Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sistemas de Informação
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Esta é uma unidade curricular avançada, do curso de mestrado em Sistemas Integrados de Apoio à Decisão, que pressupõe que os alunos estão familiarizados com o desenvolvimento de sistemas de Data Warehouse (DW) e Business Intelligence (BI). É fundamental ter conhecimentos de levantamento de requisitos de programa e projeto de DW/BI, modelação dimensional e ETL.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, desenvolvam competências que lhes permitam, no plano conceptual, compreender os conceitos relacionados com a gestão de projetos, recorrendo a metodologias tradicionais e ágeis, nas respectivas dimensões inerentes e abordar a temática na perspectiva das melhores práticas e standards internacionais. No plano da aplicação prática, pretende-se que os alunos sejam capazes de utilizar os métodos e técnicas abordados para a resolução de problemas reais no âmbito da gestão de projetos de sistemas de Data Warehouse e Business Intelligence. Pretende-se também que os alunos desenvolvam capacidade crítica de análise dos desafios inerentes à execução de projetos de BI, a nível ético e de governação de dados.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: Escolher o Ciclo de Vida adequado às características de cada projeto de BI. OA2: Identificar e aplicar boas práticas de Gestão de Projeto. Reconhecer a maturidade da Gestão de Projetos de BI. OA3: Planear, monitorizar, controlar e encerrar a Gestão de um Projeto de Business Intelligence, composto pelas componentes de ETL e de Reporting, percorrendo as várias fases de execução. OA4: Utilizar uma metodologia ágil para execução de Projetos de BI. OA5: Ilustrar a gestão da relação com cliente e a gestão de portfolio com projetos reais de BI. OA6: Identificar e analisar os desafios da ética e do Regulamento Geral de Proteção de Dados no âmbito dos projetos de BI. OA7: Conhecer os elementos, o âmbito e os intervenientes de um programa de governação de dados. OA8: Comparar diferentes modelos de avaliação de maturidade de Business Intelligence. OA9: Identificar e analisar o impacto dos principais fatores críticos de sucesso de projetos de BI.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: Gestão Ágil de Projetos: SCRUM. CP2: Os Ciclos de Vida de Projeto de BI e suas características. CP3: Boas práticas de Gestão de Projeto de BI e Modelos de Maturidade de BI. CP4: O Planeamento da Gestão de um Projeto de BI. As fases de Análise e Desenho de um Projeto de BI. CP5: A Monitorização e Controlo de um Projeto de BI. As fases de Construção, Pré-Produção, e Produção de um Projeto de BI. Fecho de um Projeto de BI. CP6: Metodologia ágil de execução de um Projeto de BI. CP7: Conceitos e casos práticos de Gestão da relação com o Cliente e da Gestão de um Portfolio. CP8: Ética e Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD). CP9: Governação de dados: elementos, âmbito e principais intervenientes. CP10: Fatores críticos de sucesso de projetos de BI.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
A interligação entre os conteúdos programáticos (CP) e os objetivos de aprendizagem (OA) realiza-se da seguinte forma: OA1- Escolha do ciclo de vida do projeto de BI: CP2 OA2- Boas práticas de Gestão de Projeto e maturidade: CP1 (SCRUM) e CP3 OA3- Planear, monitorizar, controlar e encerrar a gestão de um projeto de BI: CP3, 4 e 5 OA4- Utilizar uma metodologia ágil para execução de projetos de BI: CP1, 6 OA5- Relação com cliente e gestão de portfolio de projetos de BI: CP7 OA6- Identificar e analisar os desafios da ética e RGPD em projetos de BI: CP8 OA7- Programa de governação de dados: CP9 OA8- Comparar modelos de avaliação de maturidade de BI: CP3 OA9- Identificar e analisar o impacto dos fatores críticos de sucesso de projetos de BI: CP9
Avaliação / Assessment
