Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02879
Acrónimo :
02879
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N/A

Objetivos Gerais / Objectives


Analisar os processos relacionados com o recrutamento e seleção; Identificar as diferenças entre recrutamento interno e externo e seleção Desenvolver programas de formação e conhecer a tecnologia de suporte ao desenvolvimento organizacional.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O1. Implementar e conduzir um processo de recrutamento e seleção O2. Desenvolver programas de gestão de talento O3.Implementar um projecto de formação e desenvolvimento organizacional; O4. Implementar sistemas facilitadores da transferência de informação nas organizações; O5. Identificar as novas tecnologias e as potencialidades do e/b/m-learning no desenvolvimento organizacional;

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Planeamento para um recrutamento e seleção eficaz, atração de talentos 2. Recrutamento 3. Investigação e prática na seleção de pessoas e transformação digital de RH 4. Retenção e gestão de talentos: Gestão do desempenho individual 5. Formação e desenvolvimento . Desenvolvimento de programas de formação . E/B/M-Learning e sua implementação . Diversidade e processos de aprendizagem . Avaliação do treino e da formação

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Objectivos de Aprendizagem (OA)1: Conteúdos Programáticos (CP) 1, 2 e 3; OA 2: CP4.; OA 3, 4 e 5: CP5.

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica (apenas 1ª Época): - Trabalho de grupo (40%) - Exame individual (60%) Regime Exame a 100% (apenas 2ª Época): Exame final em 2ªÉpoca (100% da avaliação final).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Abordagem expositiva com a apresentação dos diferentes quadros teóricos. 2. Abordagem participativa com a análise e discussão de casos práticos, bem como apresentação do trabalho de grupo. 3. Abordagem activa com a realização de um trabalho de grupo de desenvolvimento de um relatório para uma empresa. 4. Auto-estudo relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no planeamento. Implica pesquisa para o trabalho de grupo e individual.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem estarão articuladas com os objectivos de aprendizagem (OA) da seguinte forma: 1. Abordagem expositiva com a apresentação dos diferentes quadros teóricos: OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5. 2. Abordagem participativa com a análise e discussão de casos práticos, bem como apresentação do trabalho de grupo: OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5. 3. Abordagem activa com a realização de um trabalho de grupo de desenvolvimento de um relatório para uma empresa: OA1, OA2, OA3, e OA5. 4. Auto-estudo relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no planeamento. Implica pesquisa para o trabalho de grupo e individual: OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5.

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


1. Bell, B. S., Tannenbaum, S. I., Ford, J. K., Noe, R. A., & Kraiger, K. (2017). 100 years of training and development research: What we know and where we should go. Journal Of Applied Psychology, 102(3), 305-323. 2. Biswas, M., & Suar, D. (2016). Antecedents and Consequences of Employer Branding. Journal Of Business Ethics, 136(1), 57-72. 3. Cook, M. (2016). Personnel selection: adding value through people . London: Wiley 4. Eubanks, B. (2019). Artificial Intelligence for HR. Kogan. 5. Goldstein, H.W., Pulakos, E.D., Passmore, J., & Semedo, C. (2017). The Wiley Blackwell Handbook of the Psychology of Recruitment, Selection and Employee Retention. Wiley. 6. Kozlowski, S.W.J. & Salas, E. (2012). Learning, training and development in organizations. New York: Routledge 7. Ployhart, R. E., Schmitt, N., & Tippins, N. T. (2017). Solving the Supreme Problem: 100 years of selection and recruitment at the Journal of Applied Psychology. Journal Of Applied Psychology, 102(3), 291-304.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


