Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02881
Acrónimo :
02881
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Comportamento Organizacional

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem

Objetivos Gerais / Objectives


Esta Unidade Curricular visa oferecer uma visão integrada dos desafios que a modernidade coloca na Gestão de Recursos Humanos. Nesse sentido, a Unidade Curricular incide sobre as tendências observadas, as dinâmicas conducentes às tensões e dilemas, e as novas fronteiras e tipologias organizacionais, a diversificação societal, internacionalização e mutações sociodemográficas. Pretende-se assim que a contemporaneidade da Gestão de Recursos Humanos seja compreendida na sua expressão ao nível das políticas e práticas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1 -Descrever e contrastar teorias e modelos sobre os temas em estudo. OA2 - Construir modelos de análise empírica sobre os temas em estudo OA3 - Utilizar métodos e técnicas para diagnosticar e intervir nos indivíduos, grupos e organizações no que se refere aos temas em estudo

Conteúdos Programáticos / Syllabus


O conteúdo programático da UC poderá ser adaptado anualmente, tendo em conta os desafios identificados e as novas propostas na literatura. Neste sentido, o programa é meramente indicativo. CP1. Desafios éticos na GRH 1.1. Autodeterminação em GRH 1.2. Equidade e Diversidade em GRH 1.3. A felicidade e a comodificação dos RH 1.4. Gestão da fronteira trabalho – não trabalho 1.5. GRH e Sustentabilidade CP2. Desafios instrumentais na GRH 2.1. Tecnologia e GRH 2.2. Envelhecimento e mudanças sociodemográficas 2.3. Atrair e reter pessoas 2.4. Flexibilização sem tradeoffs

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objectivos principais desta Unidade Curricular consistem no aprofundamento teórico e metodológico de um conjunto de temas identificados como desafios actuais na gestão de recursos humanos. Os diversos conteúdos do programa (CP) estão expressos em objectivos de aprendizagem (OA) que traduzem a sua aplicabilidade. CP 1,2 - OA1, OA2, OA3.

Avaliação / Assessment


A avaliação periódica pressupõe, cumulativamente: • Um exame individual (50%) • Um trabalho de grupo que consiste num ensaio com debate estruturado em sala (50%) A avaliação final em primeira época realiza-se por exame (100%) para quem não se apresente a avaliação periódica e ou tenha uma presença inferior a 2/3 das aulas. A avaliação final em segunda época é igualmente realizada apenas por intermédio de exame (100%) e para quem não obteve pelo menos 10 valores em cada elemento de avaliação ou não obteve 10 no exame de 1ª época.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Será utilizado um conjunto diversificado de métodos de ensino que visam promover a capacidade de aprender do/a aluno/a de uma forma autónoma e contínua. As aulas incluem uma componente expositiva, em que são apresentados os fundamentos teóricos e conceitos básicos de cada um dos temas abordados, assim como exercicios praticos que prevêm a participação ativa dos alunos. Poderá ser pedido aos estudantes para lerem materiais antes das aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Todas as aulas serão teórico-práticas. As metodologias mais expositivas permitirão a aquisição de conhecimentos, com apresentação dos conceitos e modelos teóricos importantes para a análise de fenómenos que ocorrem ao nível individual ou interpessoal em contexto organizacional (relação com os seguintes objectivos de aprendizagem: OA1, OA2, OA3). A resolução de exercícios de aplicação e discussão de textos permitirá o desenvolvimento de competências de diagnóstico e intervenção (relação com os seguintes objectivos de aprendizagem: OA3) A avaliação possibilitará medir se os Objectivos de Aprendizagem foram alcançados com sucesso pelos estudantes. Os testes e o exame avaliarão os conhecimentos (OA1 ). O trabalho de grupo permitirá avaliará a capacidade de construção de modelos de análise empírica sobre os temas em estudo (OA2) e de intervenção (OA3).

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Barry, M. M. (2019). Addressing Mental Health Problems at Work. In Implementing Mental Health Promotion (pp. 429-462). Springer, Cham Blackburn, R., Furst, S. & Rosen, B. (2003) Building a winning virtual team: KSA?s, Selection, Training and Evaluation. In C.B, Gibson & S. G. Cohen (eds). Virtual Teams that Work. pp. 95-120, San Francisco: Josey-Bass Bonaccio, S., Lapierre, L. M., & O?Reilly, J. (2019). Creating work climates that facilitate and maximize the benefits of disclosing mental health problems in the workplace. Organizational Dynamics, 48(3), 113-122. Kelliher (2017). Flexibility In A. Wilkinson, T. Redman & T. Dundon (Eds). Contemporary Human Resource Management: texts and cases (5th Ed), pp. 514-535 Halow: Pearson Rubery, J. (2015). Change at work: feminization, flexibilization, fragmentation and financialization. Employee Relations, 37, 633-644. Doi: 10.1108/ER-04-2015-0067 Beardwell, J. & Thompson, A. (2017). Human Resource Management: A Contemporary Approach (8th ed.). Harlow: Pearson. Armstrong, M. & Taylor S. (2020). Armstrong’s Handbook of Human Resource Management Practice (15th ed.). Kogan Page.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16