O aluno dispõe de dois métodos de avaliação: avaliação ao longo do semestre e avaliação por exame (para 100% da nota). Dado o carácter prático desta UC, recomenda-se o método de avaliação ao longo do semestre que inclui o desenvolvimento de um projeto. A avaliação ao longo do semestre é composta pelas seguintes componentes: - Projeto (em grupo, com nota individual) (90%): inclui entregas e apresentações intermédias e uma apresentação final. - Participação nas aulas/realização de exercícios nas aulas: 10% Nota mínima de 10 nas duas componentes da avaliação ao longo do semestre. Os grupos de trabalho são de 3 a 4 elementos. Não há possibilidade de realização de projetos individuais. Critérios de elegibilidade para a avaliação ao longo do semestre: assiduidade às aulas mínima de 60%. É obrigatória a presença de todos os alunos nas aulas que envolvam a realização de exercícios práticos que sejam considerados para avaliação, nas apresentações intermédias e na apresentação final do projeto. O projeto tem quatro entregas intermédias vinculativas para continuar em avaliação ao longo do semestre e uma apresentação final. Cada grupo receberá feedback informal e formativo sobre as entregas intermédias para permitir melhorar a qualidade do projeto e da apresentação final. Quem não realizar as entregas parciais do projeto passa a ser avaliado por exame. A apresentação final do projeto decorre na última semana de aulas. Alternativamente o aluno pode ser avaliado por um exame final que vale 100% da nota, em 1ª época, 2ª época e época especial.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Os resultados de aprendizagem são alcançados através de uma combinação de aulas expositivas, discussão de casos, realização de exercícios em aula, desenvolvimento do projeto e estudo individual. As aulas expositivas são orientadas para a apresentação dos conceitos teóricos da gestão de projetos aplicado à área de Data Warehouse e Business Intelligence. Os workshops oferecem uma oportunidade para os alunos explorarem, aplicarem e refletirem sobre as temáticas da ética, da aplicação do Regulamento Geral de Proteção de Dados e da governação de dados no âmbito dos projetos de BI. O projeto realizado em grupo permite aos alunos aplicarem os conceitos teóricos lecionados de gestão de projetos de BI num contexto específico. A discussão de casos de estudo e a realização de exercícios práticos em aula, com dinâmicas de grupo e role-playing permite a aplicação e a discussão participativa e crítica dos conceitos lecionados. As apresentações e entregas intermédias do projeto oferecem uma oportunidade para os alunos explicarem as suas decisões e refletirem sobre a aplicação dos conceitos lecionados, obtendo feedback formativo. O alinhamento entre os objetivos de aprendizagem e cada metodologia de ensino-aprendizagem definidas para a UC é realizado da seguinte forma: ME1: Todos os OA. ME2: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5 ME3: OA5, OA6, OA7, OA8, OA9 ME4: Todos os OA.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O processo de ensino-aprendizagem inclui quatro metodologias (ME): ME1: Expositivas, para apresentação do enquadramento teórico. ME2: Demonstrativa ou experimental, para exemplificação dos conceitos teóricos em contextos reais, e para o desenvolvimento do projeto prático. ME3: Participativa, para a discussão crítica de casos de estudo e das soluções apresentadas nos projetos, e para a análise e resolução de exercícios práticos de gestão de projetos de BI com recurso a role-playing. ME4: Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, segundo o Planeamento da UC.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Materiais diversos fornecidos pelos docentes da UC. - A Guide to the Project Management Body of Knowledge PMBOK Guide - 7th Edition (2021) Project Management Institute. - Marchewka, J.T. (2012) Information Technology Project Management - 4th Edition. Wiley. - Carroll, J. & Morris, D. (2012). Agile Project Management in easy steps – 2nd Edition. In Easy Steps Limited. - Hughes, R. (2012) Agile Data Warehousing Project Management: Business Intelligence Systems Using Scrum - 1st Edition. Morgan Kaufmann. - Corr, L. (2011) Agile Data Warehouse Design: Collaborative Dimensional Modeling, from Whiteboard to Star Schema. DecisionOne Press. - DAMA International (2017) DAMA-DMBOK - Data Management Body of Knowledge (2nd Edition). Technics Publications. - Plotkin, D. (2021) Data Stewardship: An Actionable Guide to Effective Data Management and Data Governance (2nd Edition). Academic Press, Elsevier.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Pressman, R. (2009) Software Engineering: A Practitioner's Approach- 7th Edition. McGraw-Hill Education. - Meredith, J. R., Mantel, S. J., & Jr. (2011). Project Management: A Managerial Approach. John Wiley & Sons. - Carroll, J. (2012). Effective Project Management in Easy Steps. In Easy Steps. - Ladley, J. (2020) Data Governance: How to Design, Deploy, and Sustain an Effective Data Governance Program (2nd Edition). Academic Press, Elsevier. - Moss, L. & Atre, S. (2003) Business Intelligence Roadmap: the Complete Project Lifecycle for Decision-Support Applications. Addison-Wesley.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-22