Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02882
Acrónimo :
02882
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Comportamento Organizacional

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Conhecer, discutir e treinar competências de liderança, decisão e negociação em contextos dinâmicos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1-Descrever as principais abordagens da liderança OA2-Conhecer as competências-chave da liderança em contextos dinâmicos de mudança OA3-Analisar o exercício da liderança enquanto processo de tomada de decisão e negociação em grupo OA4- Conhecer técnicas de intervenção para promover o desenvolvimento da liderança

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Abordagens da liderança CP2. Liderança e tomada de decisão CP3. Processos de decisão e negociação em grupo CP4. Técnicas de intervenção para o desenvolvimento da liderança

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A demonstração de coerência decorre da interligação de conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA) explicita-se da forma seguinte: OA1 - CP1, CP2 OA2 - CP2, CP4 OA3 - CP3, CP4, OA4 - CP4

Avaliação / Assessment


Instrumentos de avaliação: 1) Participação e resultado no Simulador de Gestão (30%) 2) Trabalho de grupo - com relatório e apresentação (40%) 3) Teste escrito individual (30%). A aprovação é obtida com a média ponderada das 3 componentes da avaliação com nota igual ou superior a 9,5 valores e igual ou superior a 8 valores em cada uma das componentes da avaliação. Dado que se trata de uma UC com uma forte componente experiencial e laboratorial não existe exame de época especial.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem compreende aulas teóricas teórico/práticas (TP) e tomada de decisão em jogo de simulação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Correspondência entre Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e objectivos de aprendizagem (OA): Sessões Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência- OA1, OA2, AO3 Sessões Participativas, com análise e resolução de exercícios e simulações - OA3, OA4

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Kouzes, J., & Posner, B. (2012). Leadership: The Leadership Challenge. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc. Northouse, P. G. (2013). Leadership: Theory and Practice. Thousand Oaks: Sage. Russo, J. E., & Schoemaker, P. J. (2002). Decisions: Winning decisions. Danvers, MA: Crown Business Thompson, L. (2008). The truth about negotiations. New Jersey: Pearson Inc. Yukl, G.(2009).Leadership in organizations, (7th ed.).Englewood Cliffs, NJ:Prentice Hall.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Day, D. V., Fleenor, J. W., Atwater, L. E., Sturm, R. E., & McKee, R. A. (2014). Advances in leader and leadership development: A review of 25 years of research and theory. The Leadership Quarterly, 25(1), 63-82. Burke, C. S., Stagl, K. C., Klein, C., Goodwin, G. F., Salas, E., & Halpin, S. M. (2006). What type of leadership behaviors are functional in teams? A meta-analysis. The Leadership Quarterly, 17(3), 288-307. Marques-Quinteiro, P., Rico, R., Passos, A. M., & Curral, L. (2019). There is light and there is darkness: On the temporal dynamics of cohesion, coordination and performance in business teams. Frontiers in Psychology. doi: 10.3389/fpsyg.2019.00847 Marks, M. A., Mathieu, J. E., & Zaccaro, S. J. (2001). A Temporally Based Framework and Taxonomy of Team Processes. Academy of Management Review, 26(3), 356?376. Morgeson, F. P., DeRue, D. S., & Karam, E. P. (2010). Leadership in Teams: A Functional Approach to Understanding Leadership Structures and Processes. Journal of Management, 36(1), 5?39. Santos, C. M., Passos, A. M., Uitdewilligen, S., & Nübold, A. (2016). Shared temporal cognitions as substitute for temporal leadership: An analysis of their effects on temporal conflict and team performance. The Leadership Quarterly, 27(4), 574?587. Shuffler, M. L., Diaz-Granados, D., Maynard, M. T., & Salas, E. (2018). Developing, Sustaining, and Maximizing Team Effectiveness: An Integrative, Dynamic Perspective of Team Development Interventions. Academy of Management Annals, 12(2), 688–724. doi:10.5465/annals.2016.0045 Zaccaro, S. J., Rittman, A. L., & Marks, M. A. (2001). Team leadership. The Leadership Quarterly, 12(4), 451?483.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16