Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02888
Acrónimo :
02888
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Métodos Quantitativos

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos básicos de estatística.

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos no final desta unidade curricular sejam capazes de: 1) identificar e definir os conceitos mais importantes relativos aos métodos de recolha de dados; 2) desenhar um processo de recolha de informação relevante na tomada de decisão em Gestão de Recursos Humanos; 3) aplicar a análise exploratória, inferencial e multivariada de dados a problemas concretos para a tomada de decisão em GRH.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os alunos no final desta unidade curricular devem ser capazes de: OA1: Selecionar os métodos de recolha de informação e de análise de dados adequados ao problema, objetivos e tipo de dados disponível. OA2: Utilizar o software SPSS para realizar análise de dados. OA3: Interpretar os resultados obtidos na análise de dados.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Processo de investigação em RH CP2: Análise exploratória preliminar dos dados CP3: Testes de hipóteses CP4: Análise em componentes principais CP5: Regressão linear múltipla

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 - Todos os pontos do programa OA2 - Todos os pontos do programa OA3 - Todos os pontos do programa

Avaliação / Assessment


Avaliação Periódica Teste escrito individual (60%); trabalho de grupo com relatório de um caso com SPSS (40%). A nota mínima em cada parte é 7,5 valores. Exame Final Teste individual com: componente teórica (60%) e componente prática em SPSS (40%). A nota mínima em cada parte é 7,5 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


ME1: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; ME2: Participativa, com a análise e resolução de exercícios práticos; ME3: Ativa, com a realização de um trabalho de grupo; ME4: Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


ME1 - OA1, OA3 ME2 - OA1, OA2 ME3 - OA1, OA2, OA3 ME4 - OA1, OA2, OA3

Observações / Observations


1. Para complementar o processo de avaliação, e para calcular a nota final no processo de avaliação periódica ou exame final, é reservado ao professor o direito de realizar uma prova oral ao aluno sobre qualquer tópico ministrado na UC. 2. No exame de 2ª época, um aluno que tenha nota admissível no trabalho de grupo pode ser dispensado da componente prática, sendo considerada a nota do trabalho de grupo para o cálculo da nota final. 3. Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC na primeira semana de aulas, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. 4. A frequência e os exames serão realizados presencialmente.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


1. Field, A. (2017). Discovering statistics using IBM SPSS statistics (5th ed.). Sage. 2. Robson, C., & McCartan, K. (2016). Real world research (4ª ed.). Wiley. 3. Newbold, P., Carlson, W. L., & Thorne, B. M. (2023). Statistics for business and economics (10ª ed. Global Edition). Pearson Education Limited.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


1. Laureano, R. e Botelho, M. C. (2017). SPSS statistics: o meu Manual de Consulta Rápida (3ª ed.). Edições Sílabo. 2. Laureano, R. (2022). Testes de hipóteses com o IBM SPSS statistics: o meu Manual de Consulta Rápida (3ª ed.). Edições Sílabo. 3. Marôco, J. (2021). Análise estatística com o SPSS Statistics (8ª ed.). ReportNumber. 4. Silva, M. G. Apontamentos de apoio à UC de Investigação em Gestão de Recursos Humanos: Análise de Dados Quantitativos do Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16