Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sistemas de Informação
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Esta é uma unidade curricular avançada, do curso de mestrado em Sistemas Integrados de Apoio à Decisão, que pressupõe que os alunos estão familiarizados com o desenvolvimento de sistemas de Data Warehouse (DW) e Business Intelligence (BI). É fundamental ter conhecimentos de levantamento de requisitos de programa e projeto de DW/BI, modelação dimensional e ETL.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, desenvolvam competências que lhes permitam, no plano conceptual, compreender os conceitos relacionados com a gestão de projetos, recorrendo a metodologias tradicionais e ágeis, nas respectivas dimensões inerentes e abordar a temática na perspectiva das melhores práticas e standards internacionais. No plano da aplicação prática, pretende-se que os alunos sejam capazes de utilizar os métodos e técnicas abordados para a resolução de problemas reais no âmbito da gestão de projetos de sistemas de Data Warehouse e Business Intelligence. Pretende-se também que os alunos desenvolvam capacidade crítica de análise dos desafios inerentes à execução de projetos de BI, a nível ético e de governação de dados.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: Escolher o Ciclo de Vida adequado às características de cada projeto de BI OA2: Identificar e aplicar boas práticas de Gestão de Projeto. Reconhecer a maturidade da Gestão de Projetos de BI. OA3: Planear, monitorizar, controlar e encerrar a Gestão de um Projeto de Business Intelligence, composto pelas componentes de ETL e de Reporting, percorrendo as várias fases de execução. OA4: Utilizar uma metodologia ágil para execução de Projetos de BI. OA5: Ilustrar a gestão da relação com cliente e a gestão de portfolio com projetos reais de BI. OA6: Identificar e analisar os desafios da ética e do Regulamento Geral de Proteção de Dados no âmbito dos projetos de BI OA7: Conhecer os elementos, o âmbito e os intervenientes de um programa de governação de dados. OA8: Comparar diferentes modelos de avaliação de maturidade de Business Intelligence OA9: Identificar e analisar o impacto dos principais fatores críticos de sucesso de projetos de BI.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: Gestão Ágil de Projetos: SCRUM CP2: Os Ciclos de Vida de Projeto de BI e suas características. CP3: Boas práticas de Gestão de Projeto de BI e Modelos de Maturidade de BI. CP4: O Planeamento da Gestão de um Projeto de BI. As fases de Análise e Desenho de um Projeto de BI. CP5: A Monitorização e Controlo de um Projeto de BI. As fases de Construção, Pré-Produção, e Produção de um Projeto de BI. Fecho de um Projeto de BI. CP6: Metodologia ágil de execução de um Projeto de BI. CP7: Conceitos e casos práticos de Gestão da relação com o Cliente e da Gestão de um Portfolio. CP8: Ética e Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) CP9: Governação de dados: elementos, âmbito e principais intervenientes. CP10: Fatores críticos de sucesso de projetos de BI.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A interligação entre os conteúdos programáticos (CP) e os objetivos de aprendizagem (OA) realiza-se da seguinte forma: OA1- Escolha do ciclo de vida do projeto de BI: CP2 OA2- Boas práticas de Gestão de Projeto e maturidade: CP1 (SCRUM) e CP3 OA3- Planear, monitorizar, controlar e encerrar a gestão de um projeto de BI: CP3, 4 e 5 OA4- Utilizar uma metodologia ágil para execução de projetos de BI: CP1, 6 OA5- Relação com cliente e gestão de portfolio de projetos de BI: CP7 OA6- Identificar e analisar os desafios da ética e RGPD em projetos de BI: CP8 OA7- Programa de governação de dados: CP9 OA8- Comparar modelos de avaliação de maturidade de BI: CP3 OA9- Identificar e analisar o impacto dos fatores críticos de sucesso de projetos de BI: CP9
Avaliação / Assessment
