Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02852
Acrónimo :
02852
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular visa dar a conhecer as diferentes perspetivas teóricas ao nível da etiologia e sistemas de classificação em Psicopatologia, bem como apresentar uma introdução a diferentes tipos de perturbações psicopatológicas relevantes para a intervenção em serviço social.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O/A estudante que complete com sucesso esta unidade curricular deverá ser capaz de: OA1. Saber definir psicopatologia de várias perspetivas e enquadrar o conceito num contexto histórico e cultural. OA2. Caracterizar e distinguir diferentes modelos etiológicos e abordagens teóricas em psicopatologia. OA3. Identificar diferentes sistemas de classificação em psicopatologia. OA4. Identificar as principais psicopatologias em adultos e em crianças e adolescentes.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução à psicopatologia 1.1. Evolução do conceito de psicopatologia 1.2. Dimensão sociocultural na compreensão da psicopatologia 1.3. Fatores de vulnerabilidade, fatores de stress; fatores protetores e resiliência 2. Teorias e modelos etiológicos em psicopatologia 2.1. Abordagem biomédica 2.2. Abordagem psicodinâmica 2.3. Abordagem fenomenológico existencial 2.4. Abordagem humanista 2.5. Abordagem comportamental-cognitiva 2.6. Abordagem ecológica ou sistémica 2.7. Análise crítica às limitações e forças das diferentes abordagens 3. Sistemas de classificação e diagnóstico 3.1. Objetivos, vantagens e limitações 3.2. Sistema de classificação da APA (DSM-5) e WHO (ICD-11) 4. Conhecer psicopatologias em crianças, adolescentes e adultos 4.1. Perturbação de externalização e internalização na infância e adolescência 4.2. Perturbações do humor 4.3. Perturbações da ansiedade 4.4. Perturbações psicóticas 4.5. Outras perturbações do adulto

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


OA 1: Em CP 1 os alunos refletem criticamente sobre a evolução do conceito de psicopatologia, numa perspetiva histórica a cultural, contrastando diferentes perspetivas, seus pontos fortes, comunalidades e críticas a cada uma delas. Têm também oportunidade de conhecer diferentes fatores de vulnerabilidade e de proteção associados à psicopatologia em geral. OA 2: O CP 2 permite aos alunos contrastar diferentes teorias modelos etiológicos da psicopatologia (e.g., abordagem psicodinâmica, abordagem fenomenológico existencial), e refletir criticamente sobre as mesmas a partir da apresentação de casos práticos. OA 3: Em CP 3 os alunos tomam contacto com diferentes sistemas de classificação nosológicos usados na atualidade, refletindo acerca dos seus objetivos, vantagens e limitações. OA 4: O CP 4 possibilita aos alunos aprofundar conhecimentos acerca das características clínicas das principais psicopatologias, ao longo do ciclo vital, a partir da discussão de casos práticos.

Avaliação / Assessment


O/as aluno/as podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre inclui a realização de: (1) um teste individual escrito (40%); (2) um trabalho de grupo escrito (30%); (3) a participação individual e assíncrona num fórum online (i.e. plataforma moodle) (30%). Ficam aprovados os alunos que média final igual ou superior a 9.5 valores. A avaliação por exame realiza-se por exame individual escrito (100%). Ficam aprovados os estudantes obtenham uma classificação final de pelo menos 9.5 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC consistirá em aulas de carácter teórico-prático, onde se pretende apresentar os quadros teóricos de referência com participação dos alunos e reflexão dialogada sobre as temáticas, o visionamento de vídeos. A estratégia pedagógica procurará estimular o pensamento crítico sobre os temas abordados e o desenvolvimento de competências básicas de aplicação dos conhecimentos a casos práticos apresentados em texto e/ou em vídeo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Cada metodologia de ensino está intimamente relacionada com os objetivos de aprendizagem: i) Metodologia Expositiva (apresentação de quadros teóricos de referência e princípios): Todos ii) Metodologia participativa (exercícios de pequeno e grande grupo em aula, discussão de casos e videos): OA1, 3 e 4 iii) Metodologia activa (realização de trabalhos): OA3 e 4 iv) Estudo autónomo (trabalho autónomo): Todos Para além das horas de contacto e horário de atendimento semanal, o auto-estudo inclui pesquisa e leitura da bibliografia para trabalho de grupo, elaboração do relatório escrito, e estudo para os testes individuais.

Observações / Observations


Não aplicável

Bibliografia Principal / Main Bibliography


American Psychiatric Association (2022). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, DSM-5-TR (5th ed, Text Revision). American Psychiatric Association Publishing. Andrasik, F. (Ed.) (2005). Comprehensive handbook of personality and psychopathology, Adult psychopathology (Vol. 2). Wiley. Blackwell., Maddux, J.E. & Winstead, B. (2019). Psychopathology: Foundations for a contemporary understanding. Routledge. Beidel, D.C. & Frueh, B.C. (2018). Adult Psychopathology and diagnosis (8th ed.) Wiley Correia, D. T. (2013). Manual de Psicopatologia (2ª ed.). Lidel. Davey, G (2021). Psychopathology: Research, Assessment and treatment in clinical psychology. BPS. Mash, E., & Barkley, R., (Ed.) (2014). Child psychopathology (3rd ed). Guildford Press. Maddux, J.E. & Winstead, B. (2012). Psychopathology: Foundations for a contemporary understanding (3ª ed.). Routledge.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Adams, H., & Sutker, P. (Ed.) (2001). Comprehensive handbook of psychopathology (3rd ed). Springer. Correia, D. T. (2013). Manual de Psicopatologia. Lidel. Craighead, W. E., Miklowitz, D. J., Craighead, L. W. (2017). Psychopathology: History, diagnosis, and empirical foundations (3 rd ed.). John Wiley & Sons. Dilys, D. & Bhugra, D. (2004). Models of Psychopathology. Open University Press. Figueira, M.L., Sampaio, D., & Afonso, P. (Eds.) (2014). Manual de psiquiatria clínica. Lidel. Kendall, P. C. & Cormer, J.S. (2010). Childhood Disorders (2nd ed). Psychology Press. Monteiro, P. (2014). Psicologia e Psiquiatria da Infância e Adolescência. Lidel. Pio Abreu, J.L. (2001). Como tornar-se doente mental. Editora Quarteto. Pio Abreu, J.L. (2015). Introdução à Psicopatologia Compreensiva. FCG. Pires, C.M.L. (2003). Manual de Psicopatologia: uma abordagem biopsicossocial. Editorial Diferença.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-06-16