Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02863
Acrónimo :
02863
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
12.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular (UC) visa desenvolver conhecimentos de âmbito teórico, metodológico e empírico sobre a influência de diversos contextos e processos psicossociais na adaptação e ajustamento às doenças crónicas. Pretende-se ainda o desenvolvimento de conhecimentos e competências práticas sobre métodos de avaliação e intervenção psicossocial na adaptação à doença.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O/a estudante que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: OA1 - Descrever os principais pressupostos teóricos e metodológicos de uma abordagem psicossocial à adaptação à doença. OA2- Aplicar e interpretar instrumentos de avaliação do ajustamento à doença e qualidade de vida. OA3- Descrever as características clínicas, epidemiológicas e impactos das doenças crónicas. OA4 – Diferenciar, analisar e aplicar métodos e programas de intervenção psicossocial para promoção do ajustamento às doenças crónicas. OA5 - Conhecer os princípios básicos e aplicar os skills para realizar uma entrevista motivacional em contextos de promoção de adaptação à doença.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Introdução à abordagem psicossocial da adaptação à doença 1.1. Doenças crónicas: Definição, epidemiologia e impactos. 1.2. Funcionalidade e Incapacidade: concetualização e avaliação. 1.3. Adaptação vs. ajustamento à doença: Conceitos básicos e modelos psicossociais. 1.4. Avaliação psicossocial do ajustamento à doença e qualidade de vida. CP2: Avaliação e intervenção psicossocial na adaptação às doenças crónicas. 2.1. Características clínicas, epidemiológicas e impactos das dores crónicas, doenças oncológicas, cardiovasculares, metabólicas e infeciosas. 2.2. Metodologias de avaliação e intervenção psicossociais nas dores crónicas, doenças oncológicas, cardiovasculares, metabólicas e infeciosas. CP3: A entrevista motivacional aplicada a contextos de adaptação à doença. 3.1. Princípios básicos: espírito, foco motivacional e estilo de comunicação. 3.2. Treino de skills: questionar, afirmar, parafrasear, dar informação.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos do programa. Desta forma, verifica-se que: - O CP 1 do Programa visa os OA1 e OA2; - O CP 2 do programa visa os OA3 e OA4; - O CP3 visa o OA5.

Avaliação / Assessment


Em avaliação periódica, espera-se que o/as estudantes realizem: 1. Um teste sobre a todos os conteúdos abordados nas aulas (50%). 2. Uma apresentação oral de grupo (35%) de caso sobre dificuldades de ajustmento a doença crónica, com proposta de plano de avaliação e intervenção psicossocial (ver Diretrizes para Trabalho de Grupo). 3. Role-play (individual) de entrevista motivacional (15%) Ficam aprovados estudantes que, tendo em todas as avaliações notas superiores a 9,5 valores, obtenham uma média final igual ou superior a 9,5 valores. O/as aluno/as que não estiverem inscrito/as ou que reprovem na avaliação periódica, poderão realizar a UC em avaliação final que incluirá: um exame (85%) e o role-play da entrevista motivacional (15%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC é constituída por: - Aulas teórico-práticas, onde serão utilizadas metodologias expositivas alternadas com metodologias participativas com recurso a vídeos, exercícios práticos, discussão de casos em grande e pequeno grupo. - Práticas laboratoriais: onde serão utilizadas metodologias de aprendizagem ativa para desenvolvimento de skills de condução de entrevista motivacional (e.g., treino de skills e role-plays), bem como, exposição e análise crítica do progresso do trabalho de grupo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem do/as estudantes, alinhados com os OA. As aulas teórico-práticas em metodologia expositiva, dirigem-se ao desenvolvimento de conhecimentos dos quadros teóricos de referência de todo o programa (OA1-OA4). As aulas teórico-práticas utilizam metodologias participativas, com análise de vídeos, exercícios práticos, ou contacto com profissionais do campo de aplicação, dirigidas principalmente para o desenvolvimento de aptidões (saber fazer) e atitudes (saber ser), enquadradas nos OA1 a OA4. As aulas de prática laboratorial são especialmente baseadas em metodologias ativas, de descoberta, discussão e prática de role-plays, visando sobretudo o desenvolvimento de skills (saber fazer) para o OA5. Nesta práticas laboratoriais os estudantes terão também um papel ativo na exposição e análise crítica sobre o progresso do seu trabalho de grupo. As 113h horas de trabalho autónomo serão utilizadas para a realização de leitura das referências específicas recomendadas, treino e aperfeiçoamento de skills introduzidos nas práticas laboratoriais, pesquisa e elaboração do trabalho de grupo e sua apresentação, preparação para o teste.

Observações / Observations


Horário de atendimento: Sónia Bernardes: 2ª feira das 12 às 13 horas, mediante marcação por e-mail (sonia.bernardes@iscte-iul.pt)

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Chan, F., Cardoso, E.S., & Chronister, J.A. (2009). Understanding Psychosocial Adjustment to Chronic Illness and Disability: A Handbook for Evidence-based Practitioners in Rehabilitation. NY: Springer. Dunn, D.S. (2015). The Social Psychology of Disability. Oxford: Oxford University Press. Kralik, D., Peterson, B., & Coates, V. (2010). Translating Chronic Illness Research Into Practice. Oxford: Wiley. Larsen, P.D. (2016, Ed.). Lubkin's Chronic Illness: Impact and Interventions (9th Ed.). Burligton: Jones and Bartlett Learning. Marini, I., & Stebnicki, M. (2012). The Psychological and Social Impact of Illness and Disability (6th ed.). NY: Springer Morewitz, S. (2006). Chronic Diseases and Health-care: New trends in Diabetes, Arthritis, Osteoporosis, Fibromyalgia, Low-back pain, Cardiovascular Disease and Cancer. New York: Springer. Rollnick, S., Miller, W., Butler, C.C. (2008). Motivational interviewing in health care: Helping patients change behaviour. London:Guilford Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bradley, C. (2013, Ed.). Handbook of Psychology and Diabetes: A Guide to Psychological Measurement in Diabetes Research and Practice. New York: Psychology Press. Cohen S, Underwood L, & Gottlieb B (2000, eds.). Social Support Measurement and Intervention: A Guide for Health and Social Scientists. Oxford University Press. Cordella, M., & Poiani, A. (2014). Behavioural Oncology: Psychological, Communicative, and Social Dimensions. New York: Springer. Feuerstein, M., & Findley, P. (2006). The cancer survivor's guide: The essential handbook to life after cancer. NY: Marlowe & Co. Gatchel, R.J., & Turk, D.C. (1999, Ed.). Psychosocial factors in pain: critical perspectives. NY: The Guilford press. Gurung, R.A. (2005). Health Psychology: A cultural approach. Belmont, CA: Thomson/ Wadsworth. Hales, G. (1996). Beyond disability: Towards an enabling society. London: SAGE. Haslam, C., Jetten, J., Cruwys, T., Dingle, G. A., & Haslam, A. (2018). The New Psychology of Health: Unlocking the Social Cure. London: Routledge. Holland, J. C., Breitbart, W. S., Jacobsen, P. B., Lederberg, M. S., Loscalzo, M. J., & McCorkle, R. S. (2010). Psycho-Oncology (2nd Ed.). New York: Oxford University Press. Jackson, J. (2000). "Camp Pain": Talking with chronic pain patients. Philadelphia: University of Pennsylvania Press. Jetten J, Haslam C, & Haslam A (2011, eds.). The social cure: Identity, Health and Well-being. NY: Psychology Press. LeFort, S., et al. (2015). Living a Healthy Life with Chronic Pain. Boulder: Bull Publising Company. Lorig, K. et al. (2012). Living a Healthy Life with Chronic Conditions: Self-management of Heart disease, Arthritis, Diabetes, Depression, Asthma, Bronchitis, Emphysema, and other physical and mental health conditions. Boulder: Bull Publishing. Major, B., Dovidio, J., & Link, B. (2018, Eds.). The Oxford Handbook of Stigma, Discrimination and Health. New York: Springer. Martz, E., & Livneh, H. (2007). Coping with Chronic Illness and Disability: Theoretical, empirical and clinical aspects. New York: Springer. Pierce G, Sarason B, & Sarason I (1996). Handbook of Social Support and the Family. NY: Plenum press. Pryor, JB, & Reeder, GD (Eds). (1993). The social psychology of HIV infection. New York: Erlbaum Rosengren, D. B. (2009). Building motivational interviewing skills: A practitioner workbook. NY: Guilford Press. Royer. A. (1998). Living with Chronic Illness: Social and Psychological Dimensions. Westport: Praeger. Steinberg, M. P. & Miller, W.R. (2015). Motivational interviewing in diabetes care. New York: The Guilford Press. Turk, D., & Melzack, R. (2001). Handbook of Pain Assessment. New York: The Guilford press WHO (2005). Guia do principiante: para uma linguagem comum de funcionalidade, incapacidade e saúde: CIF: World Health Organization. Lisboa: Secretariado Nacional para a reabilitação e Integração das Pessoas com deficiência.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16