Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02881
Acrónimo :
02881
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Comportamento Organizacional

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem

Objetivos Gerais / Objectives


Esta Unidade Curricular visa oferecer uma visão integrada dos desafios que a modernidade coloca na Gestão de Recursos Humanos. Nesse sentido, a Unidade Curricular incide sobre as tendências observadas, as dinâmicas conducentes às tensões e dilemas, e as novas fronteiras e tipologias organizacionais, a diversificação societal, internacionalização e mutações sociodemográficas. Pretende-se assim que a contemporaneidade da Gestão de Recursos Humanos seja compreendida na sua expressão ao nível das políticas e práticas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta UC, cada estudante deverá ser capaz de: OA1 -Descrever e contrastar teorias e modelos sobre os temas em estudo. OA2 - Construir modelos de análise empírica sobre os temas em estudo OA3 - Utilizar métodos e técnicas para diagnosticar e intervir nos indivíduos, grupos e organizações no que se refere aos temas em estudo.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


O conteúdo programático da UC poderá ser adaptado anualmente, tendo em conta os desafios identificados e as novas propostas na literatura. Neste sentido, o programa é meramente indicativo. CP1. Desafios éticos na GRH 1.1. Autodeterminação em GRH 1.2. Equidade e Diversidade em GRH 1.3. A felicidade e a comodificação dos RH 1.4. Gestão da fronteira trabalho – não trabalho 1.5. GRH e Sustentabilidade CP2. Desafios instrumentais na GRH 2.1. Tecnologia e GRH 2.2. Envelhecimento e mudanças sociodemográficas 2.3. Atrair e reter pessoas 2.4. Flexibilização sem tradeoffs

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objectivos principais desta Unidade Curricular consistem no aprofundamento teórico e metodológico de um conjunto de temas identificados como desafios atuais na gestão de recursos humanos. Os diversos conteúdos do programa (CP) estão expressos em objectivos de aprendizagem (OA) que traduzem a sua aplicabilidade nomeadamente com um enfoque ético (todos os objectivos de aprendizagem) e um enfoque instrumental (todos os objectivos de aprendizagem).

Avaliação / Assessment


A avaliação ao longo do semestre tem duas componentes: 1) trabalho de grupo com relatório escrito e debate em turma (50%) e 2) um teste escrito individual (50%). A avaliação ao longo do semestre implica uma presença não inferior a 2/3 do número de aulas. A aprovação implica um mínimo de 8 valores em ambos os instrumentos de avaliação e uma média final não inferior a 10. A avaliação final é realizada por meio de um único instrumento: exame escrito individual (100%). A aprovação na UC é concedida com pelo menos 10 valores neste instrumento.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


- Metodologia expositiva (e.g. apresentação de conceitos, modelos teóricos de referência). - Metodologia participativa (e.g. exercícios de grupo ou individuais em aula, discussão de casos). - Metodologia Ativa (e.g. realização de trabalhos de grupo e individuais). - Estudo autónomo (e.g. pesquisa e leitura da bibliografia para os exercícios / participação em aula, escrita relativamente a exercícios individuais, pesquisa para o trabalho de grupo, elaboração do relatório escrito e apresentação oral).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


TCada metodologia de ensino está relacionada com os objetivos de aprendizagem: - Metodologia expositiva (e.g. apresentação de conceitos, modelos teóricos de referência): todos os objetivos. - Metodologia participativa (e.g. exercícios de grupo ou individuais em aula, discussão de casos): todos os objetivos. - Metodologia Ativa (e.g. realização de trabalhos de grupo e individuais): todos os objectivos. - Estudo autónomo (e.g. pesquisa e leitura da bibliografia para os exercícios/participação em aula, escrita relativamente a exercícios individuais, pesquisa para o trabalho de grupo, elaboração do relatório escrito e apresentação oral): todos os objetivos.

Observações / Observations


Nenhuma

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Armstrong, M. & Taylor S. (2020). Armstrong’s Handbook of Human Resource Management Practice (15th ed.). Kogan Page. Barry, M. M. (2019). Addressing Mental Health Problems at Work. In Implementing Mental Health Promotion (pp. 429-462). Springer, Cham Beardwell, J. & Thompson, A. (2017). Human Resource Management: A Contemporary Approach (8th ed.). Harlow: Pearson. Bonaccio, S., Lapierre, L. M., & O’Reilly, J. (2019). Creating work climates that facilitate and maximize the benefits of disclosing mental health problems in the workplace. Organizational Dynamics, 48(3), 113-122. Kelliher (2017). Flexibility In A. Wilkinson, T. Redman & T. Dundon (Eds). Contemporary Human Resource Management: texts and cases (5th Ed), pp. 514-535 Harlow: Pearson

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


É identificada bibliografia complementar para cada conteúdo programático no plano de aulas disponibilizado no início das aulas. / A specific set of complementary references will be identified in the class plan made available at the beginning of the classes.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-31