Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Esta Unidade Curricular supõe um domínio mínimo da língua inglesa.
Objetivos Gerais / Objectives
A presente unidade curricular (UC) visa aprofundar conhecimentos e desenvolver aptidões e competências para a elaboração de uma dissertação de mestrado em ciências das emoções. Ao longo da UC são percorridas as diferentes etapas de investigação que visam a) a elaboração do projeto de investigação, b) o desenvolvimento do projeto, sustentado em literatura científica para fundamentação e argumentação sólida, c) a implementação da estratégia metodológica e de análise adequadas ao tipo de investigação, e d) a conclusão do projeto de investigação, a escrita e a apresentação oral do trabalho de dissertação.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O/A estudante que conclua com sucesso esta UC será capaz de: OA1. Conhecer as etapas da elaboração de um projeto de investigação. OA2. Reconhecer e aplicar regras éticas em investigação. OA3. Identificar, delimitar e enquadrar conceptualmente um problema pertinente de investigação. OA4. Elaborar uma revisão de literatura relevante e adequada ao problema formulado utilizando todos os recursos disponíveis para o efeito. OA5. Delinear eficazmente a estratégia metodológica para dar resposta adequada ao problema de pesquisa formulado. OA6. Redigir um projeto de investigação adequado a uma dissertação de mestrado ou trabalho de projeto. OA7. Apresentar oralmente o trabalho efetuado e a argumentação elaborada. OA8. Argumentar e discutir criticamente a favor e contra a sua posição.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1:Etapas e processos na elaboração de um projeto de investigação: Estrutura, fases de desenvolvimento e orientações normativas para a elaboração de um projeto de investigação; CP2:Elaboração da revisão de literatura: Características e objetivos da revisão de literatura; Revisão de literatura e desenvolvimento da argumentação; Planeamento e execução da revisão da literatura. CP3:Delineamento da estratégia metodológica: articulação entre conceptualização e operacionalização. delineamento do plano de estudo; planeamento do processo de análise de dados; questões éticas na investigação CP4:Análise, interpretação dos resultados, discussão e conclusões; e normas de redação de escrita científica; referências, anexos CP5. Preparação para defesa oral
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os CP são expressos em OA que têm o objetivo final de conclusão da dissertação de mestrado como a seguir se explicita: OA1 concretiza-se nem CP1, detalhando as etapas envolvidas na elaboração de projetos de investigação. OA2 é abordado diretamente em CP3, que destaca a importância da ética na investigação, incluindo a necessidade de aprovação por comissões éticas em projetos que envolvem participantes. OA3 e OA4 concretizam-se em CP1 e CP2, que apoiam a fundamentação necessária na definição e enquadramento do problema através de revisão de literatura. OA5 e OA6 estão associados a CP1 a CP4, ao articularem concepção, método, análise e discussão dos resultados, integrando as normas de redação científica. OA7 e OA8 estão associados a CP1 a CP5, abrangendo todas as fases da pesquisa e investigação (da concepção inicial até à preparação para a defesa oral). Assegura que o/as estudantes estão preparado/as para apresentar, defender e discutir criticamente a sua dissertação de forma eficaz.
Avaliação / Assessment
Os seminários coletivos visam preparar os alunos para a escrita final e defesa pública das suas dissertações, mas a conclusão das aulas de seminário não inclui diretamente estas fases finais. Têm como objetivo garantir que o/as estudantes estão preparados e equipados com conhecimentos, aptidões, competências e confiança para apresentar e defender publicamente a sua dissertação ou trabalho de projeto. No entanto, sendo a presença nos seminários fundamental para o desenvolvimento do projeto, será facultada ao júri informação sobre o envolvimento do/a estudante, como elemento adicional de contextualização da avaliação final. A dissertação deve ser apresentada de acordo com as normas e nos prazos estabelecidos pelo Iscte e é defendida em provas públicas onde são avaliadas as componentes técnicas, o trabalho escrito, e a apresentação e defesa. A avaliação final é atribuída após a apreciação e discussão pública da dissertação.