Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Serviço Social
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
NA
Objetivos Gerais / Objectives
- Reconhecer os fundamentos teóricos das metodologias de Serviço Social aplicadas à saúde - Explorar os conceitos de saúde e doença a partir de uma perspetiva biopsicossocial e espiritual
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
- Dominar os aspetos teóricos, práticos e éticos da intervenção do Serviço Social no contexto da saúde - Aplicar conhecimentos e respostas sociais na resolução de problemas nos diversos contextos de saúde numa perspetiva integral e multidisciplinar - Analisar e refletir sobre a prática diferenciada do Assistente Social em diferentes contextos da saúde
Conteúdos Programáticos / Syllabus
I. Organização do Serviço Social na Saúde 1. Percurso histórico e legislativo do Serviço Social na saúde 2.Estruturas e funcionamento das Organizações de saúde 3.Políticas de saúde II. Processo e método diferenciado da intervenção do Serviço Social na saúde nos diferentes contextos: 1.Intervenção social nos cuidados de saúde primários 2. Intervenção social em contexto hospitalar 3. Intervenção social na RNCCI III. Avaliação das necessidades biopsicossociais 1. Aspetos genéricos da doença e o seu impacto na rede de suporte informal 2. Articulação intra e intermultidisciplinar 3. Continuidade de cuidados IV- A qualidade da intervenção Social: princípios e práticas 1. Domínios e dimensões de qualidade (equidade, acessibilidade, humanização? saúde.) 2. Boas práticas de intervenção social na saúde.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A definição dos conteúdos teve por base os objetivos da Unidade Curricular, iniciando-se pela caracterização organizacional/institucional; Contextualização/estudo dos componentes que caracterizam a unidade de intervenção do Serviço Social na Saúde. Aborda os métodos e técnicas do Serviço Social na Saúde e introduz a avaliação das necessidades e da qualidade.
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre - 1 Trabalho de grupo (máximo 8 p.) (30%) - Apresentação e discussão individual do trabalho de grupo em contexto de sala de aula (20%) - 1 Teste individual (50%) - Exame final - 100%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas expositivas acompanhadas de espaços de debate, análise e reflexão. Exposição de casos práticos
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia de ensino baseada no modelo de teoria/prática integra elementos teóricos e reflexivos, promovendo espaços de aprendizagem ativa através da qual o aluno desenvolve competências nos domínios de conhecimento teórico-metodológico na área da saúde, orientados pelos objetivos de aprendizagem definidos para Unidade Curricular.
Observações / Observations
De acordo com o Despacho 31/2020 foram feitas as seguintes alterações ao processo de avaliação, comunicadas aos estudantes: -Os instrumentos de avaliação mantêm-se, mas a avaliação em 1ª época será feita online
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Banks, Sarah and Kirsten Nohr (coord.) (2008). Ética Prática para as Profissões do Trabalho Social, Porto Editora Carvalho, Maria Irene (Coord.) (2012). Serviço Social na Saúde, Edições Pactor Idañez, Maria José e Ezequiel, Ander-Egg (2007), Diagnóstico Social: Conceitos e Metodologias, 3ª Ed. Revista e ampliada, Rede Europeia Anti Pobreza / Portugal, ICS Aplicadas, Penagráfica Artes Gráficas, Lda Koprowska, Juliet (2010), Communication and Interpersonal Skills in Social Work – Transforming Social Work Practice Series, UK, Learning Matters ltd Masfret, Dolors Colom (2012), El Diagnóstico Social Sanitario, Colección Manuales Masfret, Dolors Colom (2008), El Trabajo Social Sanitario: Atención Primaria y Atención Especializada, Teoría y Práctica, Editor: Siglo XXI de España Editores. Mondragón, Jasone e Isabel Trigueros (1999), Manual De Prácticas De Trabajo Social En El Campo De La Salud, Madrid, Siglo Veintiuno de España Editores
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
McCoyd, J. L. M., & Kerson, T. S. (2013). Social Work in Health Settings: Practice in Context, Fourth Edition. Routledge Temiz, R. (2024) “Existencial Social Work in Coping with Death and Grief”, Clin Soc Work J. Disponível em https://doi.org/10.1007/s10615-024-00922-5 Adriana Hartemink Cantini, Euzelene Rodrigues Aguiar e Sheila Marta Carregosa Rocha (Coord.) (2018). Direitos Humanos, Grupos Vulneráveis e Violências, Porto Alegre, RS: Editora Fi. Disponível em: https://www.editorafi.org/507direitoshumanos Associação Profissionais Serviço Social (2018). Código Deontológico dos Assistentes Sociais em Portugal. Aprovado na Assembleia Geral da APSS em 25 de outubro de 2018. Disponível em: https://www.eas.pt/wp-content/uploads/2018/12/C%C3%B3digo-Deontol%C3%B3gico-dos-Assistentes-Sociais-C%C3%B3pia-1.pdf Cácer, Anna Novellas et. al, (Coord) (2018), Manual para la Atención Psicossocial y Espiritual a Personas com Enfermedad Avanzadas - Intervención Social, Ed. Obra Social “la Caixa” Manual de Boas Práticas para os Assistentes Sociais da Saúde na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (2006), Direção Geral da Saúde. Disponível em http://www.dgs.pt/upload/membro.id/ficheiros/i008206.pdf McCoyd, J., & Walter, C. (2016). Grief and loss Across the lLfespan: A Biopsychosocial Perspective (2nd ed.). New York, NY: Springer Saleebey, Dennis (2009) (Ed), The Strenghs Perspective in Social Work Practice, Boston, Pearson education Saúde para Todos: transformando economias para fornecer o que importa - Relatório Final do conselho de economia da saúde para todos da OMS. Traduzido por: Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz Antonio Ivo de Carvalho (CEE), Fiocruz/MS – Rio de Janeiro: CEE/Fiocruz, 2023. Vergueiro, E. et al. (2020), Grupos de Ajuda Mútua – Estratégias para a Intervenção Psicossocial, 2ª Edição, Coleção Intervenção, Edições esgotadas
Data da última atualização / Last Update Date
2024-09-05