Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02862
Acrónimo :
02862
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC visa desenvolver conhecimentos de âmbito teórico, metodológico e empírico nas áreas da intervenção da Promoção da Saúde, tendo subjacente uma perspetiva psicossocial. Especificamente, pretende-se abordar as componentes de avaliação e intervenção neste domínio a partir de temas específicos. Visa-se desenvolver conhecimentos e competências práticas, a par de uma reflexão de carácter especializado e de uma análise crítica

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O estudante que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de:  OA1. Descrever os principais pressupostos teóricos, metodológicos e empíricos nas áreas da promoção da saúde, tendo subjacente uma perspetiva psicossocial.  OA2. Descrever e explicar as principais características da intervenção psicossocial na promoção da saúde em contextos específicos.  OA3. Avaliar e desenhar estratégias de intervenção psicossocial na promoção da saúde em domínios específicos.  OA4. Analisar de forma crítica a investigação empírica e os programas de intervenção nas áreas da promoção da saúde.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. A especificidade da perspetiva psicossocial na promoção da saúde 1.1. Promoção da saúde: conceitos e definições 1.2. Pressupostos 1.3. Métodos de avaliação e de intervenção 1.4. Contextos de promoção da saúde CP2. Fundamentos de avaliação e intervenção na promoção da saúde 2.1. Pressupostos teóricos 2.2. Tipos de intervenção 2.3. Tipos e desenhos de avaliação 2.4. Indicadores e instrumentos de avaliação 3. Áreas específicas de avaliação e intervenção 3.1. Promoção de estilos de vida saudáveis 3.2. Sexualidade, saúde reprodutiva e saúde materno-infantil 3.3. Consumos aditivos e dependências 3.4. Rastreios, vacinação, prevenção de acidentes e segurança rodoviária 3.5. Saúde mental, bem-estar e qualidade de vida 3.6. Envelhecimento ativo e saudável

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Todos os objetivos de aprendizagem são concretizados em conteúdos programáticos. Verifica-se que: - OA1 se concretiza nos conteúdos programáticos 1 e 2. - OA2, OA3 e OA4 se concretizam no conteúdo programático - CP3.

Avaliação / Assessment


1. A avaliação periódica inclui: - um trabalho de grupo consistindo na apresentação sumária, reflexão e avaliação crítica acerca de um programa de promoção da saúde pré-existente (30%) e a respetiva apresentação oral (20%) - teste/frequência individual (50%) Ficam aprovados os/as estudantes que, tendo todas as avaliações superiores a 7.5, obtenham uma média final igual ou superior a 9.5 valores. 2. Exame Final (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas teórico-práticas, laboratoriais e tutoriais, envolvem metodologias expositivas, participativas e ativas (ex. discussão de trabalho prático, exercícios individuais ou de grupo). Os alunos são encorajados a desenvolver trabalhos que lhes permitam contactar com o contexto, aplicar os seus conhecimentos, e desenvolver aptidões e competências específicas neste domínio.   As horas de trabalho autónomo asseguram a leitura da bibliografia base e os trabalhos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas teórico-práticas, laboratoriais e tutoriais, envolvem metodologias expositivas, participativas e ativas (ex. discussão de trabalho prático, exercícios individuais ou de grupo). Os alunos são encorajados a desenvolver trabalhos que lhes permitam contactar com o contexto, aplicar os seus conhecimentos, e desenvolver aptidões e competências específicas neste domínio. As horas de trabalho autónomo asseguram a leitura da bibliografia base e os trabalhos.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bennet, P., & Murphy, S. (1999). Psicologia e promoção da saúde. Lisboa : CLIMEPSI. Ogden, J. (2006). Psicologia da Saúde (2ª ed). Lisboa: CLIMEPSI Stephens, C. (2008). Health Promotion: A Psychosocial Approach. Berkshire: Open University Press. [PS.122 STE*Hea] Friedman, H.S. (Ed) (2011). The Oxford handbook of health psychology Oxford : Oxford University Press. [PS.122 Oxf] Baum, A., Revenson, T.A., & Singer, J. (2012). Handbook of health psychology (2nd ed). New York : Psychology Press. [PS.122 Han,18 2ªed

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bartholomew, L. K. (2011). Planning health promotion programs: an intervention mapping approach. San Francisco: Jossey-Bass. [G.118 Pla] Conner, M., & Armitage, C.J. (2002). The social psychology of food. Buckingham : Open University Press. [PS.122 CON*Soc] DiClemente R. J., Crosby R. A., Kegler M. (2009). Emerging Theories in Health Promotion Practice and Research. (2nd edn). San Francisco: Jossey-Bass. Fernández-Ballesteros, R. (2009). Envejecimiento activo : contribuciones de la psicología. Madrid : Ediciones Pirâmide. [PS.110 FER*Env] Fertman C. I., Allensworth D. D. (2010). Health Promotion Programs: From Theory to Practice. New York: Society for Public Health Education. San Francisco: Jossey-Bas [S.301 Hea,6] Glanz, K., Rimer, B.K., & Viswanath, K. (2008). Health Behavior and Health Education: Theory, Research, and Practice. San Francisco: Jossey-Bass [PS.122 Hea] Harris, M.J. (2010). Evaluating Public and Community Health Programs. San Francisco: Jossey-Bass. [S.301 HAR*Eva] Katz, M.H. (2010). Evaluating Clinical and Public Health Interventions: A Practical Guide to Study Design and Statistics. Cambridge University Press. [S.301 KAT*Eva] McKenzie, J.F., Neiger, B.L., Thackeray, R. (2012). Planning, Implementing, & Evaluating Health Promotion Programs: A Primer (6th edition). Benjamin Cummings [G.118 McK*Pla] Ollhoff, J., & Ollhoff, L. (2004). Getting along : teaching social skills to children and youth. Minnesota : Sparrow Media Group. [PS.124 OLL*Get] Wolfe, D. Et al (1996). The youth relationships manual : a group approach with adolescents for the prevention of woman abuse and the promotion of healthy relationships. Thousand Oaks : Sage. [S.207 You,2] Miller, W.R., & Rollnick, S. (2012). Motivational Interviewing, Third Edition: Helping People Change (Applications of Motivational Interviewing) (3th edition). The Guilford Press. Rosengren, D.B. (2009). Building motivational interviewing skills : a practitioner workbook. New York : Guilford Press. [PS.122 ROS*Bui] Krueger, R.A., & Casey, M.A. (2000). Focus groups : a practical guide for applied research (3rd edition). Thousand Oaks : Sage, [S.112 KRU*Foc 3ªed] Stewart, D.W., Shamdasani, P.N., Rook, D.W. (2007). Focus groups : theory and practice (2nd ed).Thousand Oaks : Sage. [S.113 STE*Foc]

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16