Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Comportamento Organizacional
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular visa fornecer aos alunos formação de natureza conceptual e técnica no domínio da consultadoria, sendo privilegiada a aplicação em contexto e a discussão de casos com relevância para os alunos. A UC terá uma componente prática, na qual os alunos terão oportunidade de treinar competências de cariz relevante para todo e qualquer consultor, na sua relação com o cliente.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC, cada estudante deverá ser capaz de: OA1- Formular uma visão crítica e integrada da consultadoria organizacional OA2- Estabelecer e gerir um processo de consultadoria identificando as fases do mesmo na perspectiva da investigação-acção OA3- Desenvolver e manter uma aliança de trabalho com o cliente, comunicando, influenciando e gerindo os desacordos OA4- Integrar a ética profissional no desempenho do papel de consultor organizacional e avaliar os diferentes aspectos associados ao processo de consultadoria em recursos humanos
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1- Conceptualizações e modelos de consultadoria organizacional CP2- Identificação, gestão e avaliação de um processo de consultadoria e respectivos resultados CP3- Competências individuais, relacionais e técnicas requeridas para a manutenção da aliança de trabalho com o cliente CP4- Ética profissional e consultadoria em recursos humanos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O primeiro conteúdo programático desenvolve conceitos e modelos de consultadoria organizacional, que contribui para o OA1. O segundo conteúdo programático expõe o processo de consultadoria e a sua avaliação, que contribui para o OA2. O terceiro conteúdo programático desenvolve as competências necessárias para a aliança de trabalho com o cliente, que contribui para o OA3. O último conteúdo programático explora a ética profissional em consultadoria, assim contribuindo para o OA4.
Avaliação / Assessment
A avaliação do longo do semestre tem três components: 1) trabalho de grupo sob a forma de relatório escrito (40%), um teste escrito individual (50%) e a participação nas aulas (10%), sobre todos os conteúdos programáticos. A avaliação ao longo do semestre implica uma presença não inferior a 2/3 do número de aulas. A aprovação é obtida com a média ponderada das 3 componentes igual ou superior a 10 valores e não pode ser inferior a 8 valores em qualquer das componentes da avaliação. A avaliação final é realizada por meio de exame escrito individual (100%) mantendo-se o critério de nota mínima de 10 para aprovação.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
- Metodologia expositiva (e.g. apresentação de conceitos, modelos teóricos de referência). - Metodologia participativa (e.g. exercícios de grupo ou individuais em aula, discussão de casos). - Metodologia Ativa (e.g. realização de trabalhos de grupo e individuais). - Estudo autónomo (e.g. pesquisa e leitura da bibliografia para os exercícios/participação em aula, escrita relativamente a exercícios individuais, pesquisa para o trabalho de grupo, elaboração do relatório escrito e apresentação oral).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Cada metodologia de ensino está relacionada com os objetivos de aprendizagem: - Metodologia expositiva (e.g. apresentação de conceitos, modelos teóricos de referência): todos os objetivos. - Metodologia participativa (e.g. exercícios de grupo ou individuais em aula, discussão de casos): OA2 a OA5 - Metodologia Ativa (e.g. realização de trabalhos de grupo e individuais): OA2 a OA5. - Estudo autónomo (e.g. pesquisa e leitura da bibliografia para os exercícios/participação em aula, escrita relativamente a exercícios individuais, pesquisa para o trabalho de grupo, elaboração do relatório escrito e apresentação oral): todos os objetivos.
Observações / Observations
Nenhuma
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Cook, R., Harris, M., & Barber III, D. (2021). Management consulting projects: a step-by-step experiential guide. Routledge. Kipping, M. & Clark, T. (2012). The Oxford handbook of management consulting. Oxford University Press. Nissen, V. (2019). Advances in consulting research: Recent findings and practical cases. Springer. Poulfelt, F., & Olson, T. H. (2017). Management consulting today and tomorrow: perspectives and advice from leading experts. Routledge. Wickham, L., & Wilcock, J. (2020). Business and Management Consulting. Pearson UK.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Kubr, M. (2002). Management consulting: A guide to the profession. International Labour Organization. .Burtonshaw-Gunn, S. (2010). Essential tools for management consulting: tools, models and approaches for clients and consultants. John Wiley & Sons. Neves, J., Garrido, M. & Simões, E. (2015). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: Teoria e prática. 3ª Edição. Lisboa: Edições Sílabo. Sadler, P. (2001). Management Consultancy: a handbook for best practice. Kogan Page Publishers. Schein, E. (2009) Helping: how to offer, give and receive help: Understanding effective dynamics in one-to-one, group, and organizational relationships. San Francisco: Berrett-Koehler Wilkinson, J. W. (1986). Handbook of management consulting services. New York: McGraw-Hill.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-08-14