1. Aguinis, H., & Kraiger, K. (2009). Benefits of Training and Development for Individuals and Teams, Organizations, and Society. Annual Review of Psycholog, 60, 451-474. 2. Alvelos, R., Ferreira, A. I., & Bates, R. (2015). The mediating role of social support in the evaluation of training effectiveness. European Journal Of Training & Development, 39(6), 484-503. 3. Baum, M., & Kabst, R. (2014). The Effectiveness of Recruitment Advertisements and Recruitment Websites: Indirect and Interactive Effects on Applicant Attraction. Human Resource Management, 53(3), 353-378. 4. Bezrukova, K., Spell, C. S., Perry, J. L., & Jehn, K. A. (2016). A Meta-Analytical Integration of Over 40 Years of Research on Diversity Training Evaluation. Psychological Bulletin, 142(11), 1227-1274. 5. Chen, H., Holton, E. I., & Bates, R. (2005). Development and Validation of the Learning Transfer System Inventory in Taiwan. Human Resource Development Quarterly, 16(1), 55-84. 6. Elosua, P., Aguado, D., Fonseca-Pedrero, E., Abad, F. J., & Santamaría, P. (2023). New trends in digital technology-based psychological and educational assessment. Psicothema, 35(1), 50–57. 7. Jackson, S. R. (2023). (Not) Paying for Diversity: Repugnant Market Concerns Associated with Transactional Approaches to Diversity Recruitment. Administrative Science Quarterly, 68(3), 824–866. https://doi.org/.1177/00018392231183649 8. Kazmi, M. A., Spitzmueller, C., Yu, J., Madera, J. M., Tsao, A. S., Dawson, J. F., & Pavlidis, I. (2022). Search committee diversity and applicant pool representation of women and underrepresented minorities: A quasi-experimental field study. Journal of Applied Psychology, 107(8), 1414–1427. https://doi.org/10.1037/apl0000725 9. Lacerenza, C. N., Reyes, D. L., Marlow, S. L., Joseph, D. L., & Salas, E. (2017). Leadership training design, delivery, and implementation: A meta-analysis. Journal Of Applied Psychology, 102(12), 1686-1718. 10. Lievens, F. (2007). Employer branding in the Belgian Army: The importance of instrumental and symbolic beliefs for potential applicants, actual applicants, and military employees. Human Resource Management, 46(1), 51-69. 11. Lourenco, D., & Ferreira, A. I. (2019). Self-Regulated Learning and Training Effectiveness. International Journal of Training and Development, 23(2), 117?134. 12. McCarthy, J. M., Van Iddekinge, C. H., Lievens, F., Kung, M., Sinar, E. F., & Campion, M. A. (2013). Do candidate reactions relate to job performance or affect criterion-related validity? A multistudy investigation of relations among reactions, selection test scores, and job performance. Journal of Applied Psychology, 98(5), 701-719. 13. O'Meara, B. & Petzall, S. (2013). Handbook of strategic recruitment and selection. Bingley, UK: Emerald 14. Sackett, P. R., Dahlke, J. A., Shewach, O. R., & Kuncel, N. R. (2017). Effects of predictor weighting methods on incremental validity. Journal Of Applied Psychology, 102(10), 1421-1434. 15. Sackett, P. R., Lievens, F., Van Iddekinge, C. H., & Kuncel, N. R. (2017). Individual differences and their measurement: A review of 100 years of research. Journal Of Applied Psychology, 102(3), 254-273. 16. Sackett, P. R., Shewach, O. R., & Keiser, H. N. (2017). Assessment centers versus cognitive ability tests: Challenging the conventional wisdom on criterion-related validity. Journal Of Applied Psychology, 102(10), 1435-1447. 17. Santos, J. P., Caetano, A., & Tavares, S. M. (2015). Is training leaders in functional leadership a useful tool for improving the performance of leadership functions and team effectiveness?. Leadership Quarterly, 26(3), 470-484. 18. Sen, S. (2020). Digital HR Strategy: Achieving sustainable transformation in the digital age. Kogan. 19. Velada, R., Caetano, A., Bates, R., & Holton, E. (2009). Learning transfer -- validation of the learning transfer system inventory in Portugal. Journal Of European Industrial Training, 33(7), 635-656. 20. Wolfson, M. A., Tannenbaum, S. I., Mathieu, J. E., & Maynard, M. T. (2018). A Cross-Level Investigation of Informal Field-Based Learning and Performance Improvements. Journal Of Applied Psychology, doi:10.1037/apl0000267

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16