Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Relações Internacionais
Departamento / Department
Departamento de História
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Licenciatura ou CV relevante
Objetivos Gerais / Objectives
O Seminário de Especialização Desafios Globais é um curso multidisciplinar que tem por objetivo a análise do quadro de desafios, oportunidades e ameaças que condicionam e configuram processos e políticas internacionais e de desenvolvimento, com realce à compreensão das dinâmicas políticas, económico-financeiras, energéticas e de segurança que os conformam e dos interesses e motivações estratégicas dos principais atores do sistema internacional. O Curso é oferecido como UC opcional do Mestrado de Estudos Internacionais do ISCTE -IUL e é aberto à inscrição de outros estudantes de pós-graduação do ISCTE-IUL, bem como, sob a forma de Escola de Verão, a outros candidatos interessados em estudos internacionais e do desenvolvimento, seja para prosseguimento de estudos ou como preparação profissional nas áreas das relações internacionais, da estratégia, da economia e das ciências sociais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Ao completar com sucesso o Curso, o estudante será capaz de: OA1. Enquadrar a geopolítica, o desenvolvimento e a globalização como vetores e pilares da arquitetura do sistema internacional; OA2. Identificar e analisar as principais dinâmicas internacionais que condicionam a geopolítica, a globalização e o desenvolvimento; OA3. Identificar os atores chave do sistema internacional e respetivos interesses estratégicos; OA4. Explicar a importância de uma abordagem interdisciplinar para a compreensão dos tópicos da UC.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. A Geopolítica e a Economia Global CP2. Transições Energéticas & Mudanças Climáticas CP3. Modelos de Crescimento & Desafios do Desenvolvimento CP4. Ameaças Globais de Segurança CP5. A UE entre Integração e Nacionalismos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
OA1: CP1, CP2, CP3, CP4 OA2: CP1, CP2, CP3, CP4, CP5 OA3: CP1, CP5 OA4: CP1, CP2, CP3, CP4, CP5
Avaliação / Assessment
- Ensaio escrito individual com 2-3 páginas sobre um dos temas abordados nas sessões do curso.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O método de ensino-aprendizagem assenta em seminários com oradores convidados e discussão com os alunos, reforçando a sua capacidade de análise.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os seminários visam a exposição dos principais conteúdos programáticos e sua articulação e debate. O trabalho autónomo dos alunos compõe-se de dois elementos principais: estudo da bibliografia e elaboração do ensaio escrito de 2/3 páginas. A componente de exposição docente e de debate nos seminários e a componente de estudo bibliográfico autónomo tem incidência em todos os OA; o tema do ensaio escrito é proposto pelos alunos, devendo ser um dos temas abordados nos seminários.
Observações / Observations
O Seminário de Especialização é da responsabilidade científica do Mestrado de Estudos Internacionais; na forma de Escola de Verão é oferecido em colaboração com o Centro de Estudos Internacionais do Iscte (CEI-Iscte). Observações sobre a avaliação: De acordo com o Código de Conduta Académica do Iscte, a deteção de plágio ou outras formas de fraude académica nos trabalhos escritos implicam a anulação da prova de avaliação.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bibliography for each seminar will be made available to the students.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-16