Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02854
Acrónimo :
02854
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


NA

Objetivos Gerais / Objectives


- Promover conhecimentos específicos teórico-práticos da intervenção do Serviço Social nas Organizações de Saúde. A articulação com as redes sociais e com as políticas de saúde e de qualidade; - Desenvolver o pensamento critico e proactivo com relação a novas realidades das pessoas doentes e suas redes de suporte social, familiar e comunitárias.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


- Intervenção do Serviço Social nos diferentes campos de atuação nos domínios da saúde, - Aplicação de conhecimentos e de respostas sociais na resolução de problemas nos diversos contextos de saúde numa prespectiva biopsicossocial e multidisciplinar; - Analisar e refletir sobre a prática diferenciada do Assistente Social que trabalha com determinadas patologias.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I. Organização do Serviço Social na Saúde 1. Percurso histórico e legislativo do Serviço Social na saúde 2.Estruturas e funcionamento das Organizações de saúde 3.Políticas de saúde II. Processo e método diferenciado da intervenção do Serviço Social na saúde nos diferentes contextos: 1.Intervenção social nos cuidados de saúde primários 2. Intervenção social em contexto hospitalar 3. Intervenção social na RNCCI III. Avaliação das necessidades biopsicossociais 1. Aspetos genéricos da doença e o seu impacto na rede de suporte informal 2. Articulação intra e intermultidisciplinar 3. Continuidade de cuidados IV- A qualidade da intervenção Social: princípios e práticas 1. Domínios e dimensões de qualidade (equidade, acessibilidade, humanização? saúde.) 2. Boas práticas de intervenção social na saúde.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A definição dos conteúdos teve por base os objetivos da Unidade Curricular, iniciando-se pela caracterização organizacional/institucional; Contextualização/estudo dos componentes que caracterizam a unidade de intervenção do Serviço Social na Saúde. Aborda os métodos e técnicas do Serviço Social na Saúde e introduz a avaliação das necessidades e da qualidade.

Avaliação / Assessment


- 1 Teste individual (50%) - Trabalho de grupo (10p) (50%) O trabalho consiste numa análise crítica de um caso de Serviço Social no contexto da Saúde.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas expositivas acompanhadas de espaços de debate, análise e reflexão. Exposição de casos práticos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino baseada no modelo de teoria/prática integra elementos teóricos e reflexivos, promovendo espaços de aprendizagem ativa através da qual o aluno desenvolve competências nos domínios de conhecimento teórico-metodológico na área da saúde, orientados pelos objetivos de aprendizagem definidos para Unidade Curricular.

Observações / Observations


De acordo com o Despacho 31/2020 foram feitas as seguintes alterações ao processo de avaliação, comunicadas aos estudantes: -Os instrumentos de avaliação mantêm-se, mas a avaliação em 1ª época será feita online

Bibliografia Principal / Main Bibliography


? Masfret C. D. (2012), El Diagnóstico Social Sanitario, Colección Manuales ? Masfret C. D. (2008), El trabajo social sanitario: Atención primaria y atención especializada, teoría y práctica, Editor: Siglo XXI de España Editores ? Furtado, C., Pereira, J. Equidade e Acesso aos Cuidados de Saúde. Lisboa: Alto Comissariado da Saúde 2010. Disponível em http://www.acs.min-saude.pt/pns2011-2016/files/2010/08/EA1.pdf. ? Carvalho, I, M. (2012) Serviço Social na Saúde, Editora Pactor ? Ministério da Saúde (1999). Saúde um compromisso ? A estratégia de saúde para virar do século (1998-2002). Lisboa. Ministério da Saúde. ? Equidade e Acesso aos cuidados de Saúde, Furtado Cláudia, Pereira João, (2010), Disponivel em http://www.observaport.org/sites/observaport.org/files/EA1.pdf,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


? NATIONAL ASSOCIATION OF SOCIAL WORKERS( 2005) Standards for Social Work Practice in Health Care Settings , Disponivel em http://www.socialworkers.org/practice/standards/naswhealthcarestandards.pdf ? Australian Association of Social Workers ( AASW) (2013) Practice Standards : Disponivel em http://www.aasw.asn.au/document/item/4551 ? Altschuld W. J and Witkin R.B. ( 1999) From Needs Assessment to action : Transfroming needs into solution strategies, Sage Publications; ? Manual de Boas Práticas para os Assistentes Sociais da Saúde na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, DGS, 2006: Disponível em http://www.dgs.pt/upload/membro.id/ficheiros/i008206.pdf

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16