Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC visa desenvolver conhecimentos de âmbito teórico, metodológico e empírico nas áreas da intervenção da Promoção da Saúde, tendo subjacente uma perspetiva psicossocial. Especificamente, pretende-se abordar as componentes de avaliação e intervenção neste domínio a partir de temas específicos. Visa-se desenvolver conhecimentos e competências práticas, a par de uma reflexão de carácter especializado e de uma análise crítica.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O/A estudante que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: OA1. Explicar os principais pressupostos teóricos, metodológicos e empíricos nas áreas da promoção da saúde, tendo subjacente uma perspetiva psicossocial. OA2. Diferenciar e explicar as principais características da intervenção psicossocial na promoção da saúde em contextos específicos. OA3. Analisar criticamente e comparar estratégias de intervenção psicossocial na promoção da saúde em domínios específicos. OA4. Analisar de forma crítica a investigação empírica e os programas de intervenção nas áreas da promoção da saúde.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. A especificidade da perspetiva psicossocial na promoção da saúde 1.1. Promoção da saúde: conceitos e definições 1.2. Pressupostos 1.3. Métodos de avaliação e de intervenção 1.4. Contextos de promoção da saúde 2. Fundamentos de avaliação e intervenção na promoção da saúde 2.1. Pressupostos teóricos 2.2. Tipos de intervenção 2.3. Tipos e desenhos de avaliação 2.4. Indicadores e instrumentos de avaliação 3. Áreas específicas de avaliação e intervenção 3.1. Promoção de estilos de vida saudáveis 3.2. Sexualidade, saúde reprodutiva e saúde materno-infantil 3.3. Consumos aditivos e dependências 3.4. Rastreios, vacinação, prevenção de acidentes e segurança rodoviária 3.5. Saúde mental e bem-estar 3.6. Envelhecimento ativo e saudável
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 e OA 2: Em CP 1 e 2 os alunos aprofundam os seus conhecimentos sobre os conceitos e pressupostos da promoção da saúde à luz de documentos fundadores oficiais nacionais e internacionais, tais como a Declaração de Ottawa, bem assim como dos modelos de mudança de comportamento e métodos de avaliação e de promoção da saúde de base individual e de base populacional. OA 3 e OA 4: Em CP 3 os estudantes exploram diferentes métodos de promoção de saúde a partir da análise de diferentes programas implementados em território nacional, e fora dele, em diferentes contextos, e com diferentes populações-alvo. As discussões orientadas acerca desses programas permitirão o desenvolvimento de competências de análise crítica acerca das componentes destes programas e sua avaliação. O contacto com profissionais do campo de aplicação, permitirão a consolidação destes conhecimentos e o treino de competências, pela simulação da implementação de partes de programas de promoção da saúde em sala de aula.
Avaliação / Assessment
O/as aluno/as podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre inclui a realização de: (1) dois testes individuais escritos (70%); (2) um trabalho de grupo escrito que incidirá sobre a análise crítica de um programa de promoção da saúde (30%). Ficam aprovados os alunos que tenham nota mínima em cada elemento de avaliação de pelo menos 7.5 valores, e média final igual ou superior a 9.5 valores. A avaliação por exame realiza-se por exame individual escrito (100%). Ficam aprovados os estudantes obtenham uma classificação final de pelo menos 9.5 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC combina metodologias expositiva (e.g., técnicas de exposição participada, como a realização tarefas prévias à aula e de exercícios no decorrer da aula), e ativa (e.g. discussões guiadas e tarefas de resolução de problemas). As TP combinam a exposição dos modelos e pressupostos, teóricos, definição de conceitos, e métodos de avaliação e promoção da saúde com a utilização de técnicas de exposição participada. Partem da apresentação de um problema, de um programa de promoção da saúde, ou de um exercício prático a ser analisado, resolvido ou realizado discutido em pequenos grupos, e discutido em grande grupo de forma orientada pelo docente, que sintetiza e integra os conteúdos aflorados e a trabalhar. As PL usam práticas pedagógicas ativas e participativas, com vista ao treino de competências práticas. É privilegiada a modelagem, pelo contacto com profissionais do campo de aplicação e simulação da implementação de partes de programas de promoção da saúde. O trabalho autónomo destina-se ao estudo da bibliografia recomendada e à realização de um trabalho de grupo de consolidação.