Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Recursos Humanos
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nao tem
Objetivos Gerais / Objectives
Apoio ao estágio curricular
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Ser proactivo no contacto com instituições em que o estagiário possa vir a realizar o seu estagio. OA2. Utilizar conhecimentos teóricos e metodológicos adequados à abordagem de problemas concretos; OA3. Agir com maturidade e competências interpessoais no decurso do estágio; OA4. Respeitar as normas de conduta e ética da profissão; OA5. Analisar e refletir criticamente sobre as atividades realizadas durante o estágio; OA6. Elaborar um relatório no termo do estágio de acordo com as regras estabelecidas na IBS.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Esta Unidade Curricular visa preparar e acompanhar os alunos no contacto direto com práticas profissionais e formas de intervenção ligadas às competências desenvolvidas ao longo do curso. A natureza da UC não permite definir um programa com matérias concretas. Mais importante do que a transmissão de novos conhecimentos é procurar aplicar as competências já adquiridas de modo a alcançar o objetivo final de conclusão do estágio. A UC assenta no trabalho desenvolvido a nível individual e apresentado ao longo das sessões de orientação previstas nesta UC. Algumas das matérias constantes da disciplina são: CP1 - Procura de local de estágio. CP2 - Relacionamento com colegas e superiores hierárquicos no mundo do trabalho. CP3 - Atividades a desenvolver no local de estágio enquanto especialista em Gestão de Recursos Humanos e Consultor. CP4- Enquadramento teórico e análise crítica das atividades realizadas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos lecionados ou programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: OA1-CP1 OA3,OA4,OA5,OA6 - CP2 OA2 e OA4 - CP3 OA5 e OA6 - CP4
Avaliação / Assessment
A avaliação periódica desta unidade curricular incidirá nas avaliações parcelares das diversas fases do seminário e do estagio, assim como na avaliação do relatório final. 1) Avaliação pelo supervisor na organização 25% 2) Relatório de estagio 75% Nesta unidade curricular não há possibilidade de fazer exame final nem possibilidade de melhoria de nota.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As atividades letivas decorrerão em regime online em horário pós laboral e com sessões presenciais de atendimento individual ou em grupo mediante agendamento.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A maioria das horas de estágio implica desenvolvimento de atividades no local de estágio que envolvem contacto direto com práticas profissionais e formas de intervenção ligadas às competências desenvolvidas ao longo do curso. As restantes horas são em estudo individual, contacto presencial ou a distancia com colegas e docentes da UC.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Duarte, A., Nascimento, G, almeida, F. (2019). Gestão de Pessoas 4.0 - Entre a Continuidade e a Reinvenção (pp15-53). In Machado, C., Davim, J., (coords) Organização e Politicas Empresariais. Ed Atual, Almedina, Lisboa. - Ferreira, A., Martinez, L. Nunes, F. e Duarte, H. (2015). GRH para Gestores. Lisboa: Editora RH. Hodges, S. (2010). The Counseling Practicum and Internship Manual: A Resource for Graduate Counseling Students. New York: Springer Publishing Company. - Sweitzer, H.F. & King, M.A. (2013). The Successful Internship: Personal, Professional, and civic development. Samford, CT: Cengage Learning
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Crawshaw, Budhwar & Davis (Eds.) (2014). HRM: Strategic and International Perspective. Sage. - Ferreira, A. & Martinez, L. (2008). Manual de diagnóstico e mudança organizacional. RH Editora, Lisboa.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16