Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências e Tecnologias da Informação
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2018/2019
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC tem por objectivo orientar e acompanhar os alunos no desenvolvimento da dissertação de mestrado em Sistemas Integrados de Apoio à Decisão. Deste modo, procura transmitir e consolidar um conjunto de conhecimentos e competências relacionadas com a condução de projetos de investigação nas áreas científicas do mestrado.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Para obter sucesso nesta UC o/a aluno deverá ser capaz de: OA1: Realizar corretamente uma pesquisa bibliográfica utilizando todos os recursos disponíveis para o efeito; OA2: Identificar e formular um problema pertinente para a investigação científica; OA3: Elaborar uma revisão de literatura relevante e adequada ao problema formulado; OA4: Fundamentar a solução proposta utilizando as metodologias e os instrumentos de investigação apropriados ao problema em análise; OA5: Argumentar e discutir criticamente a favor e contra a sua abordagem seguida na dissertação; OA6: Comunicar por escrito e oralmente o trabalho efectuado e a argumentação elaborada.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
A natureza da UC não permite definir um programa com matérias concretas, pois procura aplicar competências já adquiridas para alcançar o objectivo de conclusão da dissertação de mestrado. Não obstante, algumas das matérias constantes da UC compreendem: CP1: Introdução à investigação CP2: Formulação do problema e objectivos de investigação (proposta de dissertação e capítulo de Introdução) CP3: Boas práticas para o desenvolvimento do estado da arte (revisão de literatura) CP4: Metodologias de investigação: design science, case study, action research e investigação por questionário CP5: Boas práticas de escrita científica e apresentação de trabalhos de investigação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos estão alinhados com os objectivos de aprendizagem (OA) da UC através das seguintes dependências: CP1 contribui para OA. 1, 2, 3, 4 e 5 CP2 contribui para OA. 1, 2 e 3 CP3 contribui para OA. 3 CP4 contribui para OA. 2, 4, 5 e 6 CP5 contribui para OA. 6
Avaliação / Assessment
As aulas são seminariais (S), adoptando-se as seguintes metodologias: Expositivas: Apresentação dos princípios de condução de um projecto de investigação, metodologias de investigação e boas práticas de escrita científica Activas: Apresentação do desenvolvimento do trabalho de dissertação Participativas: Discussão dos trabalhos de dissertação A orientação tutorial (OT) destina-se ao acompanhamento individualizado. | A dissertação deverá ser defendida em provas públicas onde se avaliarão as componentes técnica, a forma do trabalho escrito e a apresentação e defesa pública. A Dissertação deve ser apresentada de acordo com as normas e prazos estabelecidos pelo ISCTE-IUL. A presença nos seminários é fundamental para o desenvolvimento do projeto. Será facultada ao júri da dissertação a informação sobre a assiduidade de cada aluno/a aos seminários desta UC.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O alinhamento entre os objectivos de aprendizagem e cada metodologia de ensino-aprendizagem definidas para a UC é realizado da seguinte forma: Expositivas: Todos. Activas: Todos. Ao longo da UC são realizados dois seminários de monitorização da Dissertação ou Projecto: 1. Projecto de Dissertação e Estado da Arte; 2. Relatório de Progresso. Nestes seminários cada aluno apresenta o progresso do seu trabalho, contribuindo-se assim para o progresso regular de cada etapa de condução da Dissertação ou Projecto (OA1 a 5) e desdramatizar a situação de redacção e apresentação pública do trabalho efectuado (OA6). Participativas: Todos. Cada aluno deve apresentar e discutir o seu trabalho em cada um dos dois seminários. A presença e participação nos seminários de monitorização é obrigatória, contribuindo para uma reflexão acerca de cada etapa de condução da Dissertação ou Projecto. O docente coordenador da UC e outros docentes ou investigadores presentes nos seminários de monitorização comentarão as apresentações e aconselharão eventuais alterações, especificações ou leituras que contribuam para aperfeiçoar o trabalho. É obrigatória a entrega e apresentação por parte dos alunos de dois Relatórios Intercalares: 1. Projecto de Dissertação e Estado da Arte; 2. Relatório de Progresso da Dissertação. Estes relatórios devem ser entregues ao docente coordenador da UC antes dos seminários de monotorização. Os comentários serão entregues durante os seminários.
Observações / Observations
Nenhuma.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Zobel, J. (2004) Writing for Computer Science (2nd Edition). Springer. Ridley, D. (2008). The literature review: a step-by-step guide for students. London: Sage. Punch, K.F. (2006). Developing effective research proposals (2nd Ed.) Londres: SAGE. Patton, M. Q. (2002) Qualitative Research & Evaluation Methods, US, Sage Publications, Inc. Briony Oates (2006) Researching Information Systems and Computing. Sage Publications Oliveira, L. A. (2011) Dissertação e tese em Ciência e Tecnologia segundo Bolonha. Guia de boas práticas. Lidel. Normas orientadoras para a dissertação ou trabalho de projeto de mestrado (ISCTE-IUL)
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Walliman, N. (2005). Your research project (2nd Ed.). London. SAGE. Yin, R. 2003. Case Study Research - Design and Methods (3rd edition), Sage Publications. Susman, G., and Evered, R. (1978) An assessment of the scientific merits of action research. Administrative Science Quarterly, Vol. 23, Issue 4, pp. 582-603, Dec. 1978. Simon, H. (1996). The Sciences of the Artificial (3rd edition), Cambridge, Massachusetts, MIT Press. Peffers, K., Tuunanen, T., Rothenberger, M., and Chatterjee, S. (2007-8). A Design Science Research Methodology for Information Systems Research. Journal of Management Information Systems, 24, 45-78 March, S., and Smith G. (1995). Design and natural science research on information technology. Decision Support Systems, 15, 251-266. Järvinen, P. (2007) Action Research is Similar to Design Science. Quality & Quantity, Vol. 41, Number 1, pp. 37-54, Feb. 2007. Hill, M., and Hill, A. (2012) Investigação por Questionário (2ª Edição). Edições Sílabo. Hevner, A., March, S., and Park, J (2004).Design Science in Information Systems Research. MIS Quarterly, 28, 75-105. Baskerville, R., and Wood-Harper, T. (1996). A critical perspective on action research as a method for information systems research. Journal of Information Technology, Vol. 11, Issue 3, pp. 235-246, Sep. 1996. Baskerville, R. (1999). Investigating Information Systems with Action Research. Communications of the Association for Information Systems (AIS), Vol. 2, Issue 3es, Article No. 4, Nov. 1999.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16