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino são congruentes com os objetivos de aprendizagem definidos. A UC é constituída por: (1) aulas teórico-práticas combinam uma componente expositiva, a partir da bibliografia de base da UC, com a realização de tarefas individuais e de grupo, que permitam uma melhor compreensão e análise crítica de conteúdos programáticos e a aplicação do conhecimento adquirido. O recurso às práticas pedagógicas ativas assentes em tarefas de resolução de problema, discussões presenciais guiadas, e exercícios de análise crítica de programas de promoção da saúde, permitirão a consolidação e aplicação crítica de conhecimentos (cf. OA 1 a 4) (2) aulas de práticas e laboratoriais, de carácter participativo e ativo, em que se pretende o treino de competências profissionais de implementação de programas de promoção da saúde, pela observação de modelos, e pelo contacto com profissionais do campo de aplicação e exercícios de simulação da implementação de partes dos programas de promoção da saúde por estes desenvolvidos ou implementados nos seus contextos de exercício profissional. Esta componente dirige-se principalmente ao desenvolvimento de aptidões (saber fazer) e atitudes (saber ser), enquadradas nos OA3 e OA. As horas de trabalho autónomo dos estudantes são congruentes com todos os objetivos de aprendizagem, especialmente pela realização do trabalho de grupo que compõe a avaliação ao longo do semestre, com foco na análise crítica de um programa de promoção da saúde.
Observações / Observations
Não aplicável
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bennet, P., & Murphy, S. (1999). Psicologia e promoção da saúde. Climepsi. Cragg, L., Davies, M., & Macdowall, W. (eds.). (2013). Health promotion theory (2nd ed). McGraw-Hill Education. Fertman, C. I., & Grim, M. (eds.). (2022). Health promotion programs: From theory to practice (3rd ed). Society for Public Health Education. Harris, M.J. (2010). Evaluating Public and Community Health Programs. Jossey-Bass. McKenzie, J. F., Neiger, B. L., & Thackeray, R. (2017). Planning, implementing, and evaluating health promotion programs: A primer (7th ed). Pearson. Nutland, W., & Cragg, L. (eds.). (2015). Health Promotion Practice (2nd ed). Open University Press. Snelling, A. M. (ed). (2014). Introduction to health promotion. Josey-Bass. Stephens, C. (2008). Health Promotion: A Psychosocial Approach. Open University Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Bartholomew, L. K. (2011). Planning health promotion programs: An intervention mapping approach. San Francisco: Jossey-Bass. Baum, A., Revenson, T.A., & Singer, J. (2012). Handbook of health psychology (2nd ed). Psychology Press. Bennet, P. (2000). Introduction to clinical health psychology. Open University Press. Conner, M., & Armitage, C.J. (2002). The social psychology of food. Open University Press. DiClemente R. J., Crosby R. A., Kegler M. (2009). Emerging theories in health promotion practice and research (2nd ed). Jossey-Bass. Fernández-Ballesteros, R. (2009). Envejecimiento activo: Contribuciones de la psicologia. Ediciones Pirâmide. Friedman, H.S. (Ed) (2011). The Oxford handbook of health psychology. Oxford University Press. Glanz, K., Rimer, B.K., & Viswanath, K. (2008). Health behavior and health education: Theory, research, and practice. Jossey-Bass. Katz, M.H. (2010). Evaluating clinical and public health interventions: A practical guide to study design and statistics. Cambridge University Press. OCDE/Observatório Europeu dos Sistemas e Políticas de Saúde (2021), Portugal: Perfil de Saúde do País 2021, Estado da Saúde na UE, OCDE, Paris/Observatório Europeu dos Sistemas e Políticas de Saúde, Bruxelas. Ogden, J. (2023). Health psychology: A textbook (7th ed). McGraw Hill. Ollhoff, J., & Ollhoff, L. (2004). Getting along: Teaching social skills to children and youth. Sparrow Media Group. Wolfe, D. Et al (1996). The youth relationships manual: A group approach with adolescents for the prevention of woman abuse and the promotion of healthy relationships. Sage. Miller, W.R., & Rollnick, S. (2012). Motivational interviewing: Helping people change (Applications of motivational interviewing) (3th ed). The Guilford Press. Rosengren, D.B. (2009). Building motivational interviewing skills: A practitioner workbook. New York: Guilford Press. Bibliografia adicional será indicada ao longo do semestre.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-22