Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02878
Acrónimo :
02878
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Comportamento Organizacional

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular visa contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos e competências fundamentais para a identificação das características dos ambientes de trabalho saudáveis,suas causas e consequências, formas de intervenção e papel da gestão de recursos humanos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O estudante que termine esta UC com sucesso será capaz de: OA1: Reconhecer características e benefícios da saúde no trabalho. OA2: Identificar os principais factores que afectam a saúde e o bem-estar no trabalho e analisar formas de os gerir. OA3: Reconhecer os principais modelos e conceitos de saúde e qualidade de vida no trabalho. OA4: Desenvolver a capacidade de avaliar criticamente as opções de gestão adequadas ao desenvolvimento de locais de trabalho saudáveis.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Parte 1. Criar ambientes de trabalho saudáveis 1.1 Segurança e saúde em números 1.2 Os benefícios de ter trabalhadores saudáveis 1.3 Conceitos de saúde e bem estar organizacional. A importância da saúde completa. 1.4 Os desafios do Covid para o bem estar no trabalho Parte 2. Reconhecer o trabalho saudável e não saudável 2.1 Bem-estar e felicidade no trabalho 2.2 Riscos Psicossociais no Trabalho e Stress no Trabalho 2.3 Engagement e burnout 2.4 Agressão no trabalho 2.5 Acidentes de trabalho e Segurança no Trabalho Parte 3. Desenvolver uma cultura de saúde 3.1 Cultura e Clima de saúde e segurança 3.2 Práticas de Recursos Humanos 3.3 Liderança 3.4 Capital psicológico e Job crafting Parte 4. Avaliar e promover a saúde no trabalho 4.1 Introdução à Avaliação e Intervenção 4.2 Programas integrados de promoção da saúde no trabalho 4.3 Desafios associados à intervenção

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos estão organizados em 4 seções sendo que a primeira parte pretende focar informação e conceitos de base, a segunda parte e a terceira parte incidem nos temas e modelos teóricos que visam a compreensão da saúde e bem estar no trabalho e niveis de intervenção e a última parte visa sistematizar aspetos crítícos na . Os objectivos de aprendizagem estão relacionados entre si e com os conteúdos programáticos (CP). O objectivo de aprendizagem 1 foca as características e benefícios associadas à saúde no trabalho está associado à primeira parte do programa (CP 1.1,1.2). Os objectivos de aprendizagem 2 e 3 cobrem a explicação dos conceitos e modelos chave e as suas características principais (CP1.3, 2.1, 2.2,2.3, 2.4, 2.5, 3.1,3.2, 3.3,3.4). O Objetivo de aprendizagem 4 incide nos instrumentos de avaliação e explicações e exemplos de intervenções que podem ser realizados no contexto de trabalho para desenvolver ambientes mais saudáveis (All the previous and CP 4.1, 4.2, 4.3).

