Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02859
Acrónimo :
02859
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
20.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Relações Internacionais

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2017/2018

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Licenciatura ou CV relevante

Objetivos Gerais / Objectives


O Seminário de Especialização Desafios Globais é um curso multidisciplinar que tem por objetivo a análise do quadro de desafios, oportunidades e ameaças que condicionam e configuram processos e políticas internacionais e de desenvolvimento, com realce à compreensão das dinâmicas políticas, económico-financeiras, energéticas e de segurança que os conformam e dos interesses e motivações estratégicas dos principais atores do sistema internacional. O Curso é oferecido como UC opcional do Mestrado de Estudos Internacionais do ISCTE -IUL e é aberto à inscrição de outros estudantes de pós-graduação do ISCTE-IUL, bem como, sob a forma de Escola de Verão, a outros candidatos interessados em estudos internacionais e do desenvolvimento, seja para prosseguimento de estudos ou como preparação profissional nas áreas das relações internacionais, da estratégia, da economia e das ciências sociais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Ao completar com sucesso o Curso, o estudante será capaz de: OA1. Enquadrar a geopolítica, o desenvolvimento e a globalização como vetores e pilares da arquitetura do sistema internacional; OA2. Identificar e analisar as principais dinâmicas internacionais que condicionam a geopolítica, a globalização e o desenvolvimento; OA3. Identificar os atores chave do sistema internacional e respetivos interesses estratégicos; OA4. Explicar a importância de uma abordagem interdisciplinar para a compreensão dos tópicos da UC.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. A Geopolítica e a Economia Global CP2. Transições Energéticas & Mudanças Climáticas CP3. Modelos de Crescimento & Desafios do Desenvolvimento CP4. Ameaças Globais de Segurança CP5. A UE entre Integração e Nacionalismos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1: CP1, CP2, CP3, CP4 OA2: CP1, CP2, CP3, CP4, CP5 OA3: CP1, CP5 OA4: CP1, CP2, CP3, CP4, CP5

Avaliação / Assessment


A avaliação da aprendizagem (conhecimentos e competências) inclui: a) Participação ativa nos seminários (10%); b) Ensaio escrito individual com 2/3 mil palavras (90%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O método de ensino-aprendizagem assenta em seminários com recurso a elementos audiovisuais e discussão com os alunos, reforçando a sua capacidade de análise. Aos alunos é indicado um conjunto de leituras prévias por cada tema. Nos seminários poderão participar especialistas convidados

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os seminários visam a exposição dos principais conteúdos programáticos e sua articulação e debate. O trabalho autónomo dos alunos compõe-se de dois elementos principais: estudo da bibliografia e elaboração do ensaio escrito de 2/3 mil palavras. A componente de exposição docente e de debate nos seminários e a componente de estudo bibliográfico autónomo tem incidência em todos os OA; o tema do ensaio escrito é proposto pelos alunos, devendo ser um assunto relevante de um ou mais temas dos seminários.

Observações / Observations


O Seminário de Especialização é da responsabilidade científica do Mestrado de Estudos Internacionais; na forma de Escola de Verão é oferecido em colaboração com o Instituto Marquês de Valle Flor (IMVF) e em ligação com o Clube/Conferências de Lisboa.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Keohane, N.O. & Olmstead, S.M., 2007. Markets and the Environment, Island Press Meer, Nasar (2014): ?Economy, Politics and Sense of Belonging?, Sense of Belonging:11 Rist, Gilbert (2010): The History of Development: From Western Origins to Global Faith, (3rd Ed.) Zed Books Félix Ribeiro, José Manuel (2014): ?Globalisation, Crisis and Security: What Will Be the Map of Global Rivalries in the Horizon 2030? in Globalisation and Security: An Overview, Nova Science Publishers Inc, New York Chris Alden (2008): China in Africa, London, Zed Books Michael Common & Sigrid Stagl (2005): Ecological Economics: An Introduction, Cambridge: Cambridge University Press. Valladão A. (2006): Democratic Hegemony and American Hegemony, Cambridge Review of International Affairs, Volume 19, Number 2, June Robert Kappel (2014): Global Power Shifts and Germany?s New Foreign Policy Agenda, Strategic Analysis, 38:3, 341-352, DOI: 10.1080/09700161.2014.895237

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Daniel Yergin (2011): The Quest: Energy, Security, and the Remaking of the Modern World, Penguin Books Andrew Mumford & Bruno C. Reis (Eds.) (2013): The Theory and Practice of Irregular Warfare: Warrior-Scholarship in Counterinsurgency, London, Routledge

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16