Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02858
Acrónimo :
02858
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Noções básicas sobre conceitos e teorias económicas

Objetivos Gerais / Objectives


1. Conhecer conceitos e categorias fundamentais de economia política e de integração económica internacional 2. Analisar criticamente as origens e evolução das ordens comercial, produtiva e financeira globais, as teorias/ideias a elas associadas, e os seus impactos económicos, sociais e políticos 3. Compreender os principais desafios contemporâneos associados aos processos de integração económica internacional

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O1 - Conhecimento e compreensão da evolução dos processos de globalização e teorias/ideias a eles associadas, e da arquitectura institucional do sistema económico internacional; O2 - Capacidade de avaliar os principais desafios da economia política global; O3 - Capacidade de elaborar argumentos fundamentados e de os comunicar a outrem.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Economia Política e Globalização: aspectos conceptuais 2. Dinâmicas globais e debates de Economia Política no longo prazo 3. A Ordem do Pós-Segunda Guerra Mundial 4. Neoliberalismo 5. Estados Desenvolvimentistas 6. Repensando a globalização: dinâmicas e desafios contemporâneos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A capacidade de argumentação (O3) é transversal a todos os pontos do programa. O1 é focado sobretudo nos pontos 1-5. O2 é focado sobretudo nos pontos 4 e 6.

Avaliação / Assessment


Avaliação Periódica: Teste (30%) Trabalhos de Grupo (20%) Trabalho individual (50%) Ou Exame Final (100%) Época de Recurso: Exame Final (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


a) Aulas de cariz expositivo b) Discussão de problemas em sala c) Apresentação e discussão de textos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nos trabalhos de grupo e ensaio os alunos terão demonstrar o seu conhecimento dos processos de globalização e teorias/ideias a eles associadas (O1), entender, em regra, desafios contemporâneos (O2) e demonstrar capacidade de argumentar (O3). O teste avaliará sobretudo o mencionado no O1. O Exame Final avaliará tanto o conhecimento dos processos de globalização e das ideias/teorias a eles associadas (O1), assim como desafios e dinâmicas contemporâneas (O2), sendo capacidade argumentativa será necessariamente avaliada na construção das respostas (O3).

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Ravenhill, John (org.) (2020). Global Political Economy, 6th edition, Oxford: Oxford University Press. [E.152 Glo 6ªed. ] Dani Rodrik, The Globalization Paradox, 2011, Oxford UP, Joseph Siglitz, Globalization and its Discontents Revisited, 2017, W.W. Norton and Company,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Acharya, Amitav (2017), After Liberal Hegemony: The Advent of a Multiplex World Order, Ethics and International Affairs 31:3, pp.271-285 Frieden, Jeffry (2006). Global Capitalism: Its fall and rise in the twentieth century. Nova Iorque: Norton Moschella, Manuela and Catherine Weaver (2013), Players, power and paradigms in Manuela Moschella and Catherine Weaver eds., Handbook of Global Economic Governance (London: Routledge) Norloff, Carla (2010), America´s Global Advantage: US Hegemony and International Coooperation (Cambridge: Cambridge University Press) UNDP (2013), Human Development Report 2013, The Rise of the South: Human Progress in a Diverse World (UNDP Publishing) Heillener, Eric (1994), States and the Reemergence of Global Finance: From Bretton Woods to the 1990s (Ithaca: Cornell University Press) Germain, Randall (2013), The historical origins and development of global financial governance in Manuela Moschella and Catherine Weaver eds., Handbook of Global Economic Governance (London: Routledge) UNCTAD (2015), Global Value Chains and South-South Trade, Economic Cooperation and Integration among Developing Countries, United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD) Ravenhill, John (2014), Production Networks in Asia in Saadia Pekkanen, John Ravenhill and Rosemary Foot eds., Oxford Handbook of the International Relations of Asia (Oxford: Oxford University Press) Bannerman, Gordon (2015), The Free Trade Idea in Lisa Martin, ed., Handbook of Political Economy of International Trade (Oxford: Oxford University Press)

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16