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Os seminários incluem componentes expositivas, participativas e ativas que visa, apoiar os estudantes ao longo do ano letivo na sua dissertação de mestrado. Permitem que o/as estudantes apresentem o seu projeto de investigação e interajam com os seus colegas e docentes e investigadores. Nos seminários os/as estudantes são expostos aos vários projetos do/as colegas, permitindo ampliar a sua compreensão de diferentes temas e métodos de investigação na área das ciências das emoções. O ambiente colaborativo incentiva a participação ativa, onde o/as estudantes debatem e analisam os projetos de colegas. O feedback construtivo tanto dos colegas quanto do corpo docente é fundamental para refinar métodos e abordagens de investigação para garantir que o/as estudantes alinham o seu trabalho de acordo com padrões éticos e científicos. Adicionalmente, os alunos submetem relatórios de projeto e de progresso online na plataforma moodle/e-learning. Cada estudante recebe também apoio tutorial ao longo do ano letivo, sendo atribuído/a a um orientador especializado no tema do seu projeto de investigação. Este acompanhamento individualizado proporciona orientação personalizada, oferecendo feedback especializado. O trabalho autónomo do/a estudante ao longo de todo o processo é crucial para o desenvolvimento dos conhecimentos, das aptidões e das competências de investigação necessárias para a conclusão da dissertação. Envolve revisão de literatura científica, execução da metodologia proposta, análise e discussão dos resultados, preparação de apresentações orais para os seminários e a defesa, redação dos relatórios e da dissertação final.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino envolvendo componentes expositivas, participativas e ativas estão alinhadas com os objetivos de aprendizagem (OA), culminando na escrita e defesa de uma dissertação de mestrado. Através dos seminários, o/as estudantes aprofundam conhecimentos e são expostos a vários projetos de investigação na área das ciências das emoções, contribuindo para todos os OA. Ao envolver participação ativa, os estudantes apresentam e discutem criticamente o seu trabalho e envolvem-se em debates sobre os projetos dos seus pares, o que promove a capacidade de reflectir e defender diversos pontos de vista de investigação, alinhado com OA1, OA2, OA3, OA5, OA6, OA7 e OA8. O feedback que recebem nos seminários contribui para melhorar os projetos, apoiando todos os OA. A submissão dos relatórios de projeto e de progresso está alinhado com OA1, OA2, OA3, OA5 e OA6. O apoio contínuo de um/a orientador/a é integral a este processo. Fornecem orientação e feedback personalizado e especializado e mentoria ao longo do processo de investigação, crucial para alinhar a dissertação com padrões científicos e éticos de excelência e apoiar todos os OA. O trabalho autónomo dos estudantes, alinhado a todos os OA, assegura que aplicam o que aprendem nos seminários e no apoio individualizado com os orientadores aos projetos de investigação, o que contribui para enquadrar, analisar e escrever o trabalho científico de forma independente. A defesa pública alinha-se com OA7 e OA8. A combinação destas metodologias de ensino garante que o/as estudantes adquirem conhecimentos num tema específico em ciência das emoções e desenvolvem aptidões e competências na condução e comunicação de investigação de forma eficaz, o que os prepara na sua carreira profissional e a prosseguir estudos de doutoramento.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
APA. (2020). Publication Manual of the American Psychological Association (7th ed.). APA Bishop, D.V. & Thompson, P.A. (2024). Evaluating What works: An Intuitive Guide to Intervention Research for Practitioners. CRC Press. Available online: https://bookdown.org/dorothy_bishop/Evaluating-What-Works/) Bui, Yvonne N. (2014). How to write a master's thesis (2nd ed). Sage. Harrison & Rentzelas (2021). Your psychology dissertation. Sage. Heard, S. B. (2021). The scientist's guide to writing: How to write more easily and effectively throughout your scientific career (2nd ed.). Princeton University Press. Pennington, C. (2023). A student’s guide to Open Science: Using the replication crisis to reform psychology. Open University Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Walliman, N. (2005). Your research project. SAGE. Swetnam, D. (2000). Writing your dissertation: How to plan, prepare and present successful work. How to books. Ridley, D. (2008). The literature review: a step-by-step guide for students. Sage. Reis, H.T., & Judd, C. (2000, eds.). Handbook of research methods in social and personality psychology. Cambridge University Press. Punch, K.F. (2006). Developing effective research proposals. SAGE. Mohrman, S. A. & Lawler III, E. E. (2011). Useful research: advancing theory and practice. Berret-Koehler Publishers. Garrido, M. V. & Prada, M. (Eds.) Manual de competências académicas (pp. 245-280). Sílabo. Hall, C. (1998). Doing a literature review: releasing the social science research. Sage. Hailman, J. P., & Strier B. (2006). Planning, proposing, and presenting science effectively: a guide for graduate students and researchers in the behavioral sciences and biology. Cambridge University Press. Friedland, A., J., & Folt, C. L. (2009). Writing successful science proposals (2ª ed.). Yale University Press Fleming, R. S., & Kowalsky, M. (2021). Survival Skills for Thesis and Dissertation Candidates. Springer International Publishing.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-25