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: -Projeto de Grupo 45%: relatório escrito (com obrigatoriedade de apresentação oral ) -Exercícios realizados nas aula: 5% -Teste individual: 50% No projeto de grupo e no teste: classificação mínima de 8 valores em cada um para fazer média, e mínimo de 10 valores na nota final. Os alunos que reprovem, ou optem por não fazer a avaliação periódica, têm Exame final (100%) no qual a aprovação requer a classificação = ou > 10 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Todas as aulas serão teórico-práticas. A metodologia de ensino inclui exposição teórica (método expositivo) e uma abordagem teórico-prática com exercício, debates e casos de estudo (metodologia participativa/ativa). Tecnologias interativas (Miro, Mentimeter, etc,( serão utilizadas dutante as aulas para estimular o envolvimento dos alunos e a co-construção de conteúdo (metodologia participativa/ativa). Os exercícios semanais requerem trabalho em equipa e a consequente experimentação e reflexão sobre os principais assuntos relacionados a saúde no trabalho (metodologia experiencial). O trabalho autónomo corresponde a um total de 119 horas. Nesse trabalho o/a estudante deve realizar leituras das referências recomendadas para cada aula, realizar as tarefas previstas para a elaboração do relatório do trabalho de grupo a apresentar oralmente e por escrito.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta UC contempla aulas teórico-práticas aulas teórico-práticas que implicam uma articulação entre conhecimentos teóricos fundamentais e a sua aplicação em exercícios, casos práticos, etc. Neste sentido são utilizadas metodologias expositivas e demonstrativas para todos os OA (especialmente OA2 e OA3) e metodologias participativas e de discussão para todos os OA (especialmente OA1 e O4). Sendo que também é necessário, para atingir os objetivos de aprendizagem, que os alunos realizem trabalho autónomo.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Barling, J. (2023). Brave New Workplace: Designing Productive, Healthy, and Safe Organizations. Oxford University Press. Burke, R. J., & Richardsen, A. M. (Eds.). (2019). Creating Psychologically Healthy Workplaces. Edward Elgar Publishing. Clarke, S., Probst, T. M., Guldenmund, F. W., & Passmore, J. (2015). The Wiley Blackwell Handbook of the Psychology of Occupational Safety and Workplace Health. John Wiley & Sons., Nielsen, K., & Noblet, A. (Eds.). (2018). Organizational Interventions for Health and Well-being: A Handbook for Evidence-Based Practice. Routledge. Jain, A., Leka, S., & Zwetsloot, G. I. (2018). Managing Health, Safety and Well-Being: Ethics, Responsibility and Sustainability. Springer.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bakker, A. B., Demerouti, E., & Sanz-Vergel, A. (2023). Job demands–resources theory: Ten years later. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 10, 25-53. Beus, J. M., McCord, M. A., & Zohar, D. (2016). Workplace safety: A review and research synthesis. Organizational Psychology Review, 6 (4), 352-381. DOI: http://dx. doi. org/10.1177/2041386615626243. Blustein, D. L., Lysova, E. I., & Duffy, R. D. (2023). Understanding decent work and meaningful work. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 10(1), 289-314. Briner, R. (2019). The basics of evidence-based practice. People Strategy, 42(1), 7. Day, A., & Nielsen, K. (2017). What Does Our Organization Do to Help Our Well-Being? Creating Healthy Workplaces and Workers. In, N. Chmiiel, F. Fraccaroli & M. Sverke (Eds). An introduction to work and organizational psychology: An international perspective, 295- 314. Wiley & Sons. Delaney, H., & Casey, C. (2021). The promise of a four-day week? A critical appraisal of a management-led initiative. Employee Relations: The International Journal, 44(1), 176–190. Dhanani, Lindsay & Lapalme, Matthew & Joseph, Dana. (2021). How Prevalent is Workplace Mistreatment? A Meta‐Analytic Investigation. Journal of Organizational Behavior. 42. 10.1002/job.2534 Guest, D. E. (2017). Human resource management and employee well-being: towards a new analytic framework. Human Resource Management Journal, 27: 22-38. Hassard, J., Teoh, K. R. H., Visockaite, G., Dewe, P., & Cox, T. (2018). The cost of work-related stress to society: A systematic review. Journal of Occupational Health Psychology, 23(1), 1-17. Hershcovis, M.S. (2011). Incivility, social undermining, bullying...oh my!: A call to reconcile constructs within workplace aggression research. Journal of Organizational Behavior, 32, 499-519. Hofmann, D. A., Burke, M. J., & Zohar, D. (2017). 