Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02861
Acrónimo :
02861
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
42.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
60.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
7.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
67.0h/sem
Trabalho Autónomo :
983.0
Horas de Trabalho Total :
1050.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC tem como objetivo desenvolver competências necessárias à elaboração de um trabalho de projeto (TP) adequado à conclusão do mestrado. Esta UC organiza-se em 4 módulos: (i) O que é um trabalho de projeto? (ii) Os passos iniciais da construção do projeto: revisão de literatura e construção do argumento; (iii) A concretização das ideias do trabalho de projeto: estratégia metodológica e finalização do processo; (iv) Orientar e acompanhar os estudantes no desenvolvimento do trabalho de projeto.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: OA1. Conhecer as etapas da elaboração de um trabalho de projeto; OA2. Identificar, delimitar e enquadrar conceptualmente um problema pertinente para um trabalho de projeto; OA3. Elaborar uma revisão de literatura relevante e adequada ao problema formulado utilizando todos os recursos disponíveis para o efeito; OA4. Delinear eficazmente a estratégia metodológica para dar resposta adequada ao problema de pesquisa formulado; OA5. Redigir um trabalho de projeto adequado à conclusão do mestrado; OA6. Apresentar oralmente o trabalho efectuado e a argumentação elaborada. OA7. Argumentar e discutir criticamente a favor e contra a sua posição; OA8. Reconhecer e aplicar regras éticas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Etapas e processos na elaboração do TP: -Estrutura e objetivos do TP -Fases de desenvolvimento do TP -Orientações normativas para elaborar o TP CP2: Elaboração da revisão de literatura: -Características e objetivos da revisão de literatura -Desenvolvimento da argumentação -Planeamento e execução da revisão da literatura -Organização e redação da revisão da literatura CP3: Delineamento da estratégia metodológica de avaliação de necessidades e de desenho do projeto: -Em que consiste a estratégia metodológica: a articulação eNtre conceptualização e operacionalização -Principais opções metodológicas: métodos quantitativos e qualitativos -Delineamento do plano do TP -Planeamento do processo de análise de dados da avaliação de necessidades prévia à elaboração do TP -Questões éticas CP4: Elaboração do TP -Análise de dados (das necessidades) -Discussão e conclusões -Normas de redação de escrita científica -Referências, anexos CP5. Preparação para defesa oral

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os diversos conteúdos do programa (CP) são expressos em objetivos de aprendizagem (OA) que traduzem a aplicabilidade dos conteúdos programáticos. No entanto, mais importante que a transmissão de novos conhecimentos procura-se aplicar as competências já adquiridas para alcançar o objetivo final de conclusão do trabalho de projeto como a seguir se explicita: OA1: CP1 OA2: CP1, CP2 OA3: CP2 OA4: CP1 a CP4 OA5: CP1 a CP4 OA6: CP1 a CP5 OA7: CP1 a CP5 OA8: CP3

Avaliação / Assessment


O trabalho de projeto deverá ser defendido em provas públicas onde serão avaliadas as componentes técnica, a forma do trabalho escrito e a apresentação e defesa pública. A nota desta UC corresponde à nota atribuída ao trabalho de projeto. Critérios de avaliação: A. Componente técnica (30%) B. Componente formal e apresentação escrita (20%) C. Apresentação e defesa pública (20%) D. Processo (Orientador) (30%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


São utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: - Componente expositiva, para apresentação dos conceitos básicos de cada um dos temas abordados - Componente participativa, com análise e resolução de exercícios práticos - Componente de orientação e discussão individual dos trabalhos de projeto - Componente de apresentação do trabalho desenvolvido a nível individual e apresentado ao longo das sessões de supervisão e de seminário organizadas em três blocos de sessões.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino e processos de aprendizagem nas horas de contacto e no trabalho autónomo estão alinhadas com as metodologias de avaliação e ambas com os objetivos de aprendizagem (OA), de acordo com as relações descritas na sequência (Objetivo de aprendizagem - Método de ensino-aprendizagem - Tipo de avaliação). Em todos os tópicos lecionados os objetivos de aprendizagem articulam conhecimentos, aptidões e competências.Esta UC assume um processo de aprendizagem essencialmente ativo no âmbito do qual o/a aluno/a completa 1050h de trabalho. A UC inclui 67 horas de contacto repartidas em blocos de sessões que se iniciam com uma componente expositiva e prosseguem com a apresentação e discussão dos trabalhos dos estudantes e respetivo feedback dos docentes.Nas sessões estão presentes os mestrandos, os orientadores e os Professores responsáveis pelo seminário.Os estudantes entregam um documento que contem os pontos relativos à apresentação. Bloco 1;1.1 Etapas e processos na elaboração de um projeto de investigação; 1.2 Elaboração da revisão de literatura; 1.3 delineamento da estratégia metodológica Bloco 2;2.1.Definição do problema; 2.2.Enquadramento teórico; 2.3.Objetivos Bloco 3;3.1 Definição da amostra; 3.2 Instrumentos; 3.3 Procedimento; 3.4 Resultados esperados e formas de análise Bloco 4-4.1.Apresentação e discussão dos resultados; 4.2.Pistas de discussão Esta UC contempla ainda 983 horas de trabalho autónomo dos estudantes que se dividem do seguinte modo: Supervisão individual (24h); definição do problema e revisão de literatura (100 h); método e construção dos instrumentos (59 h);Recolha dos dados (300 h); Análise dos dados (100 h); Escrita da dissertação (400 h) Em Janeiro os estudantes deverão entregar o Projeto de Dissertação e em Abril deverão entregar um Relatório Intercalar de Progresso.São supervisionados nestas sessões de grupo e individualmente os seguintes aspetos: A.COMPONENTE TÉCNICA A1.Originalidade (problema, metodologias usadas, etc.);A2.Qualidade da revisão da literatura (atualidade e relevância);A3.Formulação do problema, objetivos, hipóteses;A4.Metodologia, procedimentos e análises (adequação e rigor);A5.Análise crítica dos resultados obtidos; discussão; soluções propostas;A6.Anexos: pertinência e articulação com o texto B.COMPONENTE FORMAL E APRESENTAÇÃO ESCRITA;B1.Estrutura geral do trabalho (organização formal; equilíbrio entre secções);B2.Normas APA (resumo; corpo do texto; quadros e figuras; referências);B3.Clareza e qualidade da escrita (clareza, ortografia, sintaxe) C.APRESENTAÇÃO;C1.Clareza e rigor da exposição;C2.Aspectos formais (tempo limite; qualidade dos materiais audiovisuais, etc.);C3.Segurança e capacidade de argumentação;C4.Domínio das temáticas relacionadas com o trabalho D.PROCESSO;D1.Autonomia/independência;D2.Cumprimento prazos;D3.Capacidade argumentativa/crítica;D4.Criatividade/resolução de problemas no processo de investigação;D5.Integridade ética

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Wholey, J. S., Hatry, R. P., & Newcomer, K. E. (2010). Handbook of practical program evaluation. San Francisco: Jossey-Bass. Royse, D., Thyer, B. A., Padgett, D. K. (2010). Program evaluation: an introduction. Belmont: Wadsworth. Punch, K.F. (2006). Developing effective research proposals. Londres: SAGE. Normas orientadoras para a dissertação ou trabalho de projecto de mestrado (ISCTE, 2014) Hailman, J. P., & Strier B. (2006). Planning, proposing, and presenting science effectively: a guide for graduate students and researchers in the behavioral sciences and biology. Cambridge: Cambridge University Press. Bell, J. (2008). Doing your research project: A guide for first-time researchers in education, health and social science. Berkshire: Open University press. APA (2010). Publication Manual of the American Psychological Association. Washington, DC: APA.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Swetnam, D. (2000). Writing your Dissertation: How to Plan, Prepare and Present Successful Work. Oxford: How to books. Ridley, D. (2008). The literature review: a step-by-step guide for students. London: Sage. Prada, M., & Garrido, M. V. (2013). Conhecer as regras do jogo: Uma introdução às normas para escrita científica da American Psychological Association. Psicologia, 27(2), 107-143. LeCroy, K. W., & Mann, J. E. (2008). Handbook of prevention and intervention programs for adolescent girls. Hoboken : John Wiley. Holden, D. J., & Zimmerman, M. A. (2009). A practical guide to program evaluation planning: theory and case examples. Los Angeles: SAGE Publications. Hall, C. (1998). Doing a literature review: releasing the social science research. London: Sage. Friedland, A., J., & Folt, C. L. (2009). Writing successful science proposals (2ª ed.). Yale: Yale University Press Fisher, C. (2007). Researching and writing a dissertation: A guidebook for business students (2ª ed., cap. 1). Essex: Prentice Hall. Bem, D. J. (1995). Writing a review article for Psychological Bulletin. Psychological Bulletin, 118, 172-177. Bartholomew, L. K. et al. (2011). Planning health promotion programs: an intervention mapping approach. San Francisco: Jossey-Bass.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-04-22