Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Comportamento Organizacional
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular visa fornecer aos alunos formação de natureza conceptual e técnica no domínio da consultadoria, sendo privilegiada a aplicação em contexto e a discussão de casos com relevância para os alunos. A UC terá uma componente prática, na qual os alunos terão oportunidade de treinar competências de cariz relevante para todo e qualquer consultor, na sua relação com o cliente.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Esta disciplina tem como objetivos: OA1- Formular uma visão crítica e integrada da consultadoria organizacional OA2- Estabelecer e gerir um processo de consultadoria identificando as fases do mesmo na perspectiva da investigação-acção OA3- Desenvolver e manter uma aliança de trabalho com o cliente, comunicando, influenciando e gerindo os desacordos OA4- Integrar a ética profissional no desempenho do papel de consultor organizacional e avaliar os diferentes aspectos associados ao processo de consultadoria em recursos humanos
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1- Conceptualizações e modelos de consultadoria organizacional CP2- Identificação, gestão e avaliação de um processo de consultadoria e respectivos resultados CP3- Competências individuais, relacionais e técnicas requeridas para a manutenção da aliança de trabalho com o cliente CP4- Ética profissional e consultadoria em recursos humanos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
CP1 ? OA1 CP2 ? OA2 CP3 ? OA3 CP4 ? OA4
Avaliação / Assessment
Um trabalho de grupo sob a forma de relatório escrito (40%), um teste individual (50%) e participação nas aulas (10%), sobre todos os conteúdos programáticos. A aprovação é obtida com a média ponderada das 3 componentes igual ou superior a 9,5 valores e igual ou superior a 8 valores em cada uma das componentes da avaliação. Nos exames de qualquer das épocas existirá apenas um instrumento de avaliação (100%). Será mantido o critério mínimo de 9,5 valores para aproveitamento.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
1. Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Participativas: discussão em sala com resolução de exercícios práticos e análise de casos; 3. Activas: realização de trabalho individual e de grupo; 4. Auto-estudo: relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência- Todos Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos -OA2 a OA5 Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo- OA2 a OA5 Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno -Todos
Observações / Observations
"Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário" .
Bibliografia Principal / Main Bibliography
.Sadler, P. (2001). Management Consultancy: a handbook for best practice. Kogan Page Publishers. .Wilkinson, J. W. (1986). Handbook of management consulting services. New York: McGraw-Hill. .Kubr, M. (2002). Management consulting: A guide to the profession. International Labour Organization. .Burtonshaw-Gunn, S. (2010). Essential tools for management consulting: tools, models and approaches for clients and consultants. John Wiley & Sons. .Neves, J., Garrido, M. & Simões, E. (2015). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: Teoria e prática. 3ª Edição. Lisboa: Edições Sílabo.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Weiss, A. (2002). Process Consulting: How to launch, implemente and conclude successful consulting projects. San Francisco, Jossey -Bass/Pfeiffer. Schein, Edgar (2009) Helping: how to offer, give and receive help: Understanding effective dynamics in one-to-one, group, and organizational relationships. San Francisco: Berrett-Koehler L. Greiner, F. Poulfelt & L.Bennigson, (2005) Handbook of Management Consulting: The Contemporary Consultant: Insights from World Experts, Thomson South-Western. Howard, A. (1994). Diagnosis for organizational change: methods and models. New York: The Guilford Press Haslebo, G. & Haslebo, M. L. (2012) Practicing relational ethics in organizations Chagrin Falls, Ohio: Taos Institute Publications Freedman, A. M.& Zackrison, R. E. (2001). Finding your way in the consulting jungle: A guidebook for organization development practitioners, San Francisco: Jossey-Bass/Pfeiffer Ferreira, A.I. & Martinez, L.F. (2008). Manual de Diagnóstico e Mudança Organizacional. Lisboa: RH Editora Coghlan, D. & Brannick, T. (2005). Doing Action Research in Your Own Organization, 2nd ed. London: Sage Publications Buono, A. G. & Jamieson, D. W, (eds). (2010). Consultation for organizational change. Charlotte, NC: Information Age Publishing, Inc. Block, P. (2011). Flawless consulting: A guide to getting your expertise used, 3ª ed., San Francisco, Jossey -Bass.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16