Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Comportamento Organizacional
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular visa contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos e competências fundamentais para a identificação das características dos ambientes de trabalho saudáveis,suas causas e consequências, formas de intervenção e papel da gestão de recursos humanos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O estudante que termine esta UC com sucesso será capaz de: OA1: Reconhecer características e benefícios da saúde no trabalho. OA2: Identificar os principais factores que afectam a saúde e o bem-estar no trabalho e analisar formas de os gerir. OA3: Reconhecer os principais modelos e conceitos de saúde e qualidade de vida no trabalho. OA4: Desenvolver a capacidade de avaliar criticamente as opções de gestão adequadas ao desenvolvimento de locais de trabalho saudáveis.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Parte 1. Criar ambientes de trabalho saudáveis 1.1 Segurança e saúde em números 1.2 Os benefícios de ter trabalhadores saudáveis 1.3 Conceitos de saúde e bem estar organizacional. A importância da saúde completa. 1.4 Os desafios do Covid para o bem estar no trabalho Parte 2. Reconhecer o trabalho saudável e não saudável 2.1 Bem-estar e felicidade no trabalho 2.2 Riscos Psicossociais no Trabalho e Stress no Trabalho 2.3 Engagement e burnout 2.4 Agressão no trabalho 2.5 Acidentes de trabalho Parte 3. Desenvolver uma cultura de saúde 3.1 Cultura e Clima de saúde e segurança 3.2 Práticas de Recursos Humanos 3.3 Liderança 3.4 Capital psicológico e Job crafting Parte 4. Avaliar e promover a saúde no trabalho 4.1 Introdução à Avaliação e Intervenção 4.2 Programas integrados de promoção da saúde no trabalho 4.3 Desafios associados à intervenção
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos estão organizados em 4 seções sendo que a primeira parte pretende focar informação e conceitos de base, a segunda parte e a terceira parte incidem nos temas e modelos teóricos que visam a compreensão da saúde e bem estar no trabalho e niveis de intervenção e a última parte visa sistematizar aspetos crítícos na . Os objectivos de aprendizagem estão relacionados entre si e com os conteúdos programáticos (CP). O objectivo de aprendizagem 1 foca as características e benefícios associadas à saúde no trabalho está associado à primeira parte do programa (CP 1.1,1.2). Os objectivos de aprendizagem 2 e 3 cobrem a explicação dos conceitos e modelos chave e as suas características principais (CP1.3, 2.1, 2.2,2.3, 2.4, 2.5, 3.1,3.2, 3.3,3.4). O Objetivo de aprendizagem 4 incide nos instrumentos de avaliação e explicações e exemplos de intervenções que podem ser realizados no contexto de trabalho para desenvolver ambientes mais saudáveis (All the previous and CP 4.1, 4.2, 4.3).
Avaliação / Assessment
Haverá sessões de exposição teórica (metodologias expositivas), sessões teórico-práticas com exercícios e discussão de casos e temas (metodologias participativas). Estão igualmente previstas metodologias ativas com a realização de vários exercícios, estudos de caso e debates. O estudo autónomo corresponde a um total de 119 horas. |Avaliação periódica: -Projeto de Grupo 45%: relatório escrito (com obrigatoriedade de apresentação oral ) -Exercícios realizados nas aulas 5% -Teste individual 50% No projeto de grupo e no teste: classificação mínima de 8 valores em cada um para fazer média, e mínimo de 10 valores na nota final. Os alunos que reprovem, ou optem por não fazer a avaliação periódica, têm Exame final (100%) no qual a aprovação requer a classificação = ou > 10 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Haverá sessões de exposição teórica (metodologias expositivas), sessões teórico-práticas com exercícios e discussão de casos e temas (metodologias participativas). Estão igualmente previstas metodologias ativas com a realização de vários exercícios, estudos de caso e debates. O estudo autónomo corresponde a um total de 119 horas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Esta UC contempla aulas teórico-práticas aulas teórico-práticas que implicam uma articulação entre conhecimentos teóricos fundamentais e a sua aplicação em exercícios, casos práticos, etc. Neste sentido são utilizadas metodologias expositivas e demonstrativas para todos os OA (especialmente OA2 e OA3) e metodologias participativas e de discussão para todos os OA (especialmente OA1 e O4). Sendo que também é necessário, para atingir os objetivos de aprendizagem, que os alunos realizem trabalho autónomo.
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16