Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02869
Acrónimo :
02869
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sistemas de Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Esta é uma unidade curricular avançada, do curso de mestrado em Sistemas Integrados de Apoio à Decisão, que pressupõe que os alunos estão familiarizados com o desenvolvimento de sistemas de data warehouse e business intelligence. É fundamental ter conhecimentos de levantamento de requisitos de programa e projeto de DW, modelação dimensional e ETL.

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, desenvolvam competências que lhes permitam, no plano conceptual, compreender os conceitos relacionados com a gestão de projetos, recorrendo a metodologias tradicionais e ágeis, nas respectivas dimensões inerentes e abordar a temática na perspectiva das melhores práticas e standards internacionais. No plano da aplicação prática, pretende-se que os alunos sejam capazes de utilizar os métodos e técnicas abordados para a resolução de problemas reais no âmbito da gestão de projetos de sistemas de Business Intelligence.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Escolher o Ciclo de Vida adequado às características de cada projeto de BI OA2: Identificar e aplicar boas práticas de Gestão de Projeto. Reconhecer a maturidade da Gestão de Projetos de BI. OA3: Planear, monitorizar, controlar e encerrar a Gestão de um Projeto de Business Intelligence, composto pelas componentes de ETL e de Reporting, percorrendo as várias fases de execução. OA4: Utilizar uma metodologia ágil para execução de Projetos de BI. OA5: Ilustrar a gestão da relação com cliente e a gestão de portfolio com projetos reais de BI. OA6: Conhecer os elementos, o âmbito e os intervenientes de um programa de governação de dados. OA7: Identificar e analisar o impacto dos principais fatores críticos de sucesso de projetos de BI.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Gestão Ágil de Projetos: SCRUM CP2: Os Ciclos de Vida de Projeto de BI e suas características. CP3: Boas práticas de Gestão de Projeto de BI e Modelos de Maturidade. CP4: O Planeamento da Gestão de um Projeto de BI. As fases de Análise e Desenho de um Projeto de BI. CP5: A Monitorização e Controlo de um Projeto de BI. As fases de Construção, Pré-Produção, e Produção de um Projeto de BI. Fecho de um Projeto de BI. CP6: Metodologia ágil de execução de um Projeto de BI. CP7: Conceitos e casos práticos de Gestão da relação com o Cliente. Conceitos e casos práticos da Gestão de um Portfolio. CP8: Governação de dados: elementos, âmbito e principais intervenientes. CP9: Fatores críticos de sucesso de projetos de BI.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A interligação entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem (OA) realiza-se da seguinte forma: OA1: CP2 OA2: CP1, CP3 OA3: CP3, CP4, CP5 OA4: CP1, CP6 OA5: CP7 OA6: CP8 OA7: CP9

Avaliação / Assessment


Avaliação contínua, com as componentes: - Participação nas aulas/realização de exercícios (10%) - Realização do trabalho de grupo, apresentações intermédias e apresentação final (90%) Os alunos que reprovarem na avaliação contínua podem fazer um exame na época de recurso (2ª época), contando 100% da nota. É obrigatória a presença dos alunos nas aulas que envolvam a realização de exercícios práticos que sejam considerados para avaliação, nas apresentações intermédias e na apresentação final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1: Expositivas, para apresentação do enquadramento teórico MEA2: Ilustrativas, para exemplificação dos conceitos teóricos em contextos reais MEA3: Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos MEA4: Argumentativas, com apresentação e discussão do trabalho de grupo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e os respectivos objectivos (OA): OA1: MEA1, MEA2, MEA3 OA2: MEA1, MEA2, MEA3 OA3: MEA2, MEA3 OA4: MEA1, MEA2, MEA3 OA5: MEA1, MEA3, MEA4 OA6: MEA1, MEA2 OA7: MEA1, MEA2, MEA4

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Plotkin, D. (2021) Data Stewardship - An Actionable Guide to Effective Data Management and Data Governance (2nd Edition). Academic Press, Elsevier. Ladley, J. (2020) Data Governance - How to Design, Deploy, and Sustain an Effective Data Governance Program (2nd Edition). Academic Press, Elsevier. Lawrence Corr, Agile Data Warehouse Design: Collaborative Dimensional Modeling, from Whiteboard to Star Schema, ISBN 9780956817204 Ralph Hughes, Agile Data Warehousing Project Management, ISBN 9780123964632 Roger S Pressman, Software Engineering: A Practitioner's Approach, 7th Ed, ISBN 0073375977 Carroll, J. (2012). Agile Project Management in Easy Steps. In Easy Steps. Information Technology Project Management - 4th Edition, Jack T. Marchewka, John Wiley and Sons, Inc. A Guide to the Project Management Body of Knowledge Pmbok Guide - 5th Edition: Project Management Institute: Books. (n.d.).

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Moss, L., Atre, S. (2003) Business Intelligence Roadmap - the Complete Project Lifecycle for Decision-Support Applications. Addison-Wesley. DAMA International (2017) DAMA-DMBOK - Data Management Body of Knowledge (2nd Edition). Technics Publications. Carroll, J. (2012). Effective Project Management in Easy Steps. In Easy Steps. Meredith, J. R., Mantel, S. J., & Jr. (2011). Project Management: A Managerial Approach. John Wiley & Sons. Materiais diversos fornecidos pelos docentes da UC.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16