Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02876
Acrónimo :
02876
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
32.0h/sem
- Presencial (TP) :
32.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
- Presencial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
33.0h/sem
Trabalho Autónomo :
117.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2015/2016

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Esta Unidade Curricular pretende constituir uma introdução geral às grandes temáticas atuais da Psicologia. No seu âmbito serão abordadas as principais orientações teóricas e metodológicas no estudo dos processos mentais, comportamentais e sociais procurando ainda estimular o interesse pela aplicação dos conteúdos lecionados à realidade quotidiana.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1: Conhecer os principais métodos utilizados no estudo empírico dos processo mentais e comportamento humano. OA2: Conhecer os principais resultados da literatura psicológica abordada. OA3: Avaliar criticamente informação alegadamente psicológica, reconhecer pseudociência nos media e limitações na literatura. OA4: Utilizar uma abordagem empírica à resolução de problemas aplicando o raciocínio científico na resposta a questões psicológicas. OA5: Utilizar conceitos e modelos teóricos da psicologia para compreender a relação entre investigação laboratorial básica e sociedade em geral.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.O que é Psicologia?Amplitude de métodos e perspectivas 2.Métodos de Investigação:Observação e experimentação;Ética na investigação 3:Cérebro e Sistema Nervoso:Métodos para estudar o SN;Arquitetura do SN 4.Percepção:Modelos de Rede;Atenção 5.Consciência:Funções da Consciência;Bases neurais da Consciência 6:Aprendizagem:Habituação;Condicionamento Clássico e Instrumental 7.Memória:Aquisição,Armazenamento,Recuperação;Erros de memória 8.Pensamento:Representações,Julgamento,Raciocínio,Tomando de Decisão,Resolução de Problemas 9.Linguagem:Bases da Linguagem,Linguagem e Cognição 10.Inteligência:Abordagem psicométrica,Bases da inteligência 11.Motivação e Emoção:Estados Motivacionais,Emoção e Regulamento Emocional 12.Psicologia Social:Cognição,Influência e Relações Sociais 13.Desenvolvimento:Pré-natal/Infância/Adolescência/idade adulta/avançada 14.Personalidade:Abordagens:traços/psicodinâmica/humanista/sociocognitiva 15.Psicopatologia: Definir,avaliar, e tratar problemas mentais

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Esta UC pretende promover o interesse pela psicologia apresentando conteúdos (CP1/15) que transmitam uma visão geral dos principais tópicos e métodos da disciplina. (OA1/OA2). Outro objetivo é tornar os estudantes consumidores críticos de informação (OA3). Paralelamente à exposição de todos os CPs (CP1/15) espera-se que desenvolvam a sua capacidade de compreender artigos científicos em várias subdisciplinas psicológicas, avaliar criticamente fatos alegadamente psicológicos, e reconhecer pseudociência. A UC pretende ainda incentivar uma abordagem empírica na resolução de problemas (OA4). Completada a UC, os estudantes deverão ser capazes de desenvolver hipóteses claras, operacionalizar variáveis, e usar o raciocínio científico para responder a questões psicológicas. Esta abordagem será desenvolvida e treinada durante a exposição de todos os CPs. Finalmente, a relação entre investigação laboratorial básica e sociedade em geral (OA5) será aprofundada durante a realização do trabalho.

Avaliação / Assessment


Avaliação contínua: Participação em 8h de investigação Trabalho de grupo (40%):?Traduzir um resultado psicológico para público não-científico:artigo (10-15p.),com recomendações para decisores políticos;projeto multimídia (3-5min vídeo,podcast,website,jogo) que explica um resultado psicológico;entrada da Wikipedia. Frequência (60%):CPs abordados. Avaliação Periódica(100%:exame em 1ª / 2ª épocas. Aprovação:notas ≥9.5 em cada instrumento de avaliação, e média final ≥9.5.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas de natureza eminentemente expositiva com apresentação sistemática de casos e aplicações. Para cada conteúdo os alunos recebem informação específica sobre exercícios,leituras e materiais multimédia para aprofundamento e recapitulação das temáticas expostas em aula. O tempo de trabalho autónomo (118h) é distribuído do seguinte modo: 08h(participação em estudos no LAPSO) 30h(aprofundamento da matéria) 38h(frequência:36h preparação+2h teste) 42h(leituras+preparação do trabalho de grupo)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os alunos são encorajados a realizar esta UC em regime de avaliação contínua, uma vez que os vários elementos permitem uma melhor integração da aprendizagem e uma avaliação mais fiável do nível em que os OA foram alcançados com sucesso. Em termos gerais, quer as aulas teóricas-práticas, quer o trabalho autónomo encontram-se alinhados com todos os OA (conhecimento, aptidões e competências). A visão geral fornecida da disciplina de psicologia avaliada na frequência/ exame será apresentada durante as teórico-práticas. Uma metodologia de ensino expositiva, apoiada em casos e demonstrações em que a participação e envolvimento dos alunos é encorajada permitirá concretizar os OA1/2 nomeadamente o conhecimento acerca dos principais resultados da literatura psicológica, bem como a sua compreensão dos métodos que são usados no estudo empírico do comportamento humano e os processos mentais. A perspectiva pedagógica valoriza uma posição ativa durante as aulas, a expressão de pontos de vista e a exposição de dúvidas. Serão ainda incentivando hábitos autónomos de leitura e consolidação e aprofundamento de conhecimentos. Os OA 3-5 serão ainda reforçados através da apresentação e discussão de estudos empíricos, casos, e aplicações dos conteúdos abordados em sala de aula e complementados com leituras, exercícios e materiais multimédia que os estudantes devem realizar como trabalho autónomo. Os OA3-5 serão ainda concretizados através da participação em estudos laboratoriais em psicologia, e respetivo debriefing; A relação entre a ciência laboratório básico e da sociedade mais ampla será um foco de trabalho de grupo, através do qual os alunos irão fornecer a sua própria "tradução" de um resultado psicológico numa política, uma peça popular ou uma entrada na Wikipedia.

Observações / Observations


O ensino universitário promove o desenvolvimento de valores de integridade científica. Por essa razão, os docentes desta UC procuram desenvolver nos estudantes uma conduta socialmente responsável associada a produção de conhecimento. De acordo com as normas em vigor no ISCTE-IUL, a desonestidade intelectual não é tolerada (e.g., plágio); os alunos que copiem nos exames ou trabalhos não serão aprovados. Em caso de dúvida sobre a conduta ética esperada os alunos deverão contactar os docentes.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


-Schacter, D. L., Gilbert, D. T., Wegner, D. M., & Nock, M. K. (2014). Psychology (3rd ed). New York, NY: Worth Publishers. -Gray, P. O. (2011). Psychology. (6th ed). New York, NY: Worth Publishers. -Gleitman, H., Gross, J., & Reisber D. (2011). Psychology (8th ed). New York, NY: Norton & Company -Comer, R., & Gould, E. (2013). Psychology around us. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


A number of shorter readings will be made available on the course e-learning platform. Um conjunto de leituras breves serão disponibilizados eletronicamente na plataforma de e-learning da unidade curricular.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16