Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Comportamento Organizacional
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem
Objetivos Gerais / Objectives
Esta Unidade Curricular visa proporcionar aos alunos a aprendizagem dos principais conceitos e modelos teóricos sobre os processos de inovação e de mudança organizacional bem como da metodologia de análise desses processos e da sua implementação
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Esta Unidade Curricular visa proporcionar aos alunos a aprendizagem dos principais conceitos e modelos teóricos sobre os processos de inovação e de mudança organizacional bem como da metodologia de análise desses processos e da sua implementação. O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1) Descrever e contrastar teorias sobre processos de inovação e de mudança organizacional OA2) Explicar os processos psicológicos envolvidos na inovação e na mudança organizacional OA3) Identificar os factores psicossociais e organizacionais que contribuem para o sucesso e fracasso dos processos de inovação e mudança organizacional OA4) Utilizar adequadamente conceitos e modelos teóricos para analisar problemas na implementação da mudança e inovação nas organizações e avaliar os seus efeitos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Inovação e mudança na dinâmica das organizações CP2. Tipos de mudança organizacional CP3. Modelos sobre inovação e mudança CP4. A estratégia Blue Ocean da inovação CP5. Etapas e planeamento do processo criativo e mudança CP6. A GRH na implementação da mudança e inovação organizacional CP7. Sustentabilidade e aprendizagem organizacional e inovação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O primeiro objetivo de aprendizagem (OA) visa descrever e contrastar teorias e, neste sentido, recorre-se aos três primeiros conteúdos programáticos (CP) que remetem para as temáticas e modelos da inovação e mudança. O OA 2 visa explicar os processos psicológicos envolvidos na inovação e na mudança e é abordado no CP2: Tipos de mudança organizacional, CP5: Etapas e planeamento do processo criativo e também CP6: A GRH na implementação da mudança e inovação organizacional. O OA 3 que consiste em identificar os fatores psicossociais e organizacionais que contribuem para o sucesso e fracasso dos processos de inovação e mudança surge refletido nos CPs que avaliam o tipo de mudança (CP2), modelos (CP3) e as práticas de GRH (CP6) e de sustentabilidade organizacional (CP7). Por último, o OA 4 que remete para utilização adequada dos conceitos aparece refletido no CP4 que aborda a estratégia blue ocean, as etapas da inovação (CP5) e as questões da GRH e da sustentabilidade (CP6 e 7).
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: - Trabalho de grupo (35%) - Simulador (15%) - 1 teste escrito individual e sem consulta (50%) Não existe opção de exame em 1ª época. A nota mínima em teste escrito de 1ª época deve ser de 9.5 valores. A nota do trabalho de grupo não será considerada para avaliação de exame em 2ª época. 2ª época - Exame escrito sem consulta contemplando toda a matéria lecionada ao longo do semestre. Os critérios de assiduidade não serão considerados nesta unidade curricular.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A abordagem pedagógica contempla a participação ativa dos estudantes, inclui aulas expositivas teórico-práticas, onde os modelos e conceitos básicos são apresentados e discutidos com os alunos. Apresenta também uma metodologia ativa e participativa na qual os alunos irão utilizar um simulador de Harvard Publishing, análise de casos e resolução de problemas. A unidade curricular requer horas de trabalho independente (metodologia de autoestudo), incluindo a leitura de materiais recomendados (artigos científicos sugeridos na aula e de apoio aos modelos desenvolvidos e casos trabalhados), realização de exercícios fora da aula, participação em fóruns de discussão nas redes sociais como o Whatsapp, Moodle, pesquisa em ChatGPT e outros sites de Inteligência Artificial e trabalho em grupo, promovendo a autonomia dos alunos. Esta abordagem permitirá ao estudante explorar todos objetivos de aprendizagem propostos nesta unidade curricular. A orientação tutorial (OT) está disponível para esclarecer dúvidas individuais dos estudantes e fornecer apoio personalizado. Em suma, envolve a análise comparativa de diferentes teorias, debates sobre casos práticos, exercícios de categorização de exemplos de inovação e mudança. Estudo de caso sobre a psicologia da mudança em organizações, análise e pesquisas sobre os fatores psicológicos da mudança, desenvolvimento de um plano de comunicação para lidar com a resistência à mudança. Análise de casos de sucesso e fracasso de processos de inovação e mudança, identificação dos fatores críticos em cada caso, desenvolvimento de um modelo próprio para explicar o sucesso ou fracasso da mudança. Aplicação de ferramentas de análise a casos práticos, desenvolvimento de um plano de avaliação para um processo de mudança, apresentação dos resultados da análise e avaliação, elaboração de um relatório com as conclusões e recomendações para a implementação da mudança.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A estratégia pedagógica utilizada nesta unidade curricular (UC) engloba um conjunto de metodologias de ensino, nomeadamente expositiva, participativa, ativa e ainda autoestudo que remete para o trabalho autónomo. Esta estratégia pedagógica permite que o aluno consiga ter sucesso na assimilação dos objetivos de aprendizagem propostos e com isto obter sucesso nos momentos de avaliação propostos, seja no teste escrito, seja no simulador de mudança proposto em sala de aula e também no trabalho de grupo. O objetivo de aprendizagem (OA) 1 e que visa descrever e contrastar as teorias sobre a inovação e mudança organizacional (CP1, CP2, CP3), permite que os alunos demonstrem em teste escrito, trabalho de grupo e decisões no simulador, a capacidade para analisar diferentes teorias (e.g., Kotter, Burke-Litwin) e comparar modelos, identificando as suas diferenças através de debates e contraste de teorias. O OA2 que procura explicar os processos psicológicos na inovação e mudança (CP2, CP5, CP6), vai facilitar ao alunos a demonstração de conhecimentos em teste escrito, trabalho de grupo e decisões no simulador sobre os fatores psicológicos que influenciam a mudança (e.g., motivação, percepção do papel dos líderes, resistência) através de casos de psicologia da mudança em organizações e desenvolver planos de comunicação para lidar com a resistência. O OA3 que consiste em identificar os fatores que afetam o sucesso ou fracasso da mudança (CP2, CP3, CP6, CP7), permite também que os alunos tenham oportunidade de expressar em teste escrito, trabalho de grupo e decisões no simulador, capacidade para analisar casos de sucesso e fracasso em processos de mudança, identificando os fatores críticos em cada caso (e.g., usando o modelo de Kotter ou Blue Ocean) e desenvolver modelos para explicar o sucesso/fracasso da mudança. Por último, o OA4 que aborda a utilização de conceitos e modelos para analisar problemas na mudança (CP4, CP5, CP6, CP7) aparece refletido na capacidade dos alunos em teste escrito, trabalho de grupo e decisões no simulador aplicarem ferramentas de análise a casos práticos (e.g., análise de stakeholders, SWOT) e desenvolver planos de avaliação para processos de mudança, apresentando os resultados da análise e avaliação com conclusões e recomendações.
Observações / Observations
N/A
Bibliografia Principal / Main Bibliography
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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-31