Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Serviço Social
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2018/2019
Pré-requisitos / Pre-Requisites
N.a.
Objetivos Gerais / Objectives
-Desenvolver a qualificação da formação em Serviço Social e deficiência, através do aprofundamento dos domínios teórico, ético e metodológico. -Promover o aprofundamento teórico desta área de intervenção
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
- Aplicar os modelos de protecção que enquadram as pessoas com deficiência; -Estruturar uma reflexão ético-deontológico sobre a problemática da pessoa com deficiência; -Analisar e interpretar as metodologias e os instrumentos de diagnóstico e intervenção neste campo de intervenção do Serviço Social.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Fundamentos teóricos e conceptuais na compreensão da problemática da deficiência 2. Modelos de protecção social na deficiência: perspectiva comparada na Europa 3. Valores, Princípios e Dilemas éticos na intervenção com pessoas com deficiência 4. Das necessidades aos Direitos: análise dos diferentes modelos de intervenção 5. As TIC no apoio e independência da pessoa com deficiência
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os Conteúdos programáticos procuram preparar os estudantes para uma intervenção social suportada em saberes teóricos. Em resposta aos objetivos, desenvolvemos um pensamento reflexivo e crítico, não só sobre a própria intervenção mas também sobre a própria realidade social, através dos referenciais teórico-metodológicos e instrumentais.
Avaliação / Assessment
A avaliação é periódica, tendo como elementos: -trabalho individual escrito (60%) -trabalho de grupo(40%) A avaliação por exame consistirá na entrega de um trabalho individual, escrito, de acordo com o calendário académico
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Processo de aprendizagem participativo e baseado na exposição e debate, incluindo a participação de peritos na área
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia de ensino é caracterizada por exposição e debate, promovendo um método reflexivo, expresso nos objectivos da Unidade Curricular aliando o tratamento teórico dos conteúdos programáticos associados a uma dimensão participativa do estudante com vista á compreensão e assimilação dos conteúdos teóricos e a sua pertinência quando aplicados no exercício profissional.
Observações / Observations
N.a.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Oliver, Michael et al (2012) Social Work with disabled People, Palgrave Macmillan Simcock, P. et al (2016) Social Work and disability, Cambridge, Polity Press PINTO, Paula Campos, (2018). From Rights to Reality: Of Crisis, Coalitions, and the Challenge of Implementing Disability Rights in Portugal. Social Policy and Society, 17(1): 133-150. Fontes, F. (2016) Pessoas com deficiência em Portugal, Lisboa, FundaçãoFrancisco Manueldos Santos Bigby, Christine (2012) Social Work and intelectual Disability, Palgrave Macmillan
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Pedroso, Paulo (coord), (2008), Modelos de Protecção Social na Incapacidade - Um Desafio Estrutural na Integração das Pessoas com Deficiência e Incapacidade - Relatório Final French, Sally (2011), Working with Disabled People in policy and practice, Palgrave Macmillan Garcia, E. et al (2015), Disability and Human Rights: Global perspectives, Palgrave Burke, Peter (2008), Disability and Impairment: Working with children and Families,Jessica Kingsley Publishers Barnes, C. et al (2011) Exploring Disability, Cambridge, Polity Press
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16