Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02888
Acrónimo :
02888
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Métodos Quantitativos

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos básicos de estatística.

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos no final desta unidade curricular sejam capazes de: 1) identificar e definir os conceitos mais importantes relativos aos métodos de recolha de dados; 2) desenhar um processo de recolha de informação relevante na tomada de decisão em Gestão de Recursos Humanos; 3) aplicar a análise exploratória, inferencial e multivariada de dados a problemas concretos para a tomada de decisão em GRH.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: OA1: Selecionar os métodos de recolha de informação e de análise de dados adequados ao problema, objetivos e tipo de dados disponível. OA2: Utilizar o software SPSS para realizar análise de dados. OA3: Interpretar os resultados obtidos na análise de dados.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Processo de investigação em RH CP2: Testes de hipóteses CP3: Análise em componentes principais CP4: Regressão linear simples e múltipla

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (OA) e os conteúdos programáticos (CP) estão estrategicamente alinhados para proporcionar uma experiência educativa abrangente. O OA1 é abordado no CP1. Este conteúdo programático explora as várias fases de uma investigação em RH, enfatizando a importância de selecionar métodos adequados de recolhe e análise de dados. Ao dominar este módulo, os alunos serão capazes de tomar decisões informadas sobre os métodos mais apropriados a utilizar com base no problema, objetivos e tipos de dados. O OA2 é abordado nos conteúdos programáticos CP2, CP3 e CP4. Ao integrar as aplicações do SPSS nestes módulos, os alunos adquirem experiências práticas e mestria na utilização do software para vários tipos de análise, cumprindo o OA2. O OA3 é abordado nos tópicos CP2, CP3 e CP4. A enfâse na interpretação permitirá aos alunos desenvolverem a capacidade de compreender e explicar os resultados de análises estatísticas (exploratória, inferencial e multivariada), cumprindo o OA3.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre Teste escrito individual (60%); trabalho de grupo com relatório de um caso com SPSS (40%). A nota mínima em cada parte é 7,5 valores. Não há critério mínimo de assiduidade às aulas Avaliação por exame (1º época ou 2º época) Exame individual com: componente teórica (60%) e componente prática em SPSS (40%). A nota mínima em cada parte é 7,5 valores. Avaliação por exame (época especial) Exame individual com componente teórica (100%). A nota mínima é 9,5 valores. Todos os momentos de avaliação serão realizados sem consulta de folhas de apoio, livros ou outros materiais.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


MEA1: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; MEA2: Participativa, com a análise e resolução de exercícios práticos; MEA3: Ativa, com a realização de um trabalho de grupo; MEA4: Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas teórico-práticas permitem a experimentação prática e a aplicação de conhecimentos, o que também implica trabalho autónomo por parte do estudante. Deste modo, as metodologias de ensino e avaliação estão articuladas com os objetivos de aprendizagem como exemplificado nas correspondências seguintes: MEA1: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - OA1 e OA3; MEA2: Participativa, com a análise e resolução de exercícios práticos - OA1, OA2 e OA3; MEA3: Ativa, com a realização de um trabalho de grupo - OA1, OA2 e OA3; MEA4: Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno - OA1, OA2 e OA3.

Observações / Observations


1. Para complementar o processo de avaliação, e para calcular a nota final no processo de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame, é reservado ao professor o direito de realizar uma prova oral ao aluno sobre qualquer tópico ministrado na UC. 2. No exame de 2ª época, um aluno que não tenha tido aprovação na UC mas tenha nota admissível no trabalho de grupo neste ano letivo, pode ser dispensado da componente prática, sendo considerada a nota do trabalho de grupo para o cálculo da nota final. 3. Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC na primeira semana de aulas, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. 4. O teste individual e os exames serão realizados presencialmente.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


1. Field, A. (2017). Discovering statistics using IBM SPSS statistics (5th ed.). Sage. 2. Robson, C., & McCartan, K. (2016). Real world research (4ª ed.). Wiley. 3. Newbold, P., Carlson, W. L., & Thorne, B. M. (2023). Statistics for business and economics (10ª ed. Global Edition). Pearson Education Limited.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


1. Laureano, R. e Botelho, M. C. (2017). SPSS statistics: o meu Manual de Consulta Rápida (3ª ed.). Edições Sílabo. 2. Laureano, R. (2022). Testes de hipóteses com o IBM SPSS statistics: o meu Manual de Consulta Rápida (3ª ed.). Edições Sílabo. 3. Marôco, J. (2021). Análise estatística com o SPSS Statistics (8ª ed.). ReportNumber. 4. Silva, M. G. Apontamentos de apoio à UC de Investigação em Gestão de Recursos Humanos: Análise de Dados Quantitativos do Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-23