Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Serviço Social
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Aprovação no Estágio em Serviço Social I
Objetivos Gerais / Objectives
Experienciação do exercício profissional em diferentes campos da intervenção em Serviço Social e compreensão da matriz de avaliação aplicada á prática profissional.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
- Utilizar metodologias específicas do Serviço Social na intervenção profissional; - Aplicar instrumentos técnicos de operacionalização das políticas públicas e sociais na resposta às necessidades sociais nos diferentes contextos sócio - institucionais; - Elaborar indicadores de avaliação da prática do Serviço Social; - Relacionar o saber ético-deontológico com o exercício da prática como assistente social.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
I-Dimensão teórico-metodológica do Estágio 1.Instrumentos de prova e de suporte à prática profissional; 2. Estratégias de intervenção na articulação: instituição, rede e interprofissionalidade; 3.Indicadores de avaliação aplicados aos resultados da prática 4- Análise crítica/reflexiva sobre a prática de estágio para a formação em Serviço Social II-Dimensão prática do Estágio 1. A Supervisão e o acompanhamento social no exercício profissional; 2.Dimensões ético-deontológicas da profissão; 3. Ferramentas, programas, plataformas de registo de dados da prática profissional. 4. Procedimentos de avaliação da prática.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem têm subjacentes a consolidação de competências que exigem metodologias mais participativas por parte do estudante, desenvolvendo uma postura analítica e crítica no sentido do exercício profissional e da compreensão da profissão. -O programa organiza-se em 2 partes articuladas entre si: uma decore em sala de aula com o professor da UC e uma outra decorre no local de trabalho do assistente social (Estágio) com a supervisão técnica do profissional. - Todo o programa promove um compromisso de aprendizagem entre teoria e prática sem fazer uma separação entre ambas de forma a desenvolver competências de aprendizagem sustentadas numa prática informada no conhecimento.
Avaliação / Assessment
A avaliação ocorre numa única vez em 1ª ou 2ª época e inclui: Avaliação quantitativa: Plano de estágio integrado na intervenção da unidade de Serviço Social: 10% (entrega: Fevereiro) Portefólio de estágio em plataforma digital: 10% (entrega: Março) Matriz de indicadores de avaliação da prática de estágio: 10% (entrega: Abril) Relatório de estágio: 45% (entrega: Junho) Avaliação do orientador de estágio: 25% (entrega: Junho) Os estudantes tem de cumprir com uma assiduidade mínima, distribuida da seguinte forma: - Presença no seminário= 80% do total das sessões; - Presença em Tutoria individual= 80% das sessões - Carga Horária na Instituição = 360 horas (distribuídas em 18 semanas (20h/semana) Nota: Esta UC não dá acesso à avaliação por exame.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Ensino-aprendizagem; -Supervisão pedagógica (grupal e individual); -Técnicas ativas (métodos ativos de comunicação, brainstorming, role-playing e outras). - Supervisão técnica individual e em equipa profissional. - Desenvolvimento de plataformas digitais de depósito do portefólio de estágio, documentação técnica e registos diários incluindo o diário de campo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem têm subjacentes a consolidação de competências que exigem metodologias participativas, desenvolvendo uma abordagem analítica e crítica com impacto na profissão.
Observações / Observations
--
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Garcia, Tomás Fernandez; Parra, Antonio Ares (Coords.), (2002), Servicios Sociales: Dirección, Gestión y Planificación, Madrid, Ciencias Sociales - Vasconcelos, Eduardo Mourão, (2002), Complexidade e Pesquisa Interdisciplinar. Epistemologia e Metodologia Operativa, 4ª Ed., São Paulo, Ed. Vozes - Hepworth, Dean; Rooney, Ronald H.; Rooney, Glenda Dewberry; Strom-Gottfried, Kimberly; Larsen, JoAnn, (2010), Direct Social Work Practice. Theory and Skills, USA, Brooks/ Cole CENGAGE Learning. - Nelda Rodríguez; PIAZZE, Leonardo Oneto (2001), Perspectivas Metodológicas en Trabajo Social, Buenos Aires, Espacio Editorial - Monnink, Herman (2017) The Social Workrs Toolbox. RudtledgeTaylor and Francis Group. London and New York. - Coulshed, Veronica and Joan Orme (2012). Social Work Practice. Fifth edition. Palgrave macmillan editor. England
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Le Sociographe. Interventions Sociales . Travail Social. Direction de Didier Wouters. Champ Social Editions.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-23