O aluno dispõe de dois métodos de avaliação: avaliação ao longo do semestre e avaliação por exame (para 100% da nota). Dado o carácter prático desta UC, recomenda-se o método de avaliação ao longo do semestre que inclui o desenvolvimento de um projeto. A avaliação ao longo do semestre é composta pelas seguintes componentes: - Projeto (em grupo, com nota individual) (90%): inclui entregas e apresentações intermédias e uma apresentação final. - Participação nas aulas/realização de exercícios nas aulas: 10% Nota mínima de 10 nas duas componentes da avaliação ao longo do semestre. Os grupos de trabalho são de 3 a 4 elementos. Não há possibilidade de realização de projetos individuais. Critérios de elegibilidade para a avaliação ao longo do semestre: assiduidade às aulas mínima de 60%. É obrigatória a presença de todos os alunos nas aulas que envolvam a realização de exercícios práticos que sejam considerados para avaliação, nas apresentações intermédias e na apresentação final do projeto. O projeto tem quatro entregas intermédias vinculativas para continuar em avaliação ao longo do semestre e uma apresentação final. Cada grupo receberá feedback informal e formativo sobre as entregas intermédias para permitir melhorar a qualidade do projeto e da apresentação final. Quem não realizar as entregas parciais do projeto passa a ser avaliado por exame. A apresentação final do projeto decorre na última semana de aulas. Alternativamente o aluno pode ser avaliado por um exame final que vale 100% da nota, em 1ª época, 2ª época e época especial.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino-aprendizagem inclui quatro metodologias (ME): ME1: Expositivas, para apresentação do enquadramento teórico. ME2: Demonstrativa ou experimental, para exemplificação dos conceitos teóricos em contextos reais, e para o desenvolvimento do projeto prático. ME3: Participativa, para a discussão crítica de casos de estudo e das soluções apresentadas nos projetos, e para a análise e resolução de exercícios práticos de gestão de projetos de BI com recurso a role-playing. ME4: Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, segundo o Planeamento da UC.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os resultados de aprendizagem são alcançados através de uma combinação de aulas expositivas, discussão de casos, realização de exercícios em aula, desenvolvimento do projeto e estudo individual. As aulas expositivas são orientadas para a apresentação dos conceitos teóricos da gestão de projetos aplicado à área de Data Warehouse e Business Intelligence. Os workshops oferecem uma oportunidade para os alunos explorarem, aplicarem e refletirem sobre as temáticas da ética, da aplicação do Regulamento Geral de Proteção de Dados e da governação de dados no âmbito dos projetos de BI. O projeto realizado em grupo permite aos alunos aplicarem os conceitos teóricos lecionados de gestão de projetos de BI num contexto específico. A discussão de casos de estudo e a realização de exercícios práticos em aula, com dinâmicas de grupo e role-playing permite a aplicação e a discussão participativa e crítica dos conceitos lecionados. As apresentações e entregas intermédias do projeto oferecem uma oportunidade para os alunos explicarem as suas decisões e refletirem sobre a aplicação dos conceitos lecionados, obtendo feedback formativo. O alinhamento entre os objetivos de aprendizagem e cada metodologia de ensino-aprendizagem definidas para a UC é realizado da seguinte forma: ME1: Todos os OA. ME2: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5 ME3: OA5, OA6, OA7, OA8, OA9 ME4: Todos os OA.
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Materiais diversos fornecidos pelos docentes da UC. - A Guide to the Project Management Body of Knowledge PMBOK Guide - 7th Edition (2021) Project Management Institute. - Marchewka, J.T. (2012) Information Technology Project Management - 4th Edition. Wiley. - Carroll, J. & Morris, D. (2012). Agile Project Management in easy steps – 2nd Edition. In Easy Steps Limited. - Hughes, R. (2012) Agile Data Warehousing Project Management: Business Intelligence Systems Using Scrum - 1st Edition. Morgan Kaufmann. - Corr, L. (2011) Agile Data Warehouse Design: Collaborative Dimensional Modeling, from Whiteboard to Star Schema. DecisionOne Press. - DAMA International (2017) DAMA-DMBOK - Data Management Body of Knowledge (2nd Edition). Technics Publications. - Plotkin, D. (2021) Data Stewardship: An Actionable Guide to Effective Data Management and Data Governance (2nd Edition). Academic Press, Elsevier.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Pressman, R. (2009) Software Engineering: A Practitioner's Approach- 7th Edition. McGraw-Hill Education. - Meredith, J. R., Mantel, S. J., & Jr. (2011). Project Management: A Managerial Approach. John Wiley & Sons. - Carroll, J. (2012). Effective Project Management in Easy Steps. In Easy Steps. - Ladley, J. (2020) Data Governance: How to Design, Deploy, and Sustain an Effective Data Governance Program (2nd Edition). Academic Press, Elsevier. - Moss, L. & Atre, S. (2003) Business Intelligence Roadmap: the Complete Project Lifecycle for Decision-Support Applications. Addison-Wesley.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-08-01