Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02884
Acrónimo :
02884
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
48.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
7.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
7.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1193.0
Horas de Trabalho Total :
1200.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2015/2016

Pré-requisitos / Pre-Requisites


·

Objetivos Gerais / Objectives


·

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O1. Realizar correctamente uma pesquisa bibliográfica utilizando todos os recursos disponíveis para o efeito; O2. Identificar e formular um problema pertinente para o trabalho de projecto; O3. Elaborar uma revisão de literatura relevante a adequada ao problema formulado; O4. Gerar argumentos empíricos dominando as metodologias e os instrumentos de investigação apropriados ao problema em análise; O5. Argumentar e discutir criticamente a favor e contra a sua posição; O6. Comunicar por escrito e oralmente o trabalho efectuado e a argumentação elaborada.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Formulação do problema e respectivo enquadramento teórico (Introdução e Diagnóstico de necessidades) CP2: Definição do programa de intervenção CP3: Método de avaliação do programa; CP4: Normas de redacção e apresentação (Preparação para a defesa)

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


The learning goals (LG) were translated into programmatic contents (PC) as such: PC1 - LG1, 2, and 3 PC2 - LG4 PC3 - LG4 and 5 PC4 - LG6

Avaliação / Assessment


O projeto será defendido em provas públicas onde serão avaliadas as componentes técnica, a forma do trabalho escrito e a apresentação e defesa pública (oralidade). O projeto deve ser apresentado de acordo com as normas e nos prazos estabelecidos pela Escola de Gestão do ISCTE-IUL.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O desenvolvimento do projeto pressupõe orientação tutorial (OT) com acompanhamento individualizado. Adoptam-se ainda as seguintes metodologias: Expositivas: Apresentação das normas de execução e de apresentação do projeto, dos princípios de condução de um projecto de investigação Activas: Apresentação do desenvolvimento do trabalho de projeto Participativas: Discussão dos trabalhos de projeto Auto-estudo: Condução do trabalho subjacente ao projeto

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O alinhamento entre os objectivos de aprendizagem (AO) e cada cada metodologia de ensino-aprendizagem definidas para a UC é realizado da seguinte forma: Expositivas: Todos os OA Activas:Todos os OA. O aluno apresenta o progresso dos trabalhos, contribuindo assim para o progresso regular de cada etapa de condução do projeto (OA1 a 5) e desdramatizar a situação de redacção e apresentação pública do trabalho efectuado (OA6). Participativas: Todos, excepto OA6. A monitorização do progresso contribuirá para uma reflexão acerca de cada etapa de condução do projeto (OA1 a 5). Auto-estudo: Todos, excepto OA6.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Turabian, K.L. (2013). A manual for writers of research papers, theses, and dissertations. Chicago: University of Chicago. - Roberts, C. M. (2010). The Dissertation Journey: A Practical and Comprehensive Guide to Planning, Writing, and Defending Your Dissertation. Newbury Park, CA: Corwin. - Riley, M. & Wood, R. C., Clark, M.A. , Wilkie, E., & Szivas, E. (2000). Researching and writing dissertations in business and management. Hampshire: Cengage Learning EMEA - Klimoski, R. , Dugan, B., Messikomer, C., & Chicchio, F. (2014). Advancing human resource project management (J-B SIOP Professional Practice Series). New York, NY: Pfeiffer - Gray, D.E. (2013). Doing research in the real world. London: SAGE. - Bui, Y. N. (2013). How to write a master’s thesis. London: SAGE. - American Psychological Association (2010). Publication Manual [Pub Manual] of the American Psychological (Psych) Association Sixth (6th) Edition. Washington, DC: APA.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16