Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02853
Acrónimo :
02853
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
18.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
414.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
12.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
450.0h/sem
Trabalho Autónomo :
0.0
Horas de Trabalho Total :
450.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Aprovação no Estágio em Serviço Social I

Objetivos Gerais / Objectives


Experienciação do exercício profissional em diferentes campos da intervenção em Serviço Social e compreensão da matriz de avaliação aplicada á prática profissional.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


- Utilizar metodologias específicas do Serviço Social na intervenção profissional; - Aplicar instrumentos técnicos de operacionalização das políticas públicas e sociais na resposta às necessidades sociais nos diferentes contextos sócio - institucionais; - Elaborar indicadores de avaliação da prática do Serviço Social; - Relacionar o saber ético-deontológico com o exercício da prática como assistente social.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I-Dimensão teórico-metodológica do Estágio 1.Instrumentos de prova e de suporte à prática profissional; 2. Estratégias de intervenção na articulação: instituição, rede e interprofissionalidade; 3.Indicadores de avaliação aplicados aos resultados da prática 4- Análise crítica/reflexiva sobre a prática de estágio para a formação em Serviço Social II-Dimensão prática do Estágio 1. A Supervisão e o acompanhamento social no exercício profissional; 2.Dimensões ético-deontológicas da profissão; 3. Ferramentas, programas, plataformas de registo de dados da prática profissional. 4. Procedimentos de avaliação da prática.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem têm subjacentes a consolidação de competências que exigem metodologias mais participativas por parte do estudante, desenvolvendo uma postura analítica e crítica no sentido do exercício profissional e da compreensão da profissão. -O programa organiza-se em 2 partes articuladas entre si: uma decore em sala de aula com o professor da UC e uma outra decorre no local de trabalho do assistente social (Estágio) com a supervisão técnica do profissional. - Todo o programa promove um compromisso de aprendizagem entre teoria e prática sem fazer uma separação entre ambas de forma a desenvolver competências de aprendizagem sustentadas numa prática informada no conhecimento.

Avaliação / Assessment


Avaliação ocorre numa única vez em 1ª ou 2ª época e inclui: - Presença no seminário = 80% do total das sessões; - Presença em Tutoria - 80% das sessões Avaliação quantitativa: - Avaliação do orientador de estágio = 25%; - Portefólio de estágio em plataforma digital = 20%; - Relatório de estágio II (limite de 30 páginas) = 45%; - Participação = 10%. Nota: Esta UC não dá acesso à avaliação por exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Ensino-aprendizagem; -Supervisão pedagógica (grupal e individual); -Técnicas ativas (métodos ativos de comunicação, brainstorming, role-playing e outras). - Supervisão técnica individual e em equipa profissional. - Desenvolvimento de plataformas digitais de depósito do portefólio de estágio, documentação técnica e registos diários incluindo o diário de campo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem têm subjacentes a consolidação de competências que exigem metodologias participativas, desenvolvendo uma abordagem analítica e crítica com impacto na profissão.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Garcia, Tomás Fernandez; Parra, Antonio Ares (Coords.), (2002), Servicios Sociales: Dirección, Gestión y Planificación, Madrid, Ciencias Sociales - Vasconcelos, Eduardo Mourão, (2002), Complexidade e Pesquisa Interdisciplinar. Epistemologia e Metodologia Operativa, 4ª Ed., São Paulo, Ed. Vozes - Hepworth, Dean; Rooney, Ronald H.; Rooney, Glenda Dewberry; Strom-Gottfried, Kimberly; Larsen, JoAnn, (2010), Direct Social Work Practice. Theory and Skills, USA, Brooks/ Cole CENGAGE Learning. - Nelda Rodríguez; PIAZZE, Leonardo Oneto (2001), Perspectivas Metodológicas en Trabajo Social, Buenos Aires, Espacio Editorial - Monnink, Herman (2017) The Social Workrs Toolbox. RudtledgeTaylor and Francis Group. London and New York. - Coulshed, Veronica and Joan Orme (2012). Social Work Practice. Fifth edition. Palgrave macmillan editor. England

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Le Sociographe. Interventions Sociales . Travail Social. Direction de Didier Wouters. Champ Social Editions.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16