100 years of occupational safety research: From basic protections and work analysis to a multilevel view of workplace safety and risk. Journal of Applied Psychology, 102(3), 375-388. Kelloway, E. K., Dimoff, J. K., & Gilbert, S. (2023). Mental health in the workplace. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 10(1), 363-387. Inceoglu, I., Thomas, G., Chu, C., Plans, D., & Gerbasi, A. (2018). Leadership behavior and employee well-being: An integrated review and a future research agenda. The Leadership Quarterly, 29(1), 179-202. La Torre, G., Esposito, A., Sciarra, I., & Chiappetta, M. (2019). Definition, symptoms and risk of techno-stress: a systematic review. International archives of occupational and environmental health, 92(1), 13-35. Leka, S and & Jain, A., (2010).Health Impact of Psychosocial Hazards at Work: An overview Geneva: WHO. Luthans, F., & Youssef-Morgan, C. M. (2017). Psychological Capital: An Evidence-Based Positive Approach. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 4, 339-366. Nielsen,K, Nielsen,M.B., Ogbonnaya,C., Känsälä,M., Saari,E. & Isaksson,K. (2017) Workplace resources to improve both employee well-being and performance: A systematic review and meta-analysis, Work & Stress,31:2, 101-120. Parker, S. K., & Jorritsma, K. (2021). Good work design for all: Multiple pathways to making a difference. European Journal of Work and Organizational Psychology, 30(3), 456-468. Podsakoff, N. P., Freiburger, K. J., Podsakoff, P. M., & Rosen, C. C. (2023). Laying the foundation for the challenge–hindrance stressor framework 2.0. Annual review of organizational psychology and organizational behavior, 10(1), 165-199. Ramos, S., Costa, P., Passos, A. M., Silva, S. A. & Leite, E. S. (2020). Intervening on burnout in complex organizations -the incomplete process of an Action Research in the hospital. Frontiers in Psychology,11,article 2203. Salas, E., Bisbey, T. M., Traylor, A. M., & Rosen, M. A. (2020). Can teamwork promote safety in organizations?. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 7(1), 283-313. Saks, A. M. (2022). Caring human resources management and employee engagement. Human Resource Management Review, 32(3), 100835. Schaufeli, W.B. & Salanova, M. (2024). Burnout, boredom and engagement in the workplace. In M. Peeters, J., De Jonge & T. Taris (Eds.) An introduction in contemporary work psychology (2nd Ed; pp. 411-439). London: Wiley Blackwell. Schulte, P. A., Sauter, S. L., Pandalai, S. P., Tiesman, H. M., Chosewood, L. C., Cunningham, T. R., ... & Howard, J. (2024). An urgent call to address work‐related psychosocial hazards and improve worker well‐being. American journal of industrial medicine, 67(6), 499-514. Sinval, J., Vazquez, A. C. S., Hutz, C. S., Schaufeli, W. B. & Silva, S. A. (2022). Burnout Assessment Tool (BAT): Validity evidence from Brazil and Portugal. International Journal of Environmental Research and Public Health. 19 (3) Sonnentag, S., Tay, L., & Nesher Shoshan, H. (2023). A review on health and well‐being at work: More than stressors and strains. Personnel Psychology, 76(2), 473-510. Sorensen, G., Sparer, E., Williams, J. A., Gundersen, D., Boden, L. I., Dennerlein, J. T., ... & Pronk, N. P. (2018). Measuring Best Practices for Workplace Safety, Health, and Well-Being: The Workplace Integrated Safety and Health Assessment. Journal of Occupational and Environmental Medicine, 60(5), 430-439. von Thiele Schwarz, U., Nielsen, K., Edwards, K., Hasson, H., Ipsen, C., Savage, C., ... & Reed, J. E. (2021). How to design, implement and evaluate organizational interventions for maximum impact: The Sigtuna Principles. European Journal of Work and Organizational Psychology, 30(3), 415-427. Zwetsloot, G., Leka, S., Kines, P., & Jain, A. (2020). Vision zero: Developing proactive leading indicators for safety, health and wellbeing at work. Safety Science, 130, 104890. Examples of Guides and Guidelines: https://www.who.int/publications/i/item/9789240053052 https://visionzero.global/all-documents?keys=&field_category_target_id=458&field_publication_date_value=

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-23