Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02868
Acrónimo :
02868
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sistemas de Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Na edição desta UC no curso MSIAD não existem pré-requisitos

Objetivos Gerais / Objectives


Apresentar aos alunos os fundamentos de estratégia empresarial. Dotar os alunos de uma visão integradora e crítica sobre os sistemas de informação estratégicos para a gestão de desempenho das organizações e apoio à tomada de decisão estratégica, com ênfase nas abordagens de balanced scorecard e gestão da qualidade. Pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade de desenhar e criticar diferentes balanced scorecards e que sejam capazes de aplicar os conceitos leccionados a um caso de estudo numa determinada área de negócio. Os alunos devem igualmente ser capazes de implementar dashboards para a tomada de decisão a nível estratégico.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Para obter sucesso nesta UC o aluno deverá ser capaz de: OA1. Descrever os princípios fundamentais das abordagens de Balanced Scorecard (BSC) e Total Quality Management (TQM) OA2. Formular, implementar e controlar a estratégia organizacional OA3. Reformular a estratégia organizacional OA4. Desenhar um sistema de gestão estratégica usando a abordagem de BSC OA5. Comparar e criticar diferentes mapas estratégicos de BSC OA6. Desenhar um modelo de negócio e proposta de valor para o cliente usando Business Model Canvas e Value Proposition Canvas OA7. Descrever os factores chave de sucesso de implementação de um projecto de BSC OA8. Comparar as abordagens de performance management de BSC e TQM OA9. Desenhar dashboards para a tomada de decisão

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Módulo de Estratégia empresarial: CP1. Estratégia: do Posicionamento ao Movimento CP2. Análise do meio envolvente mediato e imediato CP3. Perspetivas demográfica, económica, política e social CP4. Teoria dos Stakeholders CP5. Modelo das 5 forças de Porter e estratégias genéricas CP6. Qualidade -  principais ideias de Deming CP7. A Teoria baseada nos Recursos Módulo de Sistemas de Informação Estratégicos: CP8. Enquadramento e elementos do Balanced Scorecard CP9. Metodologias de desenvolvimento de BSC CP10. Modelos de negócio e desenho da proposta de valor para o cliente CP11. Factores críticos de sucesso de um projecto de BSC CP12. Princípios fundamentais de TQM. Como medir qualidade no âmbito de um BSC? CP13. Visualização de dados e desenho de dashboards CP14. Alinhamento entre o BSC e os programas de melhoria continua / TQM

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos estão alinhados com os objectivos de aprendizagem da UC através das seguintes dependências: Módulo de Estratégia empresarial: CP. 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7: contribuem para os objectivos de aprendizagem OA. 1, 2, 3, 4, 8 Módulo de BSC: CP8 contribui para OA. 1, 2, 4, 5, 8 CP9 contribui para OA. 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8 CP10 contribui para OA. 6 CP11 contribui para OA. 1, 7, 8 CP12 contribui para OA. 1, 4, 7 CP13 contribui para OA. 4, 9 CP14 contribui para OA. 8

Avaliação / Assessment


As 36h lectivas são divididas em 18h teóricas (T) e 18h Teórico/práticas (TP). As aulas TP são utilizadas para discutir diferentes casos de estudo, exercícios. As aulas TP permitem consolidar os conceitos leccionados nas aulas T; e realizar o acompanhamento e esclarecimento de dúvidas (a cada grupo) sobre o trabalho prático de BSC. | Existem dois tipos de avaliação: contínua e por exame. Avaliação contínua é composta por: 1. Trabalho prático (em grupo): 40% 2. Escrita de artigo síntese com comparação BSC e TQM (em grupo): 20% 3. Teste teórico individual: 40% Grupos compostos por 2 a 4 elementos. A nota mínima para cada instrumento de avaliação é de 10 valores. A nota de exame constitui 100% da nota da UC.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O aluno dispõe de dois métodos de avaliação: avaliação contínua e avaliação por exame. Dado o carácter prático desta UC focada no desenvolvimento de Sistemas de Informação Estratégicos e Business Intelligence, recomenda-se fortemente o método de avaliação contínua que pressupõe o desenvolvimento de um trabalho prático. A avaliação contínua requer uma assistência às aulas consistente ao longo do semestre e o desenvolvimento do trabalho prático em grupo, com reuniões regulares de tutoria com os docentes. O alinhamento entre cada instrumento de avaliação e os objectivos de aprendizagem definidos para a UC é realizado da seguinte forma: - Trabalho prático: OA. 1, 2, 4, 6, 7, 9 - Escrita de artigo síntese com comparação BSC e TQM: OA 1, 7, 8 - Teste teórico individual: OA. todos

Observações / Observations


Relativamente ao plano de estudos do MSIAD, a UC com matéria relevante para esta UC é Sistemas Integrados de Apoio à Decisão. Tendo em conta o Despacho 31/2020 foram feitas as seguintes alterações ao processo de avaliação, que foram comunicadas ao coordenador de ano/curso e aos estudantes: Avaliação periódica: composta por 3 instrumentos de avaliação: Trabalho prático (em grupo): 55% + Escrita de artigo (em grupo): 25% + Teste teórico individual: 20% (realizado online). O exame de segunda época, contando 100% da nota, será realizado presencialmente.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Few, Stephen (2006) Information Dashboard Design - the effective visual communication of data. O'Reilly. J. Dahlgaard, K. Kristensen, G. Kanji (2002) Fundamentals of Total Quality Management. Taylor & Francis Group. R. Kaplan, D. Norton (2004) Strategy Maps: Converting Intangible Assets into Tangible Outcomes, Harvard Business School Press R. Kaplan, D. Norton (2008) The Execution Premium: Linking Strategy to Operations for Competitive Advantage. Harvard Business School Press. Versão traduzida em Português: Prémio de Execução, Edição de Actual Editora, 2009 E. Cardoso (2011) Business Intelligence e Gestão de Performance, in António N. (ed.), Estratégia Organizacional: do mercado à ética. Lisboa, Portugal: Escolar Editora, pp. 167-200. E. Cardoso (2015) Sebenta de SIAD II: Metodologia de desenvolvimento de Balanced Scorecard N. António (2006) Estratégia Organizacional: do posicionamento ao movimento. Edições Silabo

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Evergreen, Stephanie (2016). Effective Data Visualization: The Right Chart for the Right Data. USA. SAGE Publications Ltd Cairo, Alberto (2016). The Truthful Art: Data, Charts, and Maps for Communication. New Riders. Osterwalder, A., Pigner, Y., Smith, A., Bernarda, G., Papadakos, P. 2014. Value Proposition Design, Wiley, New Jersey. Osterwalder, A. & Pigner, Y. 2010. Business Model Generation - a Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers, Wiley, New Jersey. N.G., Olve, J. Roy, M. Wetter (2004) Performance Drivers: a practical guide to using the Balanced Scorecard, John Wiley & Sons, Ltd (original Swedish Edition published in 1997) P. Niven (2005) Balanced Scorecard Diagnostics. Maintaining Maximum Performance, John Wiley & Sons, Inc P. Niven (2003) Balanced Scorecard Step-By-Step for Government and Nonprofit Agencies, John Wiley & Sons, Inc R. Person (2009) Balanced Scorecards & Operational Dashboards with Microsoft Excel, Wiley Publishing, Inc R. Kaplan, D. Norton (2006) Alignment: Using the Balanced Scorecard to Create Corporate Synergies, Harvard Business School Press N. Logothetis (1992) Managing for Total Quality: From Deming to Taguchi and SPC. Prentice Hall B. Dale (2003) Managing Quality (4th Ed). Blackwell Publishing.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16