3. Caracterizar e distinguir diferentes abordagens teóricas em psicopatologia. OA4. Identificar as principais perturbações psicopatológicas.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Módulo 1. Introdução à Psicopatologia 1.1 Diferentes conceitos de psicopatologia, incluindo dimensão sociocultural e histórica 1.2 Principais sistemas de diagnóstico em psicopatologia Módulo 2: Teorias e Abordagens Teóricas 2.1 Abordagem biológica 2.2 Abordagem psicodinâmica 2.3 Abordagem comportamental-cognitiva 2.4 Abordagem ecológica ou sistémica Módulo 3. Principais Psicopatologias 3.1 Perturbações do Humor 3.2 Perturbações da Ansiedade 3.3 Esquizofrenia e Perturbações Psicóticas 3.4 Perturbações Neuropsicológicas (Demências) 3.5 Perturbações do uso de substâncias 3.6 Psicopatologia da Criança e do Adolescente
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC todos os objectivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (Módulos). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: Módulo 1 - OA 1 e 2 Módulo 2 - OA 3 Módulo 3 - OA 4
Avaliação / Assessment
Em avaliação periódica, espera-se que os alunos participem nas aulas, realizem um trabalho prático e uma frequência: - Trabalho de grupo sobre uma perturbação específica à sua escolha de acordo com uma abordagem (apresentação em aula 20% e trabalho escrito 20%). - Frequência (60%) Os alunos que não estiverem inscritos ou que reprovem na avaliação periódica poderão ir a um exame final (100%). Os elementos da avaliação têm a nota mínima de 9,5 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC consistirá em aulas de carácter teórico-prático, onde se pretende apresentar os quadros teóricos de referência com participação dos alunos e reflexão dialogada sobre as temáticas, o visionamento de vídeos e apresentação e discussão dos trabalhos de grupo. A estratégia pedagógica procurará estimular o pensamento crítico sobre os temas abordados e o desenvolvimento de competências básicas de aplicação dos conhecimentos a casos práticos apresentados em texto e/ou em vídeo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Cada metodologia de ensino está intimamente relacionada com os objetivos de aprendizagem: i) Metodologia Expositiva (apresentação de quadros teóricos de referência e princípios): Todos ii) Metodologia participativa (exercícios de pequeno e grande grupo em aula, discussão de casos e videos): OA1, 3 e 4 iii) Metodologia activa (realização de trabalhos de grupo): OA3 e 4 iv) Auto-estudo (trabalho autónomo): Todos Para além das horas de contacto e horário de atendimento semanal, o auto-estudo inclui pesquisa e leitura da bibliografia para trabalho de grupo (30h); preparação da apresentação (15h); elaboração do relatório escrito (25h); estudo para o exame individual (38h) e exame/frequência (2h).
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Mash, E., & Barkley, R., (Ed.) (2014). Child psychopathology (3ª Edição). New York: Guildford Press. (PS.122 Chi,1 3ªed) (PS.122 Psy,8) Maddux, J.E. & Winstead, B. (2012). Psychopathology: Foundations for a contemporary understanding (3ª ed.). NY: Routledge. Beidel, D.C. & Frueh, B.C. (2018). Adult Psychopathology and diagnosis (8ª ed.) Hoboken: Wiley (PS.122 BEI*Adu). Andrasik, F. (Ed.) (2005). Comprehensive handbook of personality and psychopathology, Adult psychopathology (Vol. 2). New York: Wiley. PS.122 Com,2 v.2) American Psychiatric Association (2013). DSM-V Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. Washignton, DC: Author. (PS.122 APA*Dia) Adams, H., & Sutker, P. (Ed.) (2001). Comprehensive handbook of psychopathology (3rd ed). New York: Springer. (PS.122 Com,3)
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Monteiro, P. (2014). Psicologia e Psiquiatria da Infância e Adolescência. Lisboa: Lidel. Módulo 3. Correia, D. T. (2013). Manual de Psicopatologia. Lisboa: Lidel. Módulo 2. Pires, C.M.L. (2003). Manual de Psicopatologia: uma abordagem biopsicossocial. Leiria: Ed Diferença. Pio Abreu, J.L. (2015). Introdução à Psicopatologia Compreensiva. Lisboa: FCG. Módulo 1. Pio Abreu, J.L. (2001). Como tornar-se doente mental. Coimbra: Editora Quarteto.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16