Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02860
Acrónimo :
02860
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
42.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
60.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
7.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
67.0h/sem
Trabalho Autónomo :
983.0
Horas de Trabalho Total :
1050.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Esta Unidade Curricular supõe um domínio mínimo da língua inglesa.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC tem como objetivo desenvolver competências necessárias à elaboração de projetos de investigação adequados a uma dissertação de mestrado. Para o efeito será necessário compreender as diferentes etapas, designadamente: 1) O que é um projeto de investigação? (2) Os passos iniciais da construção do projeto: revisão de literatura e construção do argumento; (3) A concretização das ideias de investigação: estratégia metodológica e finalização do processo; (4) Orientação e acompanhamento dos estudantes no desenvolvimento da dissertação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: OA1. Conhecer as etapas da elaboração de um projeto de investigação; OA2. Identificar, delimitar e enquadrar conceptualmente um problema pertinente de investigação; OA3. Elaborar uma revisão de literatura relevante e adequada ao problema formulado utilizando todos os recursos disponíveis para o efeito; OA4. Delinear eficazmente a estratégia metodológica para dar resposta adequada ao problema de pesquisa formulado; OA5. Redigir um projeto de investigação adequado a uma dissertação de mestrado ou trabalho de projeto; OA6. Apresentar oralmente o trabalho efetuado e a argumentação elaborada. OA7. Argumentar e discutir criticamente a favor e contra a sua posição; OA8. Reconhecer e aplicar regras éticas em investigação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1:Etapas e processos na elaboração de um projeto de investigação: Estrutura, fases de desenvolvimento e orientações normativas para a elaboração de um projeto de investigação; CP2:Elaboração da revisão de literatura: Características e objetivos da revisão de literatura; Revisão de literatura e desenvolvimento da argumentação; Planeamento e execução da revisão da literatura. CP3:Delineamento da estratégia metodológica: articulação entre conceptualização e operacionalização. delineamento do plano de estudo; planeamento do processo de análise de dados; questões éticas na investigação CP4:Análise, interpretação dos resultados, discussão e conclusões; e normas de redação de escrita científica; referências, anexos CP5. Preparação para defesa oral

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os diversos conteúdos do programa (CP) são expressos em objetivos de aprendizagem (OA) que traduzem a aplicabilidade dos conteúdos programáticos. No entanto, mais importante que a transmissão de novos conhecimentos procura-se aplicar as competências já adquiridas para alcançar o objetivo final de conclusão da dissertação de mestrado como a seguir se explicita: OA1: CP1 OA2: CP1, CP2 OA3: CP2 OA4: CP1 a CP4 OA5: CP1 a CP4 OA6: CP1 a CP5 OA7: CP1 a CP5 OA8: CP3

Avaliação / Assessment


A Dissertação deve ser apresentada de acordo com as normas e nos prazos estabelecidos pelo ISCTE-IUL. Será defendida em provas públicas onde se avalia as componentes técnica, o trabalho escrito e a apresentação e defesa pública. A presença nos seminários é fundamental para o desenvolvimento do projeto. Será facultada ao júri informação sobre o envolvimento do/a aluno/a, como elemento adicional de contextualização da avaliação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Componente expositiva e participativa Supervisão individual e em grupo dos projetos de dissertação pelos orientadores e docentes dos seminários. Dissertação defendida em provas públicas onde são avaliadas as componentes: a) técnica; b) trabalho escrito; c) apresentação e defesa. A avaliação final é atribuída após a apreciação e discussão pública da dissertação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino e processos de aprendizagem nas horas de contacto e no trabalho autónomo estão alinhadas com as metodologias de avaliação e ambas com os objetivos de aprendizagem (OA), de acordo com as relações descritas na sequência (Objetivo de aprendizagem - Método de ensino-aprendizagem - Tipo de avaliação). Em todos os tópicos lecionados os objetivos de aprendizagem articulam conhecimentos, aptidões e competências. Esta UC assume um processo de aprendizagem essencialmente ativo. A UC inclui horas de contato que se iniciam com uma componente expositiva e prosseguem com a apresentação e discussão dos trabalhos dos estudantes e respetivo feedback dos docentes. Esta UC contempla horas de trabalho autónomo que incluem o seguinte: - Supervisão individual; definição do problema e revisão de literatura; método e construção dos instrumentos; Recolha dos dados; análise dos dados; escrita da dissertação. Em janeiro, os estudantes deverão entregar o projeto de dissertação e em abril deverão entregar um relatório Intercalar de progresso. São supervisionados nestas sessões de grupo e individualmente os seguintes aspetos: A. COMPONENTE TÉCNICA A1.Originalidade (problema, metodologias usadas, etc.);A2.Qualidade da revisão da literatura (atualidade e relevância);A3.Formulação do problema, objetivos, hipóteses;A4.Metodologia, procedimentos e análises (adequação e rigor);A5.Análise crítica dos resultados obtidos; discussão; soluções propostas;A6.Anexos: pertinência e articulação com o texto. B.COMPONENTE FORMAL E APRESENTAÇÃO ESCRITA;B1.Estrutura geral do trabalho (organização formal; equilíbrio entre secções);B2.Normas APA (resumo; corpo do texto; quadros e figuras; referências);B3.Clareza e qualidade da escrita (clareza, ortografia, sintaxe) C.APRESENTAÇÃO;C1.Clareza e rigor da exposição;C2.Aspectos formais (tempo limite; qualidade dos materiais audiovisuais, etc.);C3.Segurança e capacidade de argumentação;C4.Domínio das temáticas relacionadas com o trabalho D.PROCESSO;D1.Autonomia/independência;D2.Cumprimento prazos;D3.Capacidade argumentativa/crítica;D4.Criatividade/resolução de problemas no processo de investigação;D5.Integridade ética.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Fleming, R. S., & Kowalsky, M. (2021). Survival Skills for Thesis and Dissertation Candidates. Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-030-80939-3_33 Bell, J. (2008). Doing your research project: A guide for first-time researchers in education, health and social science. Open University press. APA. (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.). https://doi.org/10.1037/0000165-000

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Walliman, N. (2005). Your research project. SAGE. Swetnam, D. (2000). Writing your dissertation: How to plan, prepare and present successful work. How to books. Ridley, D. (2008). The literature review: a step-by-step guide for students. Sage. Ridley, D. (2008). The literature review: a step-by-step guide for students. Sage. Reis, H.T., & Judd, C. (2000, eds.). Handbook of research methods in social and personality psychology. Cambridge University Press. Punch, K.F. (2006). Developing effective research proposals. SAGE. Mohrman, S. A. & Lawler III, E. E. (2011). Useful research: advancing theory and practice. Berret-Koehler Publishers. Garrido, M. V. & Prada, M. (Eds.) Manual de competências académicas (pp. 245-280). Sílabo. Hall, C. (1998). Doing a literature review: releasing the social science research. Sage. Hailman, J. P., & Strier B. (2006). Planning, proposing, and presenting science effectively: a guide for graduate students and researchers in the behavioral sciences and biology. Cambridge University Press. Friedland, A., J., & Folt, C. L. (2009). Writing successful science proposals (2ª ed.). Yale University Press Arriaga, P., & Sales, C. M. D. (2016). Como planear a investigação? In M. V. Garrido & M. Prada (Eds.), Manual de competências académicas (pp. 245-280). Sílabo.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-04-22