Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Comportamento Organizacional
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem
Objetivos Gerais / Objectives
Esta Unidade Curricular visa oferecer uma visão integrada dos desafios que a modernidade coloca na Gestão de Recursos Humanos. Nesse sentido, a Unidade Curricular incide sobre as tendências observadas, as dinâmicas conducentes às tensões e dilemas, e as novas fronteiras e tipologias organizacionais, a diversificação societal, internacionalização e mutações sociodemográficas. Pretende-se assim que a contemporaneidade da Gestão de Recursos Humanos seja compreendida na sua expressão ao nível das políticas e práticas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1 -Descrever e contrastar teorias e modelos sobre os temas em estudo. OA2 - Construir modelos de análise empírica sobre os temas em estudo OA3 - Utilizar métodos e técnicas para diagnosticar e intervir nos indivíduos, grupos e organizações no que se refere aos temas em estudo
Conteúdos Programáticos / Syllabus
O conteúdo programático da UC poderá ser adaptado anualmente, tendo em conta os desafios identificados e as novas propostas na literatura. Neste sentido, o programa é meramente indicativo. CP1. Desafios éticos na GRH 1.1. Autodeterminação em GRH 1.2. Equidade e Diversidade em GRH 1.3. A felicidade e a comodificação dos RH 1.4. Gestão da fronteira trabalho – não trabalho 1.5. GRH e Sustentabilidade CP2. Desafios instrumentais na GRH 2.1. Tecnologia e GRH 2.2. Envelhecimento e mudanças sociodemográficas 2.3. Atrair e reter pessoas 2.4. Flexibilização sem tradeoffs
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objectivos principais desta Unidade Curricular consistem no aprofundamento teórico e metodológico de um conjunto de temas identificados como desafios actuais na gestão de recursos humanos. Os diversos conteúdos do programa (CP) estão expressos em objectivos de aprendizagem (OA) que traduzem a sua aplicabilidade. CP 1,2 - OA1, OA2, OA3.
Avaliação / Assessment
A avaliação periódica pressupõe, cumulativamente: • Um exame individual (50%) • Um trabalho de grupo que consiste num ensaio com debate estruturado em sala (50%) A avaliação final em primeira época realiza-se por exame (100%) para quem não se apresente a avaliação periódica e ou tenha uma presença inferior a 2/3 das aulas. A avaliação final em segunda época é igualmente realizada apenas por intermédio de exame (100%) e para quem não obteve pelo menos 10 valores em cada elemento de avaliação ou não obteve 10 no exame de 1ª época.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Será utilizado um conjunto diversificado de métodos de ensino que visam promover a capacidade de aprender do/a aluno/a de uma forma autónoma e contínua. As aulas incluem uma componente expositiva, em que são apresentados os fundamentos teóricos e conceitos básicos de cada um dos temas abordados, assim como exercicios praticos que prevêm a participação ativa dos alunos. Poderá ser pedido aos estudantes para lerem materiais antes das aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Todas as aulas serão teórico-práticas. As metodologias mais expositivas permitirão a aquisição de conhecimentos, com apresentação dos conceitos e modelos teóricos importantes para a análise de fenómenos que ocorrem ao nível individual ou interpessoal em contexto organizacional (relação com os seguintes objectivos de aprendizagem: OA1, OA2, OA3). A resolução de exercícios de aplicação e discussão de textos permitirá o desenvolvimento de competências de diagnóstico e intervenção (relação com os seguintes objectivos de aprendizagem: OA3) A avaliação possibilitará medir se os Objectivos de Aprendizagem foram alcançados com sucesso pelos estudantes. Os testes e o exame avaliarão os conhecimentos (OA1 ). O trabalho de grupo permitirá avaliará a capacidade de construção de modelos de análise empírica sobre os temas em estudo (OA2) e de intervenção (